Conhecimento de graduandos de Odontologia sobre fotografia digital e impacto de capacitação sobre o tema
DOI:
https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2432Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Fotografia Dentária, Medicina Bucal, Diagnóstico BucalResumo
O presente estudo teve a finalidade de avaliar e comparar o conhecimento de estudantes de Odontologia sobre a fotografia no processo diagnóstico de lesões bucais, antes e após participarem de capacitação audiovisual sobre o tema. A coleta de dados foi feita por meio de dois questionários, respondidos antes e após a exibição de um vídeo de capacitação sobre o assunto. Os questionários foram elaborados pelos pesquisadores, de acordo com informações obtidas na literatura. O vídeo de capacitação foi construído pelos pesquisadores na plataforma Animaker®. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e posteriormente exportados para o software de estatística JAMOVI®. Dos 63 participantes 44 (71,4%) eram do sexo feminino, com média de idade de 24,9 anos e a maioria (n=37, 60,3%) era do 7º período. A maioria dos alunos (n=38, 61,9%) não costumam fotografar os casos que atendem e os que fotografavam utilizavam o celular. A maioria dos participantes (44, 71,4%) nunca tinha recebido orientação de como fotografar. A média de acertos no questionário pré-vídeo foi de 1,83±1,21, enquanto no pós-vídeo a média foi de 4,16 ±1,23. Conclui-se que a capacitação contribuiu com o aumento do conhecimento dos discentes em relação ao tema.
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