Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas instruções aos autores.
  • O documento principal e os metadados (título e resumo) não contém informações que identifiquem os autores ou instituição de origem. No corpo do texto estas informações foram substituídas por [texto ocultado].
  • O arquivo completo, com todas as informações, foi adicionado.
  • Caso a pesquisa envolva seres humanos, mesmo por meio de preenchimento de questionários e entrevistas, obteve aprovação de Comitê de Ética. O número CAAE foi mencionado na metodologia e o parecer completo foi incluído como documento.
  • Estou ciente de que manuscritos enviados em português ou espanhol e aceitos para publicação deverão ser traduzidos para a língua inglesa.
  • Declaro estar de acordo com o pagamento de taxa de editoração no valor de RS 180,00 em caso de decisão editorial pelo aceite do manuscrito.

Diretrizes para Autores

1 Informações gerais

O Brazilian Journal of Dental Education publica artigos correlatos à educação odontológica nos formatos de Artigo Original, Relato de Experiência, Revisão e Ensaio. Os artigos deverão ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Artigos submetidos em português ou espanhol deverão, obrigatoriamente e somente após seu aceite e revisão final, ser traduzidos para o inglês. A tradução deve ser realizada por profissional ou empresa especializada em tradução científica, que forneça declaração de responsabilidade pelo trabalho realizado. Os custos de tradução são de responsabilidade dos autores. Artigos submetidos em inglês serão publicados apenas neste idioma.

O texto do manuscrito deve ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, em página tamanho A4, com espaço de 1,5, alinhado à esquerda e com margem de 3 cm de cada um dos lados, perfazendo o total de no máximo 17 páginas, incluindo referências, quadros, tabelas e ilustrações.  

O encaminhamento dos originais é feito pelo endereço eletrônico https://revabeno.emnuvens.com.br/brazilianjournaldentaleducation/about/submissions.  

Todos os autores e respectivos endereços de e-mail devem ser cadastrados nos metadados da submissão, para que possam receber as comunicações relativas ao fluxo editorial.

2 Estrutura da submissão

A) Carta ao editor

A carta ao editor é a apresentação do trabalho. Deve, também,  informar a contribuição de cada autor ao manuscrito, em conformidade com as diretrizes do Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication, as quais determinam que todos os autores devem atender a todas as seguintes condições: (1) contribuir substancialmente para a concepção e planejamento, ou análise e interpretação dos dados; (2) contribuir significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e (3) participar da aprovação da versão final do manuscrito. Cada um destes itens deve ser seguido pelas iniciais dos autores aos quais se aplica:

Concepção e planejamento do estudo.

Coleta, análise e interpretação de dados.  

Elaboração ou revisão do manuscrito.  

Aprovação da versão final.  

Responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo.

Este documento também pode apresentar, se aplicável, agradecimentos a instituições que apoiaram o trabalho. Pode haver menção a pessoas que, embora não atendam aos critérios de autoria, contribuíram para o estudo, indicando o tipo de contribuição.  

Finalmente, a carta ao editor deve declarar que o material submetido é original e não está sendo considerado, em parte ou na íntegra, por outro periódico, bem como quaisquer potenciais conflitos de interesses dos autores.

Este documento deve ser assinado por todos os autores.

 

B) Folha de rosto

Deve conter:

- Título em português, espanhol e inglês, breve e indicativo da finalidade exata do trabalho, com, no máximo, 150 caracteres, incluindo espaços.

- Nome completo de todos os autores, com e-mail de contato, indicação do registro ORCID e de uma única  instituição de afiliação, sem títulos acadêmicos. Exemplo: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP),  Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

- Indicação do autor correspondente e do respectivo endereço de e-mail.

C) Texto do artigo (completo)

- Título

Redigido em português, espanhol e inglês, breve e indicativo da finalidade exata do trabalho, com, no máximo, 150 caracteres, incluindo espaços.

- Resumo 

Representa a condensação do conteúdo, expondo metodologia, resultados e conclusões, não excedendo 250 palavras.  O resumo deve conter:

- Objetivo(s), Métodos, Resultados e Conclusão, quando o artigo é de pesquisa.

- Objetivo(s), Estratégia de Busca de Artigos e Conclusão, quando o artigo é de revisão.

- Objetivo(s), Relato de Experiência e Considerações Finais, quando o artigo é um relato de experiência.

A revista adota o formato de resumo não estruturado, ou seja, sem subtítulos.

Ao final do Resumo, incluir os Descritores (no máximo 5) que caracterizem o conteúdo do artigo. Para sua escolha, consulte a lista de Descritores em Ciências da Saúde – DeCS em http://decs.bvs.br.

- Texto

 A estrutura do texto principal varia de acordo com o tipo de artigo:

Artigo de revisão: Introdução, Revisão da Literatura (com Estratégia de Busca de Artigos) e Conclusões.

Artigo de relato de experiência: Introdução, Relato de Experiência e Considerações finais.

Artigo de pesquisa: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

a) Introdução. Deve apresentar com clareza o objetivo do estudo e sua relação com os demais estudos na mesma linha ou área. Extensas revisões de literatura devem ser evitadas e, quando possível, substituídas por referências aos artigos mais recentes, nos quais certos aspectos e revisões já tenham sido apresentados. O objetivo deve constar no último parágrafo da introdução.

b) Métodos. A descrição dos métodos usados deve ser suficientemente clara para possibilitar a perfeita compreensão e repetição da pesquisa, não sendo extensa. Técnicas já publicadas, a menos que tenham sido modificadas, devem ser citadas apenas. Caso a pesquisa envolva seres humanos, mesmo por meio de preenchimento de questionários e entrevistas, deve-se mencionar o número do parecer de aprovação.

c) Resultados. Deverão ser apresentados com o mínimo de discussão ou interpretação pessoal, acompanhados de tabelas e/ou de material ilustrativo adequado, quando necessário. Dados estatísticos devem ser submetidos a análises apropriadas.

d) Discussão. Deve ser restrita ao significado dos dados obtidos, aos resultados alcançados, à relação do conhecimento já existente, sendo evitadas hipóteses não fundamentadas nos resultados.

e) Conclusões.  Devem estar de acordo com os objetivos e fundamentadas nos resultados do estudo.

f) Agradecimentos (quando houver).

g) Referências. Para as citações no corpo do texto, deve-se utilizar o sistema numérico, no qual são indicados no texto somente os números-índice na forma sobrescrita e sem parênteses (antes do ponto ou da vírgula, quando houver). A citação de nomes de autores só é permitida quando estritamente necessária e deve ser acompanhada do ano de publicação entre parênteses e do número-índice. Todas as citações devem ser acompanhadas de sua respectiva referência completa, e todas as referências devem constar no corpo do texto. A lista de referências deve seguir a ordem em que são citadas no texto. A lista de referências deve seguir o Estilo Vancouver, conforme as orientações publicadas em "Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals: Writing and editing for biomedical publication". As abreviaturas dos títulos dos periódicos deverão estar de acordo com o PUBMed, Latindex  ou Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde. O caractere inicial de cada fragmento deve ser grafado em letra maiúscula e apenas o último fragmento deve ser seguido de ponto. Exemplo: Rev Assoc Med Bras. O Digital Object Identifier (DOI) deve ser citado quando disponível.

Documentos digitais sem DOI devem ser seguidos da data de citação e do endereço da página web.

Exemplos:

  1. Norman GR, Schmidt HG. The psychological basis of problem-based learning: a review of the evidence. Acad Med [Internet].1992;67:557-65. doi: https://doi.org/10.1097/00001888-199209000-00002
  1. Resolução  CNE/CES  Nº.  3,  de  21  de junho  de  2021.  Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências.  [citado 24 de agosto de 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file

A lista de referências deve estar em formato de numeração automática, conforme os exemplos. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

D) Texto sem elementos de identificação

Trata-se de uma versão do texto principal a ser enviada aos revisores. Informações que identifiquem os autores ou a instituição de origem (nomes dos autores; nome e cidade da instituição; nome do comitê de ética e/ou número do parecer de aprovação e/ou registro CAAE) devem ser substituídas por [texto ocultado]. 

Referências bibliográficas que identifiquem autores ou instituições também devem ser ocultadas.

E) Tabelas

Tabelas devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e apresentadas em páginas separadas em um documento editável (Word) suplementar. As respectivas legendas deverão ser concisas e localizadas acima da tabela. Deverão estar formatadas de acordo com as especificações técnicas, não sendo aceitas formatações de estilo.  

F) Ilustrações

As ilustrações (gráficos, quadros, desenhos, esquemas, fotografias etc.) deverão ser limitadas ao mínimo indispensável, apresentadas em arquivos separados e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As respectivas legendas deverão ser concisas, localizadas abaixo e precedidas da numeração correspondente. Fotografias deverão ser fornecidas em arquivos no formato *tif ou *jpg, tamanho mínimo de 10 x 15 cm e resolução mínima de 300 dpi. Não serão aceitas fotografias em Word ou em PowerPoint. As demais ilustrações deverão ser apresentadas como documento do Word editável. Deverão ser indicados os locais no texto para inserção das ilustrações.

G) Termo de aprovação ética

Caso a pesquisa envolva seres humanos, mesmo por meio de preenchimento de questionários e entrevistas, deve-se apresentar o termo original e completo (em PDF) de aprovação do Comitê de Ética.

Sugere-se enfaticamente que os autores verifiquem a formatação dos artigos já publicados na edição atual.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.