Política de estímulo à iniciação científica: impacto no coeficiente de rendimento de graduandos em Odontologia

Autores

  • Elisa Fonseca Nardini Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Cecilia Pedroso Turssi Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Almenara de Souza Fonseca Silva Faculdade São Leopoldo Mandic
  • Flávia Martão Flório Faculdade São Leopoldo Mandic https://orcid.org/0000-0001-7742-0255

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.619

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. Pesquisa em Odontologia. Estudante de Odontologia.

Resumo

O presente estudo observacional do tipo caso-controle avaliou o impacto da participação no Programa de Iniciação Científica (PIC) no coeficiente de rendimento (CR) acadêmico de graduandos em Odontologia. Alunos de uma instituição de ensino superior (IES) particular localizada em Campinas (SP) foram divididos em dois grupos: caso (GCs; vinculados ao PIC 2013 a 2016) e controle (GCt estudantes matriculados e/ou egressos que se enquadraram aos critérios de inclusão). Calculou-se o CR dos participantes, ponderado pela carga horária das disciplinas, sendo para o GCs: nos semestres anteriores à participação no PIC e nos semestres letivos cursados em concomitância ou posteriormente à 1ª participação no programa. Para o GCt, considerou-se o CR dos semestres cursados. Vincularam-se ao PIC 58 estudantes, sendo 15,5% (9) na 1ª edição (2013-2014); 27,6% (16) na 2ª (2014-2015); 29,3% (17) na 3ª (2015-2016) e 27,6% (16) na 4ª edição (2016-2017). Dentre os aptos a participar do GCt, sorteou-se 60 estudantes. Verificou-se que houve um aumento significativo (p<0,0001, teste t pareado) nos CRs calculados para GCs antes do PIC (7,73±0,49) e depois do PIC (7,89±0,46). Estudantes GCs tiveram CR mais alto do que aqueles do GCt (7,45±0,56), tanto previamente quanto após sua participação no PIC (p< 0,0001, teste t para uma média). Conclui-se que o estímulo à iniciação científica por meio da institucionalização de programas acadêmicos diferencia o rendimento escolar dos participantes.

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Biografia do Autor

Elisa Fonseca Nardini, Faculdade São Leopoldo Mandic

Graduanda em Odontologia

Cecilia Pedroso Turssi, Faculdade São Leopoldo Mandic

Professora na área de Cariologia e Odontologia restauradora, curso de Odontologia,

Almenara de Souza Fonseca Silva, Faculdade São Leopoldo Mandic

Professora na área de Atenção Integrada, curso de Odontologia

Flávia Martão Flório, Faculdade São Leopoldo Mandic

Professora na área de Saúde Coletiva, curso de Odontologia.

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Publicado

10-07-2019

Como Citar

Nardini, E. F., Turssi, C. P., Silva, A. de S. F., & Flório, F. M. (2019). Política de estímulo à iniciação científica: impacto no coeficiente de rendimento de graduandos em Odontologia. Revista Da ABENO, 19(1), 33–39. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i1.619

Edição

Seção

Artigos