A didática no ensino odontológico: percepções de docentes

Autores

  • Gustavo Simão Moraes Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0003-0777-5012
  • Leomar Emanuel Almeida Mecca Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Renata Terumi Jitumori Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Ana Cláudia Dalmolin Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Daniela Huller Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Denise Stadler Wambier Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Rita de Cassia da Luz Stadler Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.451

Palavras-chave:

Docentes de Odontologia. Ensino. Educação Superior.

Resumo

Durante a trajetória acadêmica, os docentes são expostos a diversos desafios e dificuldades. A fim de superá-los, necessitam desenvolver habilidades específicas, em especial, a capacidade didática. O objetivo desta pesquisa exploratória descritiva foi investigar as perspectivas dos docentes de Odontologia, considerando momentos distintos de suas carreiras. A amostra constituiu-se de professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa com até cinco anos de experiência universitária e com experiência superior a cinco anos. Do número total de participantes (53), apenas seis possuíam até 5 anos de atuação, portanto, foi sorteado, aleatoriamente, o mesmo número de questionários de professores com mais de 5 anos, para manter a similaridade entre os grupos. Os voluntários receberam um questionário aberto, semiestruturado e autoaplicável sobre a temática “Didática no ensino superior: desafios e perspectivas”. Para a compilação e análise dos dados foram realizadas as técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e nuvens de palavras. Observou-se que os assuntos que receberam maior ênfase pelos professores foram o processo de ensino-aprendizagem e o relacionamento professor-aluno, principalmente quando associados a dificuldades. Conclui-se que, apesar de semelhantes, as perspectivas quanto ao exercício da docência no curso de Odontologia divergem em alguns pontos. Suas preocupações possuem diferentes focos, porém ambos os grupos revelaram sentir as mesmas dificuldades. 

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Biografia do Autor

Gustavo Simão Moraes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando em Odontologia - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Leomar Emanuel Almeida Mecca, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando em Odontologia - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Renata Terumi Jitumori, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Mestranda em Odontologia - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ana Cláudia Dalmolin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Odontologia - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Daniela Huller, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Mestranda em Odontologia - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Denise Stadler Wambier, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Doutora em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo.

Rita de Cassia da Luz Stadler, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

27-04-2018

Como Citar

Simão Moraes, G., Almeida Mecca, L. E., Terumi Jitumori, R., Dalmolin, A. C., Huller, D., Stadler Wambier, D., & da Luz Stadler, R. de C. (2018). A didática no ensino odontológico: percepções de docentes. Revista Da ABENO, 18(2), 27–36. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i2.451

Edição

Seção

Artigos