Desenvolvimento de um aplicativo para educação em saúde bucal na infância e adolescência

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2424

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Educação em Saúde Bucal, Tecnologia da Informação

Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar experiências vivenciadas a partir do desenvolvimento de um aplicativo para smartphone (app) sobre saúde bucal de crianças e adolescentes, destinado a pais e/ou cuidadores. Este relato de experiência foi desenvolvido em um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná, entre junho e dezembro de 2020, em meio a pandemia do COVID-19. Os temas abordados no aplicativo foram doença cárie, higiene bucal, alimentação saudável, outras doenças bucais, prematuridade e saúde bucal e doenças infecciosas. O desenvolvimento do app aconteceu integralmente em plataforma online e gratuita, em sete etapas: Etapa 1 - escolha do nome do app; Etapa 2 - definição da paleta de cores; Etapa 3 - elaboração do logo para o app, definido como “EducaBucal”; Etapas 4 e 5 - definição dos objetivos e dos tópicos e subtópicos, respectivamente; Etapas 6 e 7 - levantamento bibliográfico, elaboração do material e finalização do app. A etapa de levantamento bibliográfico incluiu a consulta a artigos recentes em revistas de alto impacto indexadas no Google Acadêmico, SciELO e PubMed para suporte teórico à elaboração do material do app. Conclui-se que esta experiência inovadora e dinâmica permitiu a continuidade de ações educativas mesmo em meio a pandemia do COVID-19 e permitiu ampliar a abrangência e o alcance das orientações em saúde bucal. Os ambientes virtuais podem e devem ser cada vez mais explorados como cenários de projetos de extensão.

Biografia do Autor

Eduarda Fagherazz, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Gisele Marchetti, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Paula Dresch Portella, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Luciana Reichert da Silva Assunção, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

Martins CLC, Jetelina JC. Conhecimento dos pais sobre saúde bucal na infância e a relação com o motivo da consulta odontológica. J Oral Invest [Internet]. 2016;5(1):27-33. doi: http://dx.doi.org/10.18256/2238-510X/j.oralinvestigations.v5n1p27-33

Brasil. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais [Internet]. Brasilia: Secretaria de Atenção à Saúde; 2012 [citado em 15 de dezembro de 2024]. doi: https://doi.org/10.1590/s0102-311x2012001000011

Silva DG, Souza RAAR, Chiaratto RA, Framil JB, Soares AF. Orientação para pais e cuidadores sobre saúde bucal infantil: um relato de experiência. Rev Cient Fac Educ Meio Ambiente [Internet]. 2011;2(1):70–73. doi: https://doi.org/10.31072/rcf.v2i1-Sup.71

Marchetti G, Fraiz FC, Nascimento WMD, Soares GMS, Assunção LRDS. Improving adolescents' periodontal health: evaluation of a mobile oral health App associated with conventional educational methods: a cluster randomized trial. Int J Paediatr Dent [Internet]. 2018;28(4):410-419. doi: https://doi.org/10.1111/ipd.12371

Heffernan KJ, Chang S, Maclean ST, Callegari ET, Garland SM, Reavley NJ, Varigos GA, Wark JD. Guidelines and recommendations for developing interactive ehealth apps for complex messaging in health promotion. JMIR Mhealth Uhealth [Internet]. 2016;(1):e14. doi: https://doi.org/10.2196/mhealth.4423

George TP, Cristofaro C. Use of smartphones with undergraduate nursing students. J Nurs Educ [Internet]. 2016;55(7):411-415. doi: https://doi.org/10.3928/01484834-20160615-11

Strategy Analytics. Strategy analytics: half the world owns a smartphone. 2021 [citado em 15 de dezembro de 2024]. Disponível em: https://www.businesswire.com/news/home/20210624005926/en/Strategy-Analytics-Half-the-World-Owns-a-Smartphone

Fundação Getúlio Vargas. Panorama do uso de TI no Brasil [citado em 15 de dezembro de 2024]. 2021. doi: https://doi.org/10.18677/encibio_2021c28

Edwards EA, Lumsden J, Rivas C, Steed L, Edwards LA, Thiyagarajan A, Sohanpal R, Caton H, Griffiths CJ, Munafò MR, Taylor S, Walton RT. Gamification for health promotion: systematic review of behaviour change techniques in smartphone apps. BMJ Open [Internet]. 2016;6(10):e012447. doi: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2016-012447

Rondini CA, Pedro KM, Duarte CSF. Pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial: Mudanças na Prática Docente. Interf Cient Aracajú [Internet]. 2020;10(1):41-47. doi: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57

Brasil. Ministério da Saúde. Guia de orientações para atenção odontológica no contexto da COVID-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [citado em 15 de dezembro de 2024]. doi: https://doi.org/10.51161/conpeds2024/43688

Publicado

2025-06-07

Como Citar

Fagherazz, E., Marchetti, G., Portella, P. D., & Assunção, L. R. da S. (2025). Desenvolvimento de um aplicativo para educação em saúde bucal na infância e adolescência: relato de experiência. Brazilian Journal of Dental Education, 25, 2424 . https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2424

Edição

Seção

Artigos