Seção temática 21(1) - Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica
A presente seção temática busca estimular professores e pesquisadores a apresentarem estudos sobre o estado da arte do desenvolvimento do estágio supervisionado e de outras ações no Sistema Único de Saúde pelos cursos de Odontologia, considerando os diferentes níveis de atenção.
As Diretrizes Curriculares Nacionais enfatizam a necessidade de articulação das Instituições de Ensino Superior com o sistema público de saúde, em coerência com a previsão constitucional do papel preponderante do Sistema Único de Saúde na ordenação da formação de recursos humanos.
Formar no Sistema Único de Saúde significa criar situações de aprendizagem nos mais diferentes níveis de complexidade, passando da abordagem centrada na promoção em saúde até a reabilitação; do processo de trabalho em equipe interprofissional aos procedimentos de assistência especializada; do atendimento humanizado à resposta às situações de urgência odontológica; do planejamento em saúde à prevenção de problemas bucais e diagnóstico precoce. Enfim, permitir que todos compreendam como a articulação saúde-educação pode contribuir para o fortalecimento da defesa da cidadania e dos direitos sociais.
Portanto, formar no Sistema Único de Saúde significa proporcionar ao aluno, ao professor, aos profissionais de saúde e à comunidade as mais distintas possibilidades de contemplar os maiores avanços científicos a serviço da melhoria da condição de vida da população.
Para que esses pressupostos sejam alcançados, na presente seção temática serão priorizadas abordagens teóricas, epistemológicas e metodológicas baseadas em investigação original que interligue a formação em Odontologia, a pesquisa acadêmica e a relação com os serviços públicos de saúde. Relatos de experiências que retratem, a partir dos serviços ou dos cursos de Odontologia, a integração ensino-serviço-comunidade também serão aceitos.
Os eixos centrais dos artigos deverão, portanto, privilegiar as seguintes abordagens:
(i) Estágio supervisionado no Sistema Único de Saúde
(ii) Atenção básica como indutora da formação generalista
(iii) Papel dos Centros de Especialidades Odontológicas como referência na Atenção secundária
(iv) Integração ensino-serviço-comunidade e a formação em Odontologia
Prazo e forma de submissão: Os artigos devem ser submetidos no portal da revista (http:// revabeno.emnuvens.com.br/) até 30/06/2021 (prorrogado para 15/07), selecionando a seção “Formação no SUS" entre as opções disponíveis.
Organizadores:
Luiz Noro (DOD-UFRN), editor associado para esta seção
Fabiana Schneider Pires (FO-UFRGS), editora associada para esta seção