Odontologia para pacientes com necessidades especiais

estruturação curricular nos cursos de Odontologia do estado do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2420

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Assistência Odontológica, Educação em Odontologia

Resumo

Pessoas com necessidades especiais (PNE) são as que apresentam limitações, temporárias ou permanentes, e que exigem atenção diferenciada. Esses indivíduos precisam de atendimento especializado e profissionais de saúde aptos para atendê-los. Deste modo, o ensino de Odontologia para o acolhimento com resolutividade terapêutica de PNE é essencial nos cursos de Odontologia. Esse estudo tem como objetivo apresentar o panorama do ensino de “Odontologia para Pessoas com Necessidades Especiais (OPNE)” nos currículos dos cursos de Odontologia do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. A pesquisa foi realizada por meio de uma busca na internet no sítio eletrônico do Ministério de Educação e Cultura e nos sítios eletrônicos dos cursos de Odontologia de cada Instituição de Ensino Superior (IES). Cada curso - público ou privado, foi avaliado quanto à presença do ensino de OPNE; estruturação curricular - obrigatória; eletiva/optativa e projeto de extensão; metodologia oferecida - teórica e/ou prática; carga horária e nomenclatura utilizada. Verificou-se que o RS tem 23 IES com curso de graduação em Odontologia e 11 (47,8%) - duas públicas e nove privadas - apresentam ensino de OPNE. Quatro apresentam-se como obrigatória; cinco como eletiva/optativa e duas como projeto de extensão. Quanto ao processo pedagógico, nove apresentam o ensino na forma teórico/prático e duas somente teórico. Não existe uma padronização quanto à nomenclatura, carga horária e período/semestre em que a mesma é ofertada. A partir dos resultados obtidos pode-se inferir que, além da necessidade de expandir o ensino de OPNE nos cursos de graduação em Odontologia no RS, é preciso estabelecer diretrizes e protocolos para a estruturação de uma base comum de ensino e aprendizagem. Conclui-se, então, que há necessidade de maior conhecimento e capacitação acadêmica favorecendo a atenção odontológica e maior inclusão de PNE.

Biografia do Autor

Simone Helena Ferreira, Universidade Luterana do Brasil

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Saliana Grando, Universidade Luterana do Brasil

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

José Ricardo Sousa Costa, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Priscila Humbert Rodrigues, Pontificia Universidade Católica

Pontificia Universidade Católica (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pedro Antonio González Hernández, Universidade Luterana do Brasil

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Paulo Floriani Kramer, Pontificia Universidade Católica

Pontificia Universidade Católica (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Ferreira, S. H., Grando, S., Costa, J. R. S., Rodrigues, P. H., Hernández, P. A. G., & Kramer, P. F. (2025). Odontologia para pacientes com necessidades especiais: estruturação curricular nos cursos de Odontologia do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Brazilian Journal of Dental Education, 25, 2420 . https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2420

Edição

Seção

Artigos