Aplicação de biodesign visando modelagem interdisciplinar de protótipos híbridos, com foco em avaliação formativa de competências em saúde

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2413

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Educação Baseada em Competências, Habilidades Sociais, Competência Clínica, Recursos humanos em saúde

Resumo

 O objetivo foi prototipar novos modelos híbridos para avaliação formativa de competências em saúde, explorando o potencial do biodesign. As atividades foram desenvolvidas em uma disciplina universitária interdisciplinar chamada Desenvolvimento de Soluções Médico-Hospitalares, tendo o biodesign como arcabouço conceitual. Equipes multidisciplinares da Universidade de São Paulo (USP), Brasil foram envolvidas, de formação em Ciências da Saúde, Artes Cênicas, Design e Engenharias, representadas por 50 alunos de graduação, 3 alunos de pós-graduação, 5 docentes membros da Universidade e 3 docentes externos. Os alunos trabalharam em grupos interdisciplinares durante 28 encontros virtuais síncronos, guiados por metodologias ativas. Os alunos identificaram e validaram necessidades reais, desenvolvendo 6 protótipos inovadores e aplicáveis, focados em aprendizagem híbrida e avaliação de comunicação interpessoal, planejamento de saúde, compartilhamento interprofissional, ética, tomada de decisão, segurança do paciente e simulação remota de exame físico. Os resultados demonstraram o potencial do biodesign para prototipar novos processos de avaliação, assim como construir espaços para a aplicação e aprendizagem de competências.

Biografia do Autor

Larissa Lemme de Mello, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Maria do Patrocínio Tenório Nunes, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Roseli de Deus Lopes, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Marina Peduzzi, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Luiz Fernando Ramos, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Marcelo Ramos Pinto, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Ana Estela Haddad, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Manakil J, George R. Reviewing competency in dental education. Int J Dent Clin [Internet]. 2011;3(2):33-9.

Marchan SM, Ramlogan S, Paryag A, Singh R, Seepersad D, Salick S, et al. Exploring the dental curriculum to develop an oral cancer intervention programme for primary care providers in Trinidad and Tobago. BMC Med Educ [Internet]. 2023;23:585. doi: https://doi.org/10.1186/s12903-025-05459-8

Gruppen LD, Burkhardt JC, Fitzgerald JT, Funnell M, Haftel HM, Lypson ML, et al. Competency-based education: programme design and challenges to implementation. Med Educ [Internet]. 2016;50(6):532-9. doi: https://doi.org/10.1111/medu.12977

Vleuten CPMVD, Schuwirth LWT, Driessen EW, Dijkstra J, Tigelaar D, Baartman LKJ, Tartwijk VJ. A model for programmatic assessment fit for purpose. Med Teach [Internet]. 2012;34(3): 205-14. doi: https://doi.org/10.3109/0142159X.2012.652239

Hunt RJ, Bushong M. ADEA CCI vision focuses on preparing graduates for discoveries of the future. J Dent Educ [Internet]. 2010;74(8):819-23. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2010.74.8.tb04937.x

Field JC, Walmsley AD, Paganelli C, McLoughlin J, Szep S, Kavadella A, et al. The graduating European dentist: contemporaneous methods of teaching, learning and assessment in dental undergraduate education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2017;21(Suppl 1):28-35. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12312

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 4 de março de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União. 2002 mar 4; Seção 1:10. doi: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.301

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 22 de junho de 2021. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União. 2021 jun 22; Seção 1:76-8. doi: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.301

Alhur AA, Alhur A, Al Harbi SS, Al Harbi BT, Alharbi NS, Faqeehi AM, Mohammed AA, Alfaifi NM. The Impact of Interprofessional Communication on Patient Care. Eur Chem Bull [Internet]. 2024;13(6):369-376. doi: https://doi.org/10.53555/ecb.v13i6.17733

Yock P, Zenios S, Makower J, et al. Biodesign: the process of innovating medical technologies. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press; 2015. doi: https://doi.org/10.1017/cbo9780511757853

Wall J, Wynne E, Krummel T. Biodesign process and culture to enable pediatric medical technology innovation. Semin Pediatr Surg [Internet]. 2015;24(3):102-6. doi: https://doi.org/10.1053/j.sempedsurg.2015.02.005

Krummel TM, Gertner M, Makower J, Milroy C, Gurtner G, Woo R, et al. Inventing our future: training the next generation of surgeon innovators. Semin Pediatr Surg [Internet]. 2006;15(4):309-18. doi:https://doi.org/10.1053/j.sempedsurg.2006.07.011

Brinton TJ, Kurihara CQ, Camarillo DB, Pietzsch JB, Gorodsky J, Zenios SA, et al. Outcomes from a postgraduate biomedical technology innovation training program: the first 12 years of Stanford Biodesign. Ann Biomed Eng [Internet]. 2013;41(9):1803-10. doi: https://doi.org/10.1007/s10439-013-0761-2

Schwartz JG, Kumar UN, Azagury DE, Brinton TJ, Yock PG. Needs-based innovation in cardiovascular medicine: the Stanford Biodesign process. JACC Basic Transl Sci [Internet]. 2016;1(6):541–7. doi: https://doi.org/10.1016/j.jacbts.2016.06.011

Downloads

Publicado

2025-07-05

Como Citar

Mello, L. L. de, Nunes, M. do P. T., Lopes, R. de D., Peduzzi, M., Ramos, L. F., Pinto, M. R., & Haddad, A. E. (2025). Aplicação de biodesign visando modelagem interdisciplinar de protótipos híbridos, com foco em avaliação formativa de competências em saúde: relato de experiência. Brazilian Journal of Dental Education, 25, 2413 . https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2413

Edição

Seção

Relato de Experiência