Autopercepção de estudantes de Odontologia sobre farmacologia básica em uma Universidade Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2427Palavras-chave:
Farmacologia, Motivação, Estudantes de OdontologiaResumo
A disciplina de farmacologia oferece conhecimentos para a compreensão dos princípios da terapia medicamentosa e é de extrema importância para a formação odontológica. Porém, fatores como a falta de integração entre o conhecimento básico e o aplicado resultam na desmotivação e no baixo desempenho dos alunos. O objetivo deste estudo foi construir, validar e aplicar um questionário direcionado a estudantes de graduação em Odontologia que cursavam a disciplina de farmacologia para avaliar a autopercepção quanto à satisfação, motivação e nível de aprendizagem. Foi desenvolvido um questionário com três domínios abordando satisfação, motivação e aprendizagem, que passou por validação de conteúdo e de constructo. Cento e sessenta e cinco estudantes de Odontologia da Universidade de Brasília responderam ao questionário. A maioria pertencia ao gênero feminino (67,3%), 45% foram admitidos pelo vestibular tradicional, 63,3% não eram cotistas e 52,1% apontaram que a Odontologia não foi sua primeira opção de ensino superior. O nível médio de satisfação em relação à disciplina de farmacologia foi de 67,6% e o nível de motivação foi de 75,7%. A nota média atribuída ao domínio aprendizagem foi 8,3. A maioria dos estudantes relatou um nível médio de satisfação. O nível de motivação foi identificado como médio por metade dos alunos e alto pela outra metade. O nível de aprendizagem foi alto. A satisfação, a motivação e a aprendizagem não estiveram associadas ao gênero, ao ingresso na instituição de ensino superior, ser cotista, ter escolhido a Odontologia como primeira opção de ensino superior e semestre em curso no curso.
Referências
Curro FA, Mozaffari MS, Stevens RL, Warner W. The trajectory of pharmacology education in dentistry: Is a course correction needed? Compend Contin Educ Dent [Internet]. 2016;37(8):508–511.
Engels F. Pharmacology education: Reflections and challenges. Eur J Pharmacol [Internet]. 2018;833:392-395. doi: https://doi.org/10.1016/j.ejphar.2018.06.032
Orsini C, Binnie VI, Wilson SL. Determinants and outcomes of motivation in health professions education: a systematic review based on self-determination theory. J Educ Eval Health Prof [Internet]. 2016;2(13):19. doi: https://doi.org/3352/jeehp.2016.13.19
Moura CS, Naves JO, Coelho EB, Lia EN. Assessment of quality of prescription by dental students. J Appl Oral Sci [Internet]. 2014; 22(3):204-208. doi: https://doi.org/10.1590/1678-775720130568
Brinkman DJ, Nijland N, Diermen DEV, Bruers JJM, Ligthart WSM, Rietveld PJ, et al. Are Dutch dental students and dental-care providers competent prescribers of drugs? Eur J Oral Sci [Internet]. 2019;127(6):531-538. doi: https://doi.org/10.1111/eos.12658
Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health [Internet]. 2006;29(5):489-497. doi: https://doi.org/10.1002/nur.20147
Likert R. A technique for the measurement of attitudes. 1th. New York: Ed. R.S. Woodworth;1932.
Universidade de Brasília [Internet]. University of Brasilia. Brasília [cited 2024 may 25]. Available from: https://international.unb.br/
Tiwari T, Randall CL, Cohen L, Holtzmann J, Webster-Cyriaque J, Ajiboye S, et al. Gender Inequalities in the Dental Workforce: Global Perspectives. Adv Dent Res [Internet]. 2019;30(3):60-68. doi: https://doi.org/10.1177/0022034519877398
Brasil. Lei nº12.711. Dispõe sobre o ingresso nas Universidade Federais e nas instituições Federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília: 2012. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm
Weerasinghe IM, Salinda R, Lalitha, S Fernando. Students’ Satisfaction in higher education literature review. Am J Educ Res [Internet] 2017;5(5):533-539. Available from: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2976013
Senior C, Moores E, Burgess AP. "I can't get no satisfaction": measuring student satisfaction in the age of a consumerist higher education. Front Psychol [Internet]. 2017;8:980. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00980
Alves, H, Raposo M. Conceptual model of student satisfaction in higher education. Total Qual Manag [Internet] 2007;18(5):571–588. doi: https://doi.org/10.1080/14783360601074315
Clemes MD, Gan CE, Kao TH. University student satisfaction: an empirical analysis. J Market High Educ [Internet]. 2008;17(2):292–325. doi: https://doi.org/10.1080/08841240801912831
Pelaccia T, Viau R. Motivation in medical education. Med Teach [Internet] 2017;39(2):136–140. doi: https://doi.org/10.1080/0142159X.2016.1248924
Gotardelo D, Bollela V, Boulet J, Ballester D. Role-play preceded by fieldwork in pharmacology teaching. Med Educ [Internet] 2014;48(11):1111. doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3RB20160043
Barry OP, O'Sullivan E. Comparison of dental students' performances and perceptions in preclinical and clinical pharmacology in an Irish Dental School. Eur J Dent Educ [Internet]. 2017;21(4):e19-e28. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12210
Oudeyer PY, Gottlieb J, Lopes M. Intrinsic motivation, curiosity, and learning: Theory and applications in educational technologies. Prog Brain Res [Internet]. 2016;229:257–284. doi: https://doi.org/10.1016/bs.pbr.2016.05.005