Peer Instruction como estratégia ativa de aprendizagem em Odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2435

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Métodos de Ensino, Estudantes de Odontologia

Resumo

A metodologia Peer Instruction foi proposta para transformar as práticas pedagógicas do programa de física de Harvard. Apesar de ter sido desenvolvido em 1991, esse método é pouco divulgado na literatura voltada para as ciências da saúde. Assim, este estudo tem como objetivo relatar e discutir a percepção de estudantes e professores de odontologia de uma universidade (cega para revisão por pares), que vem utilizando a metodologia Peer Instruction. A estratégia consiste em pequenas exposições debatidas seguidas de uma pergunta. Os alunos devem responder individualmente à questão de múltipla escolha, depois devem convencer os colegas porque sua resposta é a correta, apresentando argumentos e debatendo-os. Após a “Instrução por Pares”, há uma enquete. Quando menos de 30% dos alunos acertaram, o tema é explicado novamente. Entre 30 e 70%, o tema volta a ser debatido, com o grupo. Quando mais de 70% dos alunos acertaram, o tópico é finalizado brevemente. A partir dos relatos dos alunos foi possível perceber que a metodologia Peer Instruction pode ser utilizada como ferramenta ativa de ensino e aprendizagem nos cursos de odontologia. O método parece favorecer principalmente a atenção, o debate e a compreensão dos conceitos. Porém, a capacidade de resolução de problemas parece ser menos facilitada com a metodologia. A Peer instruction pode ser uma estratégia interessante para professores que buscam transformar suas aulas expositivas em abordagens ativas.

Biografia do Autor

Luisa Quevedo Grave, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Luana Carla Salvi, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Francine dos Santos Costa, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Magali Teresinha Quevedo Grave, Universidade do Vale do Taquari

Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, RS, Brasil.

Luiz Alexandre Chisini, Universidade Federal de Pelotas / Radboud University Medical Center

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil. Radboud University Medical Center (Rabdoudumc), Nijmegen, The Netherlands.

Referências

Noro LLRA, Farias-Santos BCS, Sette-de-Souza PH, Cruz RKS, Pinheiro IAG, Borges REA, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2015;15(1):2-11. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.146

Melo NB, Fernandes Neto J, Catão MHCV, Bento PM. Metodologia da Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas na Odontologia: análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas Reuniões da SBPqO. Rev ABENO [Internet]. 2017;17(2):60-7. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.413

Paula LM, Bezerra ACB. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil. Rev ABENO [Internet]. 2003 [cited 2025 Jun 09];3(1):7-14. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1458

San Martin AS, Chisini LLA, Martelli S, Sartori LRM, Ramos EC, Demarco FF. Distribuição dos cursos de Odontologia e de cirurgiões-dentistas no Brasil: uma visão do mercado de trabalho. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(1):63-73. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.399

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. 2022 [cited 2025 Jun 09]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf. 2002

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia e dá outras providências. Brasil: CNE/CES. 2021 [cited 2025 Jun 09]. Available from: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file 2021

Ribeiro-Silva ER, Amorim C, Aparicio-Herguedas JL, Batista P. Trends of active learning in higher education and students' well-being: a literature review. Front Psychol [Internet]. 2022;13:844236. Availabre from: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2022.844236/full

Jeong JS, Gonzalez-Gomez D. Editorial: cognitive, affective, behavioral, and multidimensional domain research in stem education: active approaches and methods towards Sustainable Development Goals (SDGs). Front Psychol [Internet]. 2022;13:881153. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.881153

Vieira MNCM, Pinto-Panúncio MP. A Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina [Internet]. 2015;48(3):241-8 [cited 2025 Jun 09]. Available from: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/104310

Mazur E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso; 2015.

Fujita JALDM, Mecena EH, Carmona EV, Shimo AKK. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Rev Port de Educação [Internet]. 2016;29(1):229-58. doi: https://doi.org/10.21814/rpe.5966

Reul MA, Lima ED, Irineu KN, Lucas R, Costa EMMB, Madruga RCR. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência. Rev ABENO [Internet]. 2016;16(2):62-8. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.241

Guedert DG, Lima P, Souza ESR, Carmona VCCG. The use of active methodologies for the teaching of human embryology: A systematic review. Anat Histol Embryol [Internet]. 2022;51(3):332-8. doi: https://doi.org/10.1111/ahe.12803

Crouch C, Mazur E. Peer instruction: ten years of experience and results. Am J Phys [Internet]. 2001;69(9):970-77. Available from: https://web.mit.edu/jbelcher/www/TEALref/Crouch_Mazur.pdf

Vickrey T, Rosploch K, Rahmanian R, Pilarz M, Stains M. Research-Based Implementation of Peer Instruction: a literature review. CBE Life Sci Educ [Internet]. 2015;69(9):14:1-11. doi: https://doi.org/10.1119/1.1374249

Crossgrove K, Curran KL. Using clickers in nonmajors- and majors-level biology courses: student opinion, learning, and longterm retention of course material. CBE Life Sci Educ [Internet]. 2008;7(1):146-54. doi: https://doi.org/10.1187/cbe.07-08-0060

Mitsuhashi T. The Effect of Peer Instruction Lectures on Learning Attitudes in Epidemiology Education. Acta Med Okayama [Internet]. 2021;75(5):601-9. doi: https://doi.org/10.18926/AMO/62773

Mohammad M, Viuff SL, Munch MW, Berg RMG. Peer instruction versus conventional group work-based teaching in a laboratory exercise on respiratory physiology: a randomized study. Adv Physiol Educ [Internet]. 2021;45(4):694-70. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00045.2021

Ruggeri B, Vega ABS, Liveris ML, Thomas EST, George ST, Hopp J. A strategy for teaching health literacy to physician assistant students. Health Lit Res Pract [Internet]. 2021;5(1):e70-e7. doi: https://doi.org/10.3928/24748307-20210201-01

Straw AM, Wicker E, Harper NG. Effect of peer instruction pedagogy on concept mastery in a first professional year pharmacy self-care course. Curr Pharm Teach Learn [Internet]. 2021;13(3):273-8. doi: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2020.10.002

Cortright RN, Collins HL, DiCarlo SE. Peer instruction enhanced meaningful learning: ability to solve novel problems. Adv Physiol Educ [Internet]. 2005;29:107-11. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00060.2004

Chisini LA, Conde MC, Alves AM, Costa FS. Flipped classroom and the use of role-play in the COVID-19 pandemic: challenges and learning. Braz J Oral Sci [Internet]. 2022;21:e225368. doi: https://doi.org/10.20396/bjos.v21i00.8665368

Bergmann J, Sams A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem.1th. Rio de Janeiro: LTC; 2019 [cited 2025 Jun 09]. Available from: https://www.scielo.br/j/epec/a/3KTJLqNJLmZzC3qfczL3L8d/?format=pdf

Caldwell JE. Clickers in the large classroom: current research and best-practice tips. CBE Life Sci Educ [Internet]. 2007;6(1):9-20. doi: https://doi.org/10.1187/cbe.06-12-0205

Lopes JL, Freitas MAO, Domingues TAM, Ohl RIB, Barros ALBL. Metodologia da problematização: estratégia de ensino para a aprendizagem do procedimento de terapia. Ciênc Cuid Saúde [Internet]. 2016;15(1):187-93. doi: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i1.26436

Lasry N, Mazur E, Watkins J. Peer instruction: from Harvard to the two-year college. Am J Phys [Internet]. 2008;76:1066. doi: https://doi.org/10.1119/1.2978182

Dale E. Edition of audio-visual methods in teaching [Internet]. 3th. NewYork: Dryden. 1969.

Ferraz A, Belhot R. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Prod [Internet]. 2010;17(2):421-31. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Grave, L. Q., Salvi, L. C., Costa, F. dos S., Grave, M. T. Q., & Chisini, L. A. (2025). Peer Instruction como estratégia ativa de aprendizagem em Odontologia. Brazilian Journal of Dental Education, 25, 2435 . https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2435

Edição

Seção

Artigos