O ensino da Odontologia minimamente invasiva: relato de experiência

Autores

  • Marcella Satte Alam Gonçalves
  • Maximiliano Sérgio Cenci
  • Marcos Britto Corrêa
  • Marcus Cristian Muniz Conde
  • Luiz Alexandre Chisini Universidade Federal de Pelotas; Universidade do Vale do Taquari https://orcid.org/0000-0002-3695-0361

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.745

Palavras-chave:

Cárie Dental. Tomada de Decisões. Caso Clínico. Ensino em Odontologia.

Resumo

Por muitos anos o ensino de Odontologia foi baseado apenas na reprodução de técnicas restauradoras e o estudante era motivado a apenas realizar procedimentos, sem desenvolver habilidades reflexivas, as quais são tão importantes quanto as técnicas. O presente relato de experiência discute um caso clínico como problematizador no ensino da Odontologia minimamente invasiva. Discussões e formulação de tabelas e quadros foram realizadas pelos estudantes, assim como a elaboração de um guia prático para auxiliar a escolha do tratamento restaurador. As atividades foram tidas como produtivas e complementares na resolução das dúvidas que ainda estavam pendentes. Conclui-se que a utilização da metodologia ativa relatada na construção de conhecimento foi uma importante estratégia para criar situações de aprendizado na abordagem da Odontologia minimamente invasiva. O aprendizado significativo advindo de um caso clínico em andamento se mostrou uma importante estratégia de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Alexandre Chisini, Universidade Federal de Pelotas; Universidade do Vale do Taquari

Luiz Alexandre Chisini é graduado em odontologia pela Universidade Federal de Pelotas com período sanduíche na Sapienza Università di Roma (2012). Concluiu o Mestrado em Dentística (2017) pela Universidade Federal de Pelotas - (CAPES 6). É Doutorando em clínica odontológica (com ênfase em Dentística e Cariologia) do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel - (CAPES 6). Atualmente, é docente no Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari (Univates) nos eixos de Integralidade da Atenção à Saúde (Módulos V e VI). Atua na área de pesquisas epidemiológicas, revisões sistemáticas e no desenvolvimento de biomateriais, técnicas de biologia molecular e engenharia tecidual.

Referências

Marcenes W, Kassebaum NJ, Bernabe E, Flaxman A, Naghavi M, Lopez A, et al. Global burden of oral conditions in 1990-2010: a systematic analysis. J Dent Res. 2013;92(7):592-7.

Robertson MD, Schwendicke F, de Araujo MP, Radford JR, Harris JC, McGregor S, et al. Dental caries experience, care index and restorative index in children with learning disabilities and children without learning disabilities; a systematic review and meta-analysis. BMC Oral Health. 2019;19(1):146.

Jordan RA, Krois J, Schiffner U, Micheelis W, Schwendicke F. Trends in caries experience in the permanent dentition in Germany 1997-2014, and projection to 2030: Morbidity shifts in an aging society. Sci Rep. 2019;9(1):5534.

Kidd EA, Fejerskov O. What constitutes dental caries? Histopathology of carious enamel and dentin related to the action of cariogenic biofilms. J Dent Res. 2004;83 Spec No C:C35-8.

Schwendicke F. Less Is More? The Long-Term Health and Cost Consequences Resulting from Minimal Invasive Caries Management. Dent Clin North Am. 2019;63(4):737-49.

Schwendicke F, Splieth C, Breschi L, Banerjee A, Fontana M, Paris S, et al. When to intervene in the caries process? An expert Delphi consensus statement. Clin Oral Investig. 2019.

Chisini LA, Conde MC, Correa MB, Dantas RV, Silva AF, Pappen FG, et al. Vital Pulp Therapies in Clinical Practice: Findings from a Survey with Dentist in Southern Brazil. Braz Dent J. 2015;26(6):566-71.

Gomez J, Ellwood RP, Martignon S, Pretty IA. Dentists' perspectives on caries-related treatment decisions. Community Dent Health. 2014;31(2):91-8.

Kakudate N, Sumida F, Matsumoto Y, Yokoyama Y, Gilbert GH, Gordan VV. Patient age and dentists' decisions about occlusal caries treatment thresholds. Oper Dent. 2014;39(5):473-80.

Domejean S, Leger S, Maltrait M, Espelid I, Tveit AB, Tubert-Jeannin S. Changes in Occlusal Caries Lesion Management in France from 2002 to 2012: A Persistent Gap between Evidence and Clinical Practice. Caries Res. 2015;49(4):408-16.

Innes NPT, Schwendicke F. Restorative Thresholds for Carious Lesions: Systematic Review and Meta-analysis. J Dent Res. 2017;96(5):501-8.

Chisini LA, Noronha TG, Ramos EC, Dos Santos-Junior RB, Sampaio KH, Faria ESAL, et al. Does the skin color of patients influence the treatment decision-making of dentists? A randomized questionnaire-based study. Clin Oral Investig. 2018.

Chisini LA, Collares K, Bastos JLD, Peres KG, Peres MA, Horta BL, et al. Skin color affect the replacement of amalgam for composite in posterior restorations: a birth-cohort study. Braz Oral Res. 2019;33:e54.

Secco LG, Perreira MLT. The teaching of dentistry: professionalization of university teaching and the challenges of the political-structural dimension Ciênc Saúde Coletiva. 2004;9(1):113-20.

Innes NPT, Chu CH, Fontana M, Lo ECM, Thomson WM, Uribe S, et al. A Century of Change towards Prevention and Minimal Intervention in Cariology. J Dent Res. 2019;98(6):611-7.

Aquilante AG, Tomita NE. O estudante de Odontologia e a educação. Revista da ABENO. 2005;5(1):6-11.

Chisini LA, Collares K, Cademartori MG, de Oliveira LJC, Conde MCM, Demarco FF, et al. Restorations in primary teeth: a systematic review on survival and reasons for failures. Int J Paediatr Dent. 2018;28(2):123-39.

Bader JD, Shugars DA, Bonito AJ. Systematic reviews of selected dental caries diagnostic and management methods. J Dent Educ. 2001;65(10):960-8.

Cury JA, Tenuta LM. Enamel remineralization: controlling the caries disease or treating early caries lesions? Braz Oral Res. 2009;23 Suppl 1:23-30.

Braga MM, Lenzi TL, Tibério BP, Ferreira FR, Mendes FM, Ekstrand KR. Nova proposta para ensino/treinamento na detecção de lesões de cárie: insights da implementação do método entre estudantes de graduação. Rev ABENO. 2018;18(2):2-12.

Monnerat AF, Cadette C, Monnerat ABL, Barquete CG. Simulação de textura de lesão cariosa para treinamento pré-clínico. Rev ABENO. 2017;17(1):55-61.

Gonzalez-Cabezas C. The chemistry of caries: remineralization and demineralization events with direct clinical relevance. Dent Clin North Am. 2010;54(3):469-78.

Cury JA, de Oliveira BH, dos Santos AP, Tenuta LM. Are fluoride releasing dental materials clinically effective on caries control? Dent Mater. 2016;32(3):323-33.

Lazzarin HC, Nakama L, Júnior LC. Perceptions of dentistry teachers in the teaching and learning process. Ciênc Saúde Coletiva. 2010;15(1801-1810).

San Martin AS, Chisini LA, Martelli S, Sartori LRM, Ramos EC, Demarco FF. Distribution of Dental Schools and dentists in Brazil: an overview of the labor market. Rev ABENO. 2018;18(1):63-73.

Publicado

30-12-2019

Como Citar

Gonçalves, M. S. A., Cenci, M. S., Corrêa, M. B., Conde, M. C. M., & Chisini, L. A. (2019). O ensino da Odontologia minimamente invasiva: relato de experiência. Revista Da ABENO, 19(4), 123–128. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.745

Edição

Seção

Artigos