A integração ensino-serviço em Odontologia no Brasil

Autores

  • Jeusa Maria Faé
  • Manoelito Ferreira Silva Junior Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Universidade Estadual de Campinas
  • Raquel Baroni de Carvalho
  • Carolina Degli Dutra Esposti
  • Karina Tonini dos Santos Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.286

Palavras-chave:

Saúde Pública. Serviços de Integração Docente-Assistencial. Odontologia.

Resumo

O objetivo deste artigo foi discutir o processo histórico da integração ensino/serviço em Odontologia no Brasil. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de um levantamento bibliográfico nas bases SciELO e LILACS utilizando as palavras-chave Integração ensino/serviço; Estágio curricular; Odontologia; Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; PET-Saúde; Atenção primária à saúde; e Práticas profissionais, limitada a artigos publicados entre os anos de 1970-2014, em português. Também foi realizada uma pesquisa documental, contemplando as legislações existentes. A análise evidenciou que a integração ensino-serviço no Brasil, por muitas décadas, se deu de forma lenta, embora atualmente haja uma política de incentivo para favorecer esta integração. Foram identificadas experiências exitosas a partir da integração ensino-serviço em Odontologia, embora se destaque que ainda exista dificuldades e fragilidades, principalmente porque o sistema de saúde vigente no Brasil está em construção. Considera-se que os incentivos para a consolidação da parceria entre universidade e serviços de saúde devem ser mantidos e ampliados, com o objetivo de favorecer a formação profissional em Odontologia no aspecto mais amplo de saúde e trazer benefícios reais para os serviços de saúde.

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Publicado

23-10-2016

Como Citar

Faé, J. M., Silva Junior, M. F., Carvalho, R. B. de, Esposti, C. D. D., & dos Santos Pacheco, K. T. (2016). A integração ensino-serviço em Odontologia no Brasil. Revista Da ABENO, 16(3), 7–18. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.286

Edição

Seção

Artigos