A influência da posição acadêmica sobre condutas de saúde em universitários

Autores

  • Marcos Cezar Pomini Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Danielle Bordin Universidade Estadual de Ponta Grossa / Universidade Estadual Paulista
  • Nemre Adas Saliba Universidade Estadual Paulista
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista
  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.395

Palavras-chave:

Comportamentos Saudáveis. Risco. Estudantes. Educação Superior.

Resumo

Poucos estudos têm examinado as condutas de saúde da população universitária em sua totalidade. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da posição acadêmica, considerando estudantes de graduação e pós-graduação, sobre a aquisição de condutas de saúde. A amostra foi composta por 223 graduandos e 67 pós-graduandos, ambos concluintes dos cursos de Odontologia, Farmácia, Medicina, Educação Física, Enfermagem e Ciências Biológicas de uma universidade pública da região Sul do Brasil. Utilizou-se um instrumento para a coleta de dados demográficos e o questionário autoaplicável National College Health Risk Behavior Survey (NCHRBS), para a avaliação das dimensões segurança no trânsito e violência, consumo de tabaco e álcool, comportamento sexual e alimentação, atividade física e peso. Observou-se que a posição acadêmica não exerceu papel significativo na aquisição de condutas inadequadas, estando estas mais relacionadas com o perfil demográfico dos indivíduos. Estudantes mais jovens, do gênero masculino e solteiros apresentaram maior prevalência de hábitos considerados prejudiciais à saúde, principalmente relacionados ao consumo de bebida alcoólica e ao envolvimento em agressão física.  Estudantes mulheres apresentaram aquisição significativa de métodos inapropriados para o controle do peso corporal. Os resultados encontrados refletem a importância da efetivação de políticas que visem à intervenção e prevenção de comportamentos prejudiciais à saúde entre universitários, considerando-se o universo de graduandos e pós-graduandos.

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Biografia do Autor

Marcos Cezar Pomini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduando da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Danielle Bordin, Universidade Estadual de Ponta Grossa / Universidade Estadual Paulista

Cirurgiã-dentista. Doutoranda em Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP. Professora Colaboradora, Departamento de Enfermagem e Saúde Pública, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Paraná.

Nemre Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP. Professora Titular Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP.

Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP. Professora Titular Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP. Professora Adjunto, Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Paraná.

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Publicado

28-03-2018

Como Citar

Pomini, M. C., Bordin, D., Saliba, N. A., Moimaz, S. A. S., & Fadel, C. B. (2018). A influência da posição acadêmica sobre condutas de saúde em universitários. Revista Da ABENO, 18(1), 74–83. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.395

Edição

Seção

Artigos