Revista da ABENO https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno <p>A Revista da ABENO é uma publicação da Associação Brasileira de Ensino Odontológico que oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. 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Diante da suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino e estágios na comunidade, os acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Evangélica de Goiás utilizaram o arco de Maguerez, para observar a realidade de algumas regiões do município, identificar os principais problemas de saúde e sociais existentes e propor soluções, pautadas na literatura científica, para intervir na comunidade com diferentes estratégias de ensino-aprendizagem reestruturadas, mediadas por recursos educativos que permitissem difundir preceitos de saúde de forma remota. Foram desenvolvidos vídeos curtos, tutoriais, livros, cartilhas e manuais, que, com linguagem clara, acessível e explicativa, orientaram a comunidade por meio das redes sociais e de transmissões ao vivo pela internet. A comunidade teve acesso aos materiais produzidos pelos telefones celulares e computadores, em que pese a limitação de quem não possuía estes equipamentos. Foram abordados temas como orientações sobre higiene bucal, alimentação saudável, importância da atividade física, descrição das condições bucais e sistêmicas e como preveni-las, orientações sobre como lidar com as diferenças dos indivíduos e a solidão na quarentena. No contexto pandêmico, as limitações impostas pelo isolamento social implicaram na necessidade de reestruturação das estratégias de ensino-aprendizagem, provocando nos docentes, discentes, comunidade e serviço de saúde uma aproximação da tecnologia digital, trazendo o desafio de se desenvolver uma educação problematizadora, com o uso de estratégias dinâmicas e reflexivas.</p> Geovana Ribeiro dos Santos, Francielle Nunes de Azevedo Romanowski, Leandro Brambilla Martorell, Lila Louise Moreira Martins Franco, Liliane Braga Monteiro dos Reis, Monarko Nunes de Azevedo Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1851 Wed, 10 Apr 2024 00:00:00 -0300 Educação em saúde bucal para crianças e adolescentes com deficiência auditiva https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2159 <p> Os autores relatam a experiência de uma ação de educação em saúde bucal voltada a crianças e adolescentes com deficiência auditiva, matriculados em uma escola referência para o ensino à comunidade surda de uma cidade de grande porte populacional localizada no estado da Paraíba, Nordeste brasileiro. Os alunos participantes de um projeto de Extensão Universitária conduziram a ação com o auxílio de três intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponibilizados pela instituição. Destaca-se a divisão da ação em dois momentos: o primeiro, inicialmente destinado às crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, por meio de dinâmicas que objetivaram trabalhar a importância da alimentação saudável, bem como orientações sobre a escovação e o uso do fio dental; e um segundo momento, realizado com os adolescentes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, por meio de uma dinâmica de mitos e verdades sobre a saúde bucal, a fim de esclarecer sobre as principais dúvidas dos alunos. Ambos os momentos foram exitosos e garantiram a participação efetiva dos estudantes que se engajaram e partilharam muito conhecimento com os extensionistas. Desta forma, é notório o quanto a Extensão Universitária é uma atividade importante na formação acadêmica e humana dos futuros cirurgiões-dentistas e, principalmente, na devolutiva à comunidade de conhecimentos gerados na academia, oportunizando momentos ricos de educação em saúde.</p> Mariana Agra Monteiro, Heloísa Hannelore Diniz Barbosa, Joab Custódio da Silva Neto, Lydiane dos Santos Dantas, Andreza Cristina de Lima Targino Massoni Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2159 Sun, 21 Apr 2024 00:00:00 -0300 Processo de aprendizagem colaborativa entre residentes e estudantes de graduação em Odontologia em um hospital universitário de Curitiba https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2149 <p>Com o reconhecimento do exercício da Odontologia Hospitalar e sua aprovação como uma nova especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia em 2023, e validação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Odontologia homologadas em 2021, os cursos de graduação em Odontologia no Brasil tendem a qualificar futuros profissionais em formação para atuar em ambiente hospitalar, de forma sistematizada. Isso visa propiciar aos estudantes uma vivência interprofissional inerente aos hospitais, favorecendo a interação positiva entre várias áreas da saúde. Este estudo descritivo tem como objetivo relatar a experiência no processo de aprendizagem colaborativa entre profissionais de saúde residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, na área profissional de Odontologia, de um Hospital Universitário de Curitiba e estudantes de graduação do curso de Odontologia de uma instituição de ensino superior. Durante o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas, observou-se que a utilização desta metodologia de ensino-aprendizagem caracterizou-se como uma ferramenta importante, buscando fortalecer as trocas de vivências práticas, propiciando discussões entre estudantes e profissionais residentes, por meio da mediação dos docentes, os quais buscavam sempre incentivar a construção do conhecimento crítico reflexivo, oportunizando uma experiência de formação discente interprofissional ampliada.</p> Julia Schlichting Azevedo, Nathiele Santana de Oliveira, Soraya de Azambuja Berti Couto, Paulo Henrique Couto Souza Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2149 Tue, 20 Feb 2024 00:00:00 -0300 Pluralidades no ensino odontológico https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2232 <p>Este artigo objetivou relatar a experiência da utilização das mídias sociais como espaços de construção de conhecimentos acerca das temáticas de racismo estrutural e saúde da população LGBT por meio de eventos promovidos por alunos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao considerar o cenário de ensino em Odontologia, além dos conhecimentos técnicos e científicos necessários aos cirurgiões-dentistas, é de extrema relevância a abordagem de assuntos que ultrapassam essas barreiras para a formação de profissionais que sejam capazes de exercer a profissão de forma articulada ao contexto social. Tendo em vista a pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) e a necessidade de ajustar as ferramentas de ensino às demandas de isolamento e distanciamento social, observou-se o importante espaço que as mídias sociais conquistaram como meio de construção de conhecimentos dos mais diversos temas e com a vantagem de dispensar deslocamento, diferente dos ambientes tradicionais de ensino. A metodologia utilizada mostrou-se vantajosa, uma vez que possibilitou o encontro de docentes, discentes e público em geral de diferentes regiões do Brasil, garantindo ampla discussão das temáticas que apresentam grande impacto social. Ainda assim, destaca-se que a desigualdade social gera diferentes possibilidades de acesso aos ambientes virtuais, sendo uma barreira à informação para populações mais vulnerabilizadas. A escolha das temáticas foi ao encontro das propostas dos Grupos PET, uma vez que contribuem positivamente na formação dos estudantes universitários.</p> Guilherme Vidal da Silva, Isadora Mello de Carvalho, Roberta Machado Silveira, Gustavo Almansa Bernardo, juliana Jobim Jardim, Matheus Neves Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2232 Tue, 09 Apr 2024 00:00:00 -0300 Perfil profissional dos egressos do curso de Odontologia de uma universidade do interior da Bahia https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1826 <p>O objetivo desse estudo é conhecer o perfil dos egressos do Curso de Odontologia de uma Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e o grau de satisfação em relação ao âmbito de trabalho. Foi realizado um estudo quali-quantitativo e transversal por meio de questionário online autoaplicável enviado por meio das redes sociais (<em>WhatsApp</em> e <em>Instagram</em>) para os cirurgiões-dentistas que colaram grau entre o período de 2009 a 2020. Os dados obtidos foram tabulados na planilha Excel e submetidos à análise descritiva e ao teste Qui-quadrado de Person com nível de significância de 5%. Para a questão discursiva foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Dos 383 egressos, 124 (32%) participaram da pesquisa. A maioria (84,6%) se inseriu no mercado de trabalho em até um mês após a formatura e atuavam como profissional liberal (30,2%). Houve diferença significativa quando associado a satisfação com a profissão e a valorização financeira. A insegurança em atuar na profissão foi relacionada a não ter mais a supervisão do docente. Ademais, foram apontadas pouca exploração nos conteúdos de gestão e empreendedorismo durante a graduação. Conclui-se que os egressos conseguiram uma rápida inserção no mercado de trabalho após a colação de grau e que as atividades extracurriculares são preponderantes para nortear a futura profissão e contribuir na qualificação profissional.</p> Carlos Henrique Silva, Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões, Lívia Maria Andrade de Freitas, Cezar Augusto Casotti Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1826 Tue, 20 Feb 2024 00:00:00 -0300 Vivenciando o cuidado em saúde bucal para pessoas idosas em acompanhamento em saúde mental https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1999 <p>Resumo A interlocução entre saúde mental, pessoas idosas e saúde bucal é um assunto que precisa ser abordado na formação em Odontologia. Mesmo que em um curto período dentro dos 5 anos de formação, um momento em que estes temas se encontram em um estágio extramuros mostra-se interessante e enriquecedor. O objetivo do presente artigo é apresentar um relato de experiência de estudantes de Odontologia na promoção da saúde dentro do escopo da Odontologia em uma instituição de longa permanência em um município do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, o presente relato de experiência foi estruturado de acordo com o referencial teórico para Sistematização de Experiências, seguindo os seguintes passos: descrição do ponto de partida, elaboração de perguntas iniciais, reflexão sobre o processo vivido e descrição e apresentação dos pontos finais da experiência. As 7 estudantes de graduação envolvidas nesta experiência planejaram e desenvolveram, com professores-tutores e supervisores locais, ações de cuidado e educação em saúde bucal para 32 pessoas institucionalizadas. As atividades desenvolvidas geraram engajamento mútuo, tanto das estagiárias quanto dos residentes e trabalhadores da instituição. Neste contexto, este texto apresenta experiências em uma narrativa permeada pelas dificuldades, potencialidades e motivações para o aprendizado da Odontologia.</p> Luane Machado de Souza, Júlia Mariana dos Santos Jornada, Aline Leite Ferreira, Cássia Karime Klotz Stephanou, Camilla Larrea Campos, Letícia Paschoal da Silva, Thainara Schardosim Parahiba , Alexandre Favero Bulgarelli Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1999 Thu, 11 Apr 2024 00:00:00 -0300 Avaliação da usabilidade e utilidade de um aplicativo sobre traumatismos dentários para cirurgiões-dentistas e estudantes de Odontologia https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2203 <p>O objetivo deste estudo foi avaliar a usabilidade e a utilidade do aplicativo (app) Dental Trauma, disponível gratuitamente e em português nas lojas App Store e Play Store. Participaram do estudo estudantes de Odontologia e Cirurgiões-dentistas (CDs) (n = 20). Utilizou-se o teste de Escala de Usabilidade do Sistema (<em>System Usability Scale</em> - SUS) para análise da usabilidade e o teste de Aceitação de Tecnologia (<em>Technology Acceptance Model</em> - TAM) adaptado ao contexto da pesquisa para a análise da utilidade. Foi aplicado o teste de Mann-Whitney para comparar o escore SUS entre estudantes e CDs e o teste de Spearman para correlacionar as questões da utilidade. A pontuação SUS no percentil 50 foi de 83,75. Valores acima de 68 são classificados como aceitáveis. O teste de Mann-Whitney não evidenciou diferença significativa na pontuação SUS ao analisar separadamente CDs e estudantes de Odontologia (p = 0,442). O app foi amplamente avaliado como útil (95% a 100%), sendo observadas correlações robustas, positivas e significas entre as respostas para cada questão. O app não contempla traumatismos em dentes decíduos, sendo uma oportunidade de atualização ou desenvolvimento de outros apps. O app Dental Trauma atendeu aos requisitos de usabilidade e utilidade, alcançando resultados classificados como “excelente”. Os usuários reconheceram se tratar de uma tecnologia útil que pode auxiliar o profissional no diagnóstico e conduta e na compreensão dos conceitos relacionados ao traumatismo dentário. </p> Allan Abuabara, Thais Vilalba Paniagua Machado do Nascimento, Ludmylla Gomes de Lima, Mariana de Oliveira Espindola, Cristiano Miranda de Araújo, Flares Baratto Filho Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2203 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 -0300 Conhecimento de estudantes de Odontologia sobre prescrição e o uso de medicamentos https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1856 <p>Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de 335 estudantes de Odontologia sobre prescrição e uso de medicamentos. Os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo I - composto por 136 alunos do último período/semestre do curso de Odontologia e o Grupo II - composto por 199 alunos que haviam concluído recentemente a disciplina de Terapêutica Medicamentosa/Farmacologia (segundo semestre da graduação). Os estudantes responderam a um questionário com 19 perguntas fechadas dividido em três blocos de interesse, Bloco A (5 perguntas sobre sua formação acadêmica); Bloco B (4 perguntas sobre legislação e prescrição de medicamentos) e Bloco C (10 perguntas sobre prescrição comum em casos de risco aumentado por comorbidade em Odontologia). O instrumento foi validado após a aplicação de três estudos piloto em 60 alunos voluntários que recentemente haviam concluído a disciplina de Terapêutica Medicamentosa/Farmacologia. Os resultados permitiram classificar o nível de conhecimento como ruim, moderado, bom ou excelente de acordo com a estratificação adotada pelos autores. A maioria dos alunos entrevistados era do sexo feminino, com 22 anos de idade. De acordo com os resultados, 70% dos participantes afirmaram que a duração da disciplina Farmacologia/Terapêutica Aplicada à Odontologia foi insuficiente para que se sentissem seguros ao prescrever medicamentos. Os dados apresentados mostraram que no bloco “B” apenas 19% dos alunos sabiam quem é o responsável pelo documento de prescrição. Além disso, 57% identificaram os itens obrigatórios em uma prescrição antimicrobiana. O índice de sucesso do bloco “C” mostrou que os participantes apresentaram conhecimento razoável envolvendo as questões sobre indicação e prescrição de medicamentos tanto em situações regulares quanto em situações de risco na Odontologia. O conhecimento médio dos alunos quanto à indicação e prescrição de medicamentos revela um problema na formação acadêmica relacionada à terapia medicamentosa.</p> Jeniffer Kula, Norma Suely Falcão de Oliveira Melo, Antonio Adilson Soares de Lima Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1856 Tue, 20 Feb 2024 00:00:00 -0300 Qualidade de vida dos estudantes de Odontologia na pandemia da COVID-19 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1828 <p>O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida (QV) dos estudantes de dois cursos de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante a pandemia da <em>Coronavirus Disease</em> 2019. Foi realizado um estudo transversal, com coleta de dados em maio de 2020, por meio de questionários que mensuraram as variáveis sociodemográficas, relacionadas ao curso e comportamentais, além do <em>World Health Organization Questionnaire for Quality of Life-bref</em>. Foi realizada regressão logística multinomial. Ocorreu a participação de 396 estudantes. Observou-se que 64,1% dos acadêmicos apresentavam-se insatisfeitos quanto à QV. Variáveis como renda mensal (p=0,018), religião (p=0,012), qualidade do sono (p&lt;0,001), insônia (p&lt;0,001) e prática de atividade física (p&lt;0,001) foram associadas com a insatisfação com a QV. A QV dos acadêmicos de Odontologia da UFC foi insatisfatória, a partir da análise dos baixos escores dos questionários, sendo importante que todos os envolvidos no processo educacional sejam sensíveis a esta realidade, a fim de tentar modificá-la.</p> kennya Thaís Sabino Pinheiro, Maria Eduarda Gonçalves de Lima, Maria Imaculada de Queiroz Rodrigues, Michael Douglas da Silva Oliveira, Mickael Jonathan Gouveia de França, Myrna Maria Arcanjo Frota Barros, Paulo Goberlânio de Barros Silva, Cinthia Nara Gadelha Teixeira Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1828 Mon, 01 Apr 2024 00:00:00 -0300 Impactos da COVID-19 aos acadêmicos de Odontologia no Brasil https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1822 <p>O presente estudo teve por objetivo analisar os efeitos da pandemia da COVID-19 sobre o rendimento e aproveitamento acadêmico dos estudantes de Odontologia no Brasil. O estudo transversal descritivo foi realizado por meio da aplicação de questionário usando o aplicativo Google Forms, compartilhado via redes sociais como WhatsApp, Instagram, Facebook e endereços eletrônicos (e-mails) para 383 estudantes, número definido por cálculo amostral. Após a realização de estudo piloto, utilizou-se a técnica da "bola de neve virtual" para a coleta das respostas. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados por meio de frequências e regressões logísticas multinominais com nível de significância de 5%. A maioria dos estudantes (72%) eram do sexo feminino, 81,5% oriundos de instituições privadas. Houve insatisfação tanto para com as aulas remotas (42,1% totalmente e 25,4% parcialmente) quanto para a formação acadêmica (44,1% totalmente e 25,6% parcialmente), relatou-se queda de rendimento em 70,7% dos estudantes e pensamento em abandonar os estudos (40,5% afirmam que sim e 10,2% relatam "talvez"). Região de residência e dispositivo utilizado para acompanhar as aulas influenciaram no pensamento em desistir dos estudos (p&lt;0,05 e p=0,031 respectivamente), assim como o nível de conhecimento em informática influenciou no rendimento acadêmico durante a pandemia (p=0,009). Conclui-se que houve queda no rendimento acadêmico dos alunos durante a pandemia. O despreparo dos estudantes frente ao modelo remoto e as dificuldades relacionadas à aprendizagem demonstram que o Ensino Remoto Emergencial não foi suficiente para contemplar a gama de habilidades a serem desenvolvidas durante a formação.</p> Nathan Delfino Eich, Ivan Onone Gialain, Alexandre Pena Corrêa Bittencourt, Luiz Evaristo Ricci Volpato Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1822 Fri, 23 Feb 2024 00:00:00 -0300 Podcast como ferramenta pedagógica complementar na Endodontia https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1928 <p>Este estudo quantitativo e observacional de corte transversal objetivou avaliar a percepção dos estudantes sobre a utilização de <em>podcast</em> como ferramenta pedagógica no ensino da Endodontia. Os discentes que estavam matriculados no sétimo período de Odontologia em 2020/01 (n=30) e que tiveram contato com o projeto Endocast: Endodontia em <em>Podcast</em> foram convidados, individualmente, via e-mail institucional, para participar do estudo. Os alunos responderam a um questionário eletrônico do tipo <em>survey</em> com informações sobre o tipo de dispositivo utilizado, o lugar de acesso ao <em>podcast</em>, nível de satisfação, a importância da ferramenta para o aprendizado teórico e prático, frequência de acesso mensal, compreensão facilitada do conteúdo, relevância das informações, utilização do <em>podcast</em> como ferramenta auxiliar de aprendizagem e acessibilidade. As opções de resposta a essas questões foram apresentadas em escala de 5 pontos do tipo Likert. Os dados coletados foram processados e analisados por estatística descritiva. A taxa de resposta obtida foi de 86,66% (n=26), todos os respondentes relataram ter escutado o podcast durante seus estudos e 16 (61,53%) utilizaram o aparelho celular como dispositivo de acesso ao conteúdo da ferramenta. Em relação ao lugar de onde ouviam o <em>podcast</em>, 24 (92,3%) relataram acompanhar em casa. De forma geral, os participantes avaliaram o <em>podcast</em> como importante para seu aprendizado teórico, o consideraram como facilitador na compreensão dos conteúdos e determinante para complementar as aulas expositivas teóricas. Os achados deste estudo sugerem que os discentes podem ser beneficiados pela utilização do podcast como ferramenta complementar de aprendizagem.</p> Mariana Oliveira da Silva Freitas, Dara Glenda Nunes Hoffmann, Mateus Paiva Bandeira, Aida Renée Assayag Hanan, Emílio Carlos Sponchiado-Júnior Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1928 Sun, 21 Apr 2024 00:00:00 -0300 Interfaces entre racismo e Odontologia – necessidade de reconhecer para mudar https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2199 <p>O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura acerca das interfaces entre racismo e a Odontologia. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Medline (<em>Medical Literature Analysis and Retrievel System Online</em>) via PubMed e BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), entre janeiro e outubro de 2023, a partir da combinação dos descritores “racism”, “dentistry” e “oral health”. Foram selecionadas para compor esta revisão publicações sobre as intersecções entre o racismo, a educação e a prática odontológica. Foi possível identificar que a Odontologia sofre influência do racismo e atua na manutenção e na legitimação desse sistema de opressão. A falta de diversidade racial entre profissionais, docentes e estudantes da área, currículos de Odontologia pouco problematizadores, a falta de competência cultural dos profissionais e o viés racial na indicação de tratamentos odontológicos são pontos importantes elencados na literatura sobre as ligações entre racismo e Odontologia. Mudar esta realidade implica enquadrar o antirracismo como prioridade no ensino e na prática odontológica. Para que isso aconteça, é necessário, essencialmente, aceitar que o racismo existe e que seus fundamentos históricos ainda impactam e moldam a profissão.</p> Rafaela de Oliveira Cunha, Isabel Cristina Gonçalves Leite, Mário Círio Nogueira , Danielle Teles da Cruz Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2199 Thu, 11 Apr 2024 00:00:00 -0300 Aprendizagem baseada em problema na educação em saúde com enfoque no Sistema Único de Saúde https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2202 <p>O presente estudo teve como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca da metodologia de aprendizagem baseada em problema (<em>problem-based learning</em>, PBL) utilizada como ferramenta de educação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma revisão crítica de literatura, cuja estratégia de busca baseou-se na seleção de produções bibliográficas, realizada em março de 2023, por meio Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores em ciências da saúde (DeCS) empregados foram “aprendizagem baseada em problemas”, “educação em saúde” e “Sistema Único de Saúde”. Foram recuperados 60 artigos e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, restaram 19 pesquisas, que culminaram na formação de duas categorias temáticas: a) metodologia ativa PBL como ferramenta no ensino-aprendizagem na graduação, no contexto do SUS e b) contribuições da metodologia PBL para a educação em saúde da população e\ou profissionais de saúde no âmbito do SUS. Conclui-se que a produção cientifica abordando a metodologia PBL utilizada como ferramenta de educação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde ainda é escassa no Brasil. </p> <p> </p> Hayanna de Araújo Ramos Lavres, Janaína Araújo Dantas, Cristiano Gaujac, Regiane Cristina do Amaral, Cecília Bezerra de Menezes Corbal Guerra, Rangel Teles Freire, Victor Arthur Rodrigues de Souza Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/2202 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 -0300