Ética e Integridade de Pesquisa
A Revista da ABENO requer que os manuscritos a ela submetidos estejam de acordo com as diretrizes éticas e legais na elaboração de trabalhos acadêmicos e da pesquisa.
Quando houver participação de seres humanos como sujeitos da pesquisa, mesmo que somente na resposta a questionários, entrevistas e coleta de dados de avaliação do aprendizado, deve-se atender ao disposto na Resolução CNS 466/2012 (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf), sendo indispensável a aprovação do projeto por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS), ou por órgão estrangeiro equivalente, quando o estudo tiver sido executado em outro país. Esta comprovação deve ser enviada como documento suplementar não disponibilizado aos avaliadores. No texto devem estar explícitos aspectos referentes à obtenção da assinatura do TCLE.
São adotados os critérios Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals do International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org/recommendations/) e os padrões internacionais para publicação de pesquisa responsável do COPE/Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org/resources/guidelines).
Os manuscritos submetidos são verificados quanto à originalidade em programa para identificação de plagiarismo.