Autopercepção de estudantes de Odontologia sobre farmacologia básica em uma Universidade Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2427

Palavras-chave:

Farmacologia, Motivação, Estudantes de Odontologia

Resumo

A disciplina de farmacologia oferece conhecimentos para a compreensão dos princípios da terapia medicamentosa e é de extrema importância para a formação odontológica. Porém, fatores como a falta de integração entre o conhecimento básico e o aplicado resultam na desmotivação e no baixo desempenho dos alunos. O objetivo deste estudo foi construir, validar e aplicar um questionário direcionado a estudantes de graduação em Odontologia que cursavam a disciplina de farmacologia para avaliar a autopercepção quanto à satisfação, motivação e nível de aprendizagem. Foi desenvolvido um questionário com três domínios abordando satisfação, motivação e aprendizagem, que passou por validação de conteúdo e de constructo. Cento e sessenta e cinco estudantes de Odontologia da Universidade de Brasília responderam ao questionário. A maioria pertencia ao gênero feminino (67,3%), 45% foram admitidos pelo vestibular tradicional, 63,3% não eram cotistas e 52,1% apontaram que a Odontologia não foi sua primeira opção de ensino superior. O nível médio de satisfação em relação à disciplina de farmacologia foi de 67,6% e o nível de motivação foi de 75,7%. A nota média atribuída ao domínio aprendizagem foi 8,3. A maioria dos estudantes relatou um nível médio de satisfação. O nível de motivação foi identificado como médio por metade dos alunos e alto pela outra metade. O nível de aprendizagem foi alto. A satisfação, a motivação e a aprendizagem não estiveram associadas ao gênero, ao ingresso na instituição de ensino superior, ser cotista, ter escolhido a Odontologia como primeira opção de ensino superior e semestre em curso no curso.

Biografia do Autor

Cláudia Lúcia Moreira, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos

Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC), Brasília-DF, Brasil.

Monise Mendes Arruda, Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil.

Vitória Tavares de Castro, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Adriano de Almeida de Lima, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Djane Braz Duarte, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Erica Negrini Lia, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Referências

Curro FA, Mozaffari MS, Stevens RL, Warner W. The trajectory of pharmacology education in dentistry: Is a course correction needed? Compend Contin Educ Dent [Internet]. 2016;37(8):508–511.

Engels F. Pharmacology education: Reflections and challenges. Eur J Pharmacol [Internet]. 2018;833:392-395. doi: https://doi.org/10.1016/j.ejphar.2018.06.032

Orsini C, Binnie VI, Wilson SL. Determinants and outcomes of motivation in health professions education: a systematic review based on self-determination theory. J Educ Eval Health Prof [Internet]. 2016;2(13):19. doi: https://doi.org/3352/jeehp.2016.13.19

Moura CS, Naves JO, Coelho EB, Lia EN. Assessment of quality of prescription by dental students. J Appl Oral Sci [Internet]. 2014; 22(3):204-208. doi: https://doi.org/10.1590/1678-775720130568

Brinkman DJ, Nijland N, Diermen DEV, Bruers JJM, Ligthart WSM, Rietveld PJ, et al. Are Dutch dental students and dental-care providers competent prescribers of drugs? Eur J Oral Sci [Internet]. 2019;127(6):531-538. doi: https://doi.org/10.1111/eos.12658

Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health [Internet]. 2006;29(5):489-497. doi: https://doi.org/10.1002/nur.20147

Likert R. A technique for the measurement of attitudes. 1th. New York: Ed. R.S. Woodworth;1932.

Universidade de Brasília [Internet]. University of Brasilia. Brasília [cited 2024 may 25]. Available from: https://international.unb.br/

Tiwari T, Randall CL, Cohen L, Holtzmann J, Webster-Cyriaque J, Ajiboye S, et al. Gender Inequalities in the Dental Workforce: Global Perspectives. Adv Dent Res [Internet]. 2019;30(3):60-68. doi: https://doi.org/10.1177/0022034519877398

Brasil. Lei nº12.711. Dispõe sobre o ingresso nas Universidade Federais e nas instituições Federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília: 2012. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm

Weerasinghe IM, Salinda R, Lalitha, S Fernando. Students’ Satisfaction in higher education literature review. Am J Educ Res [Internet] 2017;5(5):533-539. Available from: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2976013

Senior C, Moores E, Burgess AP. "I can't get no satisfaction": measuring student satisfaction in the age of a consumerist higher education. Front Psychol [Internet]. 2017;8:980. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00980

Alves, H, Raposo M. Conceptual model of student satisfaction in higher education. Total Qual Manag [Internet] 2007;18(5):571–588. doi: https://doi.org/10.1080/14783360601074315

Clemes MD, Gan CE, Kao TH. University student satisfaction: an empirical analysis. J Market High Educ [Internet]. 2008;17(2):292–325. doi: https://doi.org/10.1080/08841240801912831

Pelaccia T, Viau R. Motivation in medical education. Med Teach [Internet] 2017;39(2):136–140. doi: https://doi.org/10.1080/0142159X.2016.1248924

Gotardelo D, Bollela V, Boulet J, Ballester D. Role-play preceded by fieldwork in pharmacology teaching. Med Educ [Internet] 2014;48(11):1111. doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3RB20160043

Barry OP, O'Sullivan E. Comparison of dental students' performances and perceptions in preclinical and clinical pharmacology in an Irish Dental School. Eur J Dent Educ [Internet]. 2017;21(4):e19-e28. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12210

Oudeyer PY, Gottlieb J, Lopes M. Intrinsic motivation, curiosity, and learning: Theory and applications in educational technologies. Prog Brain Res [Internet]. 2016;229:257–284. doi: https://doi.org/10.1016/bs.pbr.2016.05.005

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Moreira, C. L., Arruda, M. M., Castro, V. T. de, Lima, A. de A. de, Duarte, D. B., & Lia, E. N. (2025). Autopercepção de estudantes de Odontologia sobre farmacologia básica em uma Universidade Brasileira. Brazilian Journal of Dental Education, 25, 2427 . https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2427

Edição

Seção

Artigos