Panorama brasileiro da formação em Odontologia Hospitalar
da graduação à pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2443Palavras-chave:
Equipe Hospitalar de Odontologia, Educação em Odontologia, Educação de Pós-Graduação em OdontologiaResumo
O objetivo deste estudo foi apresentar um panorama detalhado sobre o ensino de Odontologia Hospitalar (OH) nas diferentes regiões do Brasil, desde a graduação até a pós-graduação. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, quantitativo e transversal. A coleta de dados foi realizada no site do Ministério da Educação (MEC), para catalogar os cursos de Odontologia no Brasil, seguida pela análise das matrizes curriculares nos sites das Instituições de Ensino Superior (IES). O site do Conselho Federal de Odontologia (CFO) foi utilizado para reunir informações sobre o número de cirurgiões-dentistas (CDs), especialistas em OH e cursos de especialização em OH nas diversas regiões. Foram analisadas 407 IES, das quais 136 ofereciam o componente curricular de OH (33,4%), majoritariamente como componente obrigatório (78,5%), com carga horária superior a 30 horas (88,5%). O conteúdo é predominantemente teórico (53,4%) e mais comum no 9º semestre (36,5%). A região Sudeste abriga o maior número de CDs (49,3%) e especialistas em OH (53,2%), além de concentrar a maior quantidade de cursos de especialização na área (35,4%). Observa-se uma limitada inserção da OH como componente curricular nas IES brasileiras, o que pode contribuir para o reduzido número de especialistas na área. A maior oferta de componentes curriculares e cursos de especialização concentra-se na região Sudeste, refletindo diretamente na maior presença de profissionais especialistas em OH nessa região.
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