Aplicação de biodesign visando modelagem interdisciplinar de protótipos híbridos, com foco em avaliação formativa de competências em saúde
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2413Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Educação Baseada em Competências, Habilidades Sociais, Competência Clínica, Recursos humanos em saúdeResumo
O objetivo foi prototipar novos modelos híbridos para avaliação formativa de competências em saúde, explorando o potencial do biodesign. As atividades foram desenvolvidas em uma disciplina universitária interdisciplinar chamada Desenvolvimento de Soluções Médico-Hospitalares, tendo o biodesign como arcabouço conceitual. Equipes multidisciplinares da Universidade de São Paulo (USP), Brasil foram envolvidas, de formação em Ciências da Saúde, Artes Cênicas, Design e Engenharias, representadas por 50 alunos de graduação, 3 alunos de pós-graduação, 5 docentes membros da Universidade e 3 docentes externos. Os alunos trabalharam em grupos interdisciplinares durante 28 encontros virtuais síncronos, guiados por metodologias ativas. Os alunos identificaram e validaram necessidades reais, desenvolvendo 6 protótipos inovadores e aplicáveis, focados em aprendizagem híbrida e avaliação de comunicação interpessoal, planejamento de saúde, compartilhamento interprofissional, ética, tomada de decisão, segurança do paciente e simulação remota de exame físico. Os resultados demonstraram o potencial do biodesign para prototipar novos processos de avaliação, assim como construir espaços para a aplicação e aprendizagem de competências.
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