Peer Instruction como estratégia ativa de aprendizagem em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2435Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Métodos de Ensino, Estudantes de OdontologiaResumo
A metodologia Peer Instruction foi proposta para transformar as práticas pedagógicas do programa de física de Harvard. Apesar de ter sido desenvolvido em 1991, esse método é pouco divulgado na literatura voltada para as ciências da saúde. Assim, este estudo tem como objetivo relatar e discutir a percepção de estudantes e professores de odontologia de uma universidade (cega para revisão por pares), que vem utilizando a metodologia Peer Instruction. A estratégia consiste em pequenas exposições debatidas seguidas de uma pergunta. Os alunos devem responder individualmente à questão de múltipla escolha, depois devem convencer os colegas porque sua resposta é a correta, apresentando argumentos e debatendo-os. Após a “Instrução por Pares”, há uma enquete. Quando menos de 30% dos alunos acertaram, o tema é explicado novamente. Entre 30 e 70%, o tema volta a ser debatido, com o grupo. Quando mais de 70% dos alunos acertaram, o tópico é finalizado brevemente. A partir dos relatos dos alunos foi possível perceber que a metodologia Peer Instruction pode ser utilizada como ferramenta ativa de ensino e aprendizagem nos cursos de odontologia. O método parece favorecer principalmente a atenção, o debate e a compreensão dos conceitos. Porém, a capacidade de resolução de problemas parece ser menos facilitada com a metodologia. A Peer instruction pode ser uma estratégia interessante para professores que buscam transformar suas aulas expositivas em abordagens ativas.
Referências
Noro LLRA, Farias-Santos BCS, Sette-de-Souza PH, Cruz RKS, Pinheiro IAG, Borges REA, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2015;15(1):2-11. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.146
Melo NB, Fernandes Neto J, Catão MHCV, Bento PM. Metodologia da Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas na Odontologia: análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas Reuniões da SBPqO. Rev ABENO [Internet]. 2017;17(2):60-7. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.413
Paula LM, Bezerra ACB. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil. Rev ABENO [Internet]. 2003 [cited 2025 Jun 09];3(1):7-14. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1458
San Martin AS, Chisini LLA, Martelli S, Sartori LRM, Ramos EC, Demarco FF. Distribuição dos cursos de Odontologia e de cirurgiões-dentistas no Brasil: uma visão do mercado de trabalho. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(1):63-73. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.399
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. 2022 [cited 2025 Jun 09]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf. 2002
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia e dá outras providências. Brasil: CNE/CES. 2021 [cited 2025 Jun 09]. Available from: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file 2021
Ribeiro-Silva ER, Amorim C, Aparicio-Herguedas JL, Batista P. Trends of active learning in higher education and students' well-being: a literature review. Front Psychol [Internet]. 2022;13:844236. Availabre from: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2022.844236/full
Jeong JS, Gonzalez-Gomez D. Editorial: cognitive, affective, behavioral, and multidimensional domain research in stem education: active approaches and methods towards Sustainable Development Goals (SDGs). Front Psychol [Internet]. 2022;13:881153. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.881153
Vieira MNCM, Pinto-Panúncio MP. A Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina [Internet]. 2015;48(3):241-8 [cited 2025 Jun 09]. Available from: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/104310
Mazur E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso; 2015.
Fujita JALDM, Mecena EH, Carmona EV, Shimo AKK. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Rev Port de Educação [Internet]. 2016;29(1):229-58. doi: https://doi.org/10.21814/rpe.5966
Reul MA, Lima ED, Irineu KN, Lucas R, Costa EMMB, Madruga RCR. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência. Rev ABENO [Internet]. 2016;16(2):62-8. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.241
Guedert DG, Lima P, Souza ESR, Carmona VCCG. The use of active methodologies for the teaching of human embryology: A systematic review. Anat Histol Embryol [Internet]. 2022;51(3):332-8. doi: https://doi.org/10.1111/ahe.12803
Crouch C, Mazur E. Peer instruction: ten years of experience and results. Am J Phys [Internet]. 2001;69(9):970-77. Available from: https://web.mit.edu/jbelcher/www/TEALref/Crouch_Mazur.pdf
Vickrey T, Rosploch K, Rahmanian R, Pilarz M, Stains M. Research-Based Implementation of Peer Instruction: a literature review. CBE Life Sci Educ [Internet]. 2015;69(9):14:1-11. doi: https://doi.org/10.1119/1.1374249
Crossgrove K, Curran KL. Using clickers in nonmajors- and majors-level biology courses: student opinion, learning, and longterm retention of course material. CBE Life Sci Educ [Internet]. 2008;7(1):146-54. doi: https://doi.org/10.1187/cbe.07-08-0060
Mitsuhashi T. The Effect of Peer Instruction Lectures on Learning Attitudes in Epidemiology Education. Acta Med Okayama [Internet]. 2021;75(5):601-9. doi: https://doi.org/10.18926/AMO/62773
Mohammad M, Viuff SL, Munch MW, Berg RMG. Peer instruction versus conventional group work-based teaching in a laboratory exercise on respiratory physiology: a randomized study. Adv Physiol Educ [Internet]. 2021;45(4):694-70. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00045.2021
Ruggeri B, Vega ABS, Liveris ML, Thomas EST, George ST, Hopp J. A strategy for teaching health literacy to physician assistant students. Health Lit Res Pract [Internet]. 2021;5(1):e70-e7. doi: https://doi.org/10.3928/24748307-20210201-01
Straw AM, Wicker E, Harper NG. Effect of peer instruction pedagogy on concept mastery in a first professional year pharmacy self-care course. Curr Pharm Teach Learn [Internet]. 2021;13(3):273-8. doi: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2020.10.002
Cortright RN, Collins HL, DiCarlo SE. Peer instruction enhanced meaningful learning: ability to solve novel problems. Adv Physiol Educ [Internet]. 2005;29:107-11. doi: https://doi.org/10.1152/advan.00060.2004
Chisini LA, Conde MC, Alves AM, Costa FS. Flipped classroom and the use of role-play in the COVID-19 pandemic: challenges and learning. Braz J Oral Sci [Internet]. 2022;21:e225368. doi: https://doi.org/10.20396/bjos.v21i00.8665368
Bergmann J, Sams A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem.1th. Rio de Janeiro: LTC; 2019 [cited 2025 Jun 09]. Available from: https://www.scielo.br/j/epec/a/3KTJLqNJLmZzC3qfczL3L8d/?format=pdf
Caldwell JE. Clickers in the large classroom: current research and best-practice tips. CBE Life Sci Educ [Internet]. 2007;6(1):9-20. doi: https://doi.org/10.1187/cbe.06-12-0205
Lopes JL, Freitas MAO, Domingues TAM, Ohl RIB, Barros ALBL. Metodologia da problematização: estratégia de ensino para a aprendizagem do procedimento de terapia. Ciênc Cuid Saúde [Internet]. 2016;15(1):187-93. doi: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v15i1.26436
Lasry N, Mazur E, Watkins J. Peer instruction: from Harvard to the two-year college. Am J Phys [Internet]. 2008;76:1066. doi: https://doi.org/10.1119/1.2978182
Dale E. Edition of audio-visual methods in teaching [Internet]. 3th. NewYork: Dryden. 1969.
Ferraz A, Belhot R. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Prod [Internet]. 2010;17(2):421-31. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015