Entrevista Motivacional no ensino de graduação em Odontologia

Autores

  • Nathalia Ribeiro Jorge da Silva Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil
  • Alexandre Emídio Ribeiro Silva Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil
  • Andreia Morales Cascaes Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.764

Palavras-chave:

Entrevista Motivacional. Educação em Odontologia. Estudantes

Resumo

A Entrevista Motivacional (EM) é um método de aconselhamento que busca intervir no estilo de vida do indivíduo, com a finalidade de promover uma mudança comportamental benéfica à sua saúde. Embora bastante difundido em alguns países, o ensino da EM não é incorporado ao currículo da graduação das universidades brasileiras. O objetivo deste estudo é relatar a metodologia de desenvolvimento e a análise do desempenho de estudantes de graduação em Odontologia que participaram de um projeto piloto para o ensino teórico e prático da EM da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A etapa teórica foi conduzida por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle UFPel) e, a prática foi desenvolvida junto a famílias de crianças cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde, em Pelotas, RS, que oferece estágio curricular obrigatório para estudantes da Faculdade de Odontologia da UFPel. O desempenho dos estudantes era avaliado semanalmente por meio do instrumento Motivational Interviewing Treatment Integrity (MITI 3.1.1.). Os estudantes também preenchiam um questionário de autoavaliação. No geral, o projeto mostrou-se efetivo na melhoria do desempenho dos estudantes na aplicação da EM ao longo do estudo, com oscilações em algumas habilidades específicas. A EM é uma abordagem educativa inovadora e que demonstra resultados benéficos ao ensino da graduação em Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Ribeiro Jorge da Silva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Graduada em Odontologia. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Alexandre Emídio Ribeiro Silva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Doutor em Epidemiologia, Professor. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social e Preventiva. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Andreia Morales Cascaes, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Epidemiologia, Professora. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social e Preventiva. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Referências

Rollnick S, Miller WR, Butler CC. Entrevista motivacional no cuidado da saúde: ajudando pacientes a mudar o comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Martins RK, Mcneil DW. Review of Motivational Interviewing in promoting health behaviors. Clin Psy Rev. 2009; 29: 283-93.

Gecht-silver M, Lee D, Ehrlich-jones L, Bristow M. Evaluation of motivational interviewing training for third-year medical students. Fam Med. 2016; 48(2): 132-5.

Cascaes AM, Bielemann RM, Clark VL. Effectiveness of motivational interviewing at improving oral health: a systematic review. Rev Saúde Púb. 2014; 48: 142-53.

Bray KK, Catley D, Voelker MA, Liston R, Williams KB. Motivational interviewing in dental hygiene education: Curriculum modification and evaluation. J Dent Educ. 2013; 77(12): 1662-69.

Moyers TB, Martin T, Manuel JK, Miller WR, Ernst D. Revised Global Scales: Motivational Interviewing Treatment Integrity 3.1.1 (MITI 3.1.1) [Draft Manuscript]. Albuquerque (CASAA): University of New Mexico; 2010.

Goggin K, Hawes SM, Duval ER, Spresser CD, Martínez DA, Lynam I, Barnes A, Hinton-dampf AM, Murphy ME, Marken PA, Catley D. A motivational interviewing course for pharmacy students. Amer J Pharm Educ. 2010; 74(4 Suppl 70).

Croffoot C, Bray KK, Black MA, Koerber A. Evaluating the effects of coaching to improve Motivational Interviewing skills of dental hygiene students. J of Dental Hyg. 2010; 84(2): 57-64.

Publicado

23-11-2019

Como Citar

Silva, N. R. J. da, Silva, A. E. R., & Cascaes, A. M. (2019). Entrevista Motivacional no ensino de graduação em Odontologia. Revista Da ABENO, 19(3), 69–77. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.764

Edição

Seção

Artigos