Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista da ABENO - Associação Brasileira de Ensino Odontológico tem como missão primordial contribuir para a obtenção de indicadores de qualidade do ensino Odontológico respeitando os desejos de formação discente e capacitação docente, com vistas a assegurar o continuo progresso da formação profissional e produzir benefícios diretamente voltados para a coletividade. Visa também produzir junto aos especialistas a reflexão e analise critica dos assuntos da área em nível local, regional, nacional e internacional.

Tem como objetivo a publicação dos resultados obtidos por experimentos, idéias e discussões para o aprimoramento do ensino das especialidades da Odontologia nos mais diferentes níveis de formação. Tem como objetivo principal a publicação de resultados de pesquisas originais, revisões, crônicas e resultados de discussões, com referencia ao campo do ensino da Odontologia e áreas correlatas.

É veiculo para publicação de material que direta ou indiretamente apresente relacionamento com o ensino aprendizado da Odontologia na graduação pós-graduação até as iniciativas de educação continuada. A abordagem de assuntos poderá envolver materiais, métodos, simulações, analises de resultados entre outras propostas atreladas ao dia a dia do ensino da Odontologia e áreas afins.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo o material submetido à Revista (artigos, revisões, relatos de experiência) é submetido a processo duplo-cego de revisão por pares. 

O Editor atribuído à submissão solicita parecer a dois revisores. Em caso de divergência, um terceiro parecer pode ser solicitado. 

 

 

Periodicidade

Publicação trimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Ética e Integridade em Pesquisa

A Revista da ABENO requer que os manuscritos a ela submetidos estejam de acordo com as diretrizes éticas e legais na elaboração de trabalhos acadêmicos e da pesquisa.

Quando houver participação de seres humanos como sujeitos da pesquisa, mesmo que somente na resposta a questionários, entrevistas e coleta de dados de avaliação do aprendizado, deve-se atender ao disposto na Resolução CNS 466/2012 (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf), sendo indispensável a aprovação do projeto por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS), ou por órgão estrangeiro equivalente, quando o estudo tiver sido executado em outro país. Esta comprovação deve ser enviada como documento suplementar não disponibilizado aos avaliadores. No texto devem estar explícitos aspectos referentes à obtenção da assinatura do TCLE.

São adotados os critérios Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals do International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org/recommendations/) e os padrões internacionais para publicação de pesquisa responsável do COPE/Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org/resources/guidelines).

Os manuscritos submetidos são verificados quanto à originalidade em programa para identificação de plagiarismo.

 

Publicação Bilíngue

Buscando maior visibilidade e internacionalização da revista, os autores de artigos em português serão solicitados a apresentar versão em inglês, acompanhada de declaração de tradutor profissional. Esta solicitação será feita somente após a editoração final do artigo em português.

 

Taxa de Processamento de Artigos

De acordo com as deliberações da assembleia geral da ABENO em 2017, a revista adotou taxa de processamento no valor de R$ 130,00 por artigo, a fim de viabilizar o uso de ferramenta mais robusta para detecção de plagiarismo, depósito de DOI, publicação contínua (early view) e ampliar o número de artigos de cada edição.

A cobrança será efetuada via boleto bancário, enviado por e-mail ao autor correspondente somente após decisão editorial pelo aceite do artigo.