Espaço de promoção da saúde na graduação em Odontologia: (re)significando saberes e práticas na produção do cuidado

Autores

  • Janaína Rocha de Sousa Almeida Centro Universitário UNICHRISTUS
  • Maria Cláudia de Freitas Lima Centro Universitário Christus
  • Camila Castro Centro Universitário Christus
  • Carlos Eduardo de Sousa Praxedes Centro Universitário Christus
  • Maria Elisabeth Sousa Amaral Centro Universitário Christus
  • Renata Mota Rodrigues Bitu Sousa

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.731

Palavras-chave:

A promoção da saúde demanda que a prática da atenção à saúde transcenda os conceitos normativos da Medicina em suas expressões clínicas e/ou de saúde pública, precisando ser construída e reconstruída em reconhecimento da realidade das experiências de vida

Resumo

A promoção da saúde demanda que a prática da atenção à saúde transcenda os conceitos normativos da Medicina em suas expressões clínicas e/ou de saúde pública, precisando ser construída e reconstruída em reconhecimento da realidade das experiências de vida dos pacientes. Desse modo, o objetivo desse artigo é relatar a experiência de desenvolvimento de atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças em um espaço compartilhado da Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Christus, no período de 2015 a 2017. Os grupos de trabalhos foram formados por docentes, discentes e pacientes que eram atendidos na clínica. As ações realizadas foram pactuadas com os usuários no primeiro acesso à clínica, ao iniciar o atendimento do paciente, no âmbito da proposta de construção partilhada do plano de cuidado. Dentre as temáticas trabalhadas destacam-se diabetes e hipertensão, nutrição, saúde da mulher, saúde mental, disfunção temporomandibular, medicalização da vida e automedicação, sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis, lesões orais, dores posturais, cuidados e prevenção de acidente vascular encefálico, meio ambiente, sustentabilidade, cárie e doença periodontal. O Espaço de Promoção da Saúde como estratégia metodológica desenvolvida na graduação em Odontologia tem propiciado uma formação acadêmica diferenciada, na qual os discentes e docentes sistematizam o planejamento, trabalham em equipe e promovem ações criativas, problematizadoras, participativas e interprofissionais, experienciando a vivência intersubjetiva com coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Rocha de Sousa Almeida, Centro Universitário UNICHRISTUS

Doutora em Clínica Odontológica

Professora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Christus

Maria Cláudia de Freitas Lima, Centro Universitário Christus

Professora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Christus

Camila Castro, Centro Universitário Christus

Professora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Christus

Carlos Eduardo de Sousa Praxedes, Centro Universitário Christus

Professor do Curso de Odontologia do Centro Universitário Christus

Maria Elisabeth Sousa Amaral, Centro Universitário Christus

Professora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Christus

Renata Mota Rodrigues Bitu Sousa

Coordenadora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Christus

Referências

Czeresnia D, De Freitas CM. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Editora FIOCRUZ, 2009.

Silva JV, Oliveira AGRC. Individual and contextual factors associated to the self-perception of oral health in Brazilian adults. Rev Saúde Pública. 2018; 52:29. [Acesso em: 10 de março de 2018]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102018000100223&lng=en

Rabello LS. Promoção da Saúde: a construção social de um conceito em perspectiva comparada. Editora Fiocruz, 1º Edição, 2010.

Ramos LR, Malta DC, Gomes GAO, Bracco MM, Florindo AA, Mielke GI et al. Prevalence of health promotion in primary health care units in Brazil. Rev Saúde Pública. 2014;48(5):837-44.

Gaff VA, Toassi RFC. Produção do cuidado em saúde com foco na clínica ampliada: um debate necessário na formação em Odontologia. Rev ABENO. 2017;17(4):63-72.

Botazzo C. Sobre a Bucalidade: notas para a pesquisa e contribuição ao debate. Ciênc Saúde Coletiva. 2006;11(1):7-17.

Fonsêca GS, Botazzo C, Pires FS, Junqueira SR. Itinerário formativo em clínica ampliada: narrativas de uma cirurgiã-dentista. Rev ABENO. 2017;17(4):160-70.

Bastos BRMS, Clara AS, Fonsêca GS, Pires FS, Souza CR, Botazzo C. Formação em saúde bucal e Clínica Ampliada: por uma discussão dos currículos de graduação. Rev ABENO. 2017;17(4):73-86.

Merhy EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. Hucitec, 2002.

Mafi A, Moretto C, Teixeira MFN, Saldanha OMFL, Rados ARV. A interdisciplinaridade e seus reflexo na formação do cirurgião-dentista. Rev ABENO. 2017;17(1): 62-71.

Moreira MCN. A construção da clínica ampliada na atenção básica. Cad Saúde Pública. 2007;23(7):1735-42.

Almeida JRS, Oliveira NC, Moura ERF, Saboia VPA, Mota MV, Pinho LGM. Oficinas de promoção de saúde com adolescentes: relato de experiência. Rev RENE. 2011;12:1052-8.

Fernandes MCP, Backes VMS. Educação em saúde: perspectivas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família sob a óptica de Paulo Freire. Rev Bras Enferm. 2010;63(4):567-73.

Heidemann ITSB, Dalmolin IS, Rumor PCF, Cypriano CC, Costa MFBNA, Durand MK. Reflexões sobre o itinerário de pesquisa de Paulo Freire: contribuições para a saúde. Texto Contexto Enferm. 2017;26(4):2-8.

Publicado

10-09-2019

Como Citar

Almeida, J. R. de S., Lima, M. C. de F., Castro, C., Praxedes, C. E. de S., Amaral, M. E. S., & Sousa, R. M. R. B. (2019). Espaço de promoção da saúde na graduação em Odontologia: (re)significando saberes e práticas na produção do cuidado. Revista Da ABENO, 19(2), 127–134. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.731

Edição

Seção

Artigos