Visitas domiciliares: vivenciando o emprego das diretrizes curriculares na odontologia, da teoria à pratica

Autores

  • Leomar Emanuel Almeida Mecca Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Renata Terumi Jitumori Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pauline Friederike Warkentin Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Márcia Helena Baldani Pinto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pollyanna Kássia de Oliveira Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.101

Palavras-chave:

Visita Domiciliar, Atenção Primária à Saúde, Aprendizagem baseada em problemas.

Resumo

Desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ/Saúde), associado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), tem oportunizado a realização de estágios-vivência em equipes multiprofissionais, com a iniciativa de consolidar a integração ensino-serviço-comunidade. Em relação à Odontologia, os acadêmicos petianos têm tido a oportunidade de conviver com colegas de outros cursos de graduação e de vislumbrar a integralidade do cuidado e demais princípios do SUS na prática. Uma das atividades dos grupos PET-Saúde são as visitas domiciliares na comunidade assistida pela Estratégia Saúde da Família (ESF) local. Tais visitas têm propiciado o exercício das competências preconizadas    pelas    Diretrizes    Curriculares Nacionais para os acadêmicos de odontologia. Este trabalho apresenta a vivência dos acadêmicos nas visitas domiciliares e relata como dois casos clínicos singulares permitiram aos  acadêmicos  envolvidos o exercício do perfil generalista e humanista e a capacitação de atuar multiprofissionalmente. Reconhecendo a realidade social dos pacientes, buscou-se explicar a importância do tratamento e os procedimentos que seriam realizados, obtendo-se sucesso nas intervenções. As visitas domiciliares como uma das estratégias de trabalho do PRO/PET-Saúde na UEPG permitiram a convivência com situações socioeconômicas distintas, o entendimento do contexto social vivido pelas famílias e a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido no curso. Os programas PRO/PET-Saúde na UEPG têm se mostrado como importantes ferramentas para o desenvolvimento de competências e habilidades e estímulo para a inserção futura dos egressos no Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomar Emanuel Almeida Mecca, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em odontologia e participante do PET- Saúde

Renata Terumi Jitumori, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em odontologia e participante do PET- Saúde

Pauline Friederike Warkentin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em odontologia e participante do PET- Saúde

Márcia Helena Baldani Pinto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, coordenadora do curso de Odontologia

Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, coordenadora do PRÓ-PET/Saúde

Referências

Albuquerque ABB, Bosi MLM. Visita domiciliar no âmbito da estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad de Saúde Pública. 2009; 25(5): 1103 – 12.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação.Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde : objetivos, implementação e desenvolvimento potencial / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília: Ministério da Saúde [Internet]. 2007 [citado em 6 out 2013]. Disponível em: http://prosaude.org/publicacoes/pro_saude1.pdf.

BRASIL, Ministério da Saúde. Programa Agentes Comunitários de Saúde- PACS. 2001:40.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. 2011 [citado em 15 jan 2014]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35306

Dias AML. Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física [Internet]. 2009 Ago [citado em 9 out 2013]; 1(1):37-52. Disponível em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/1946/1266.

Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de Fevereiro de 2002 [citado em 15 jan 2014]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.

Fadel CB, Moura AMG, Bittencour ME. Visitas domiciliares no programa de agentes comunitários de saúde: a análise de um grupo de usuários do sistema único de saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. 2011; 13(2):62-67.

Fazenda ICA. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus; 1995.

Holanda ALF, Barbosa AAA, Brito WGB, Reflexões acerca da atuação do agente comunitário de saúde nas ações de saúde bucal.Ciência e saúde coletiva Rio de Janeiro 2009; 1507-1512

Morita MC, Codato LAB, Higasi MS, Kasai MLH. Visita domiciliar: espaço de aprendizagem na graduação em Odontologia. Revista de Odontologia da UNESP 2010;39(2):75-79.

Souza Neto ACS, Almeida AL, Santos Junior PR, Novaes IM. Vivência da odontologia no PET-Saúde da Família da UFAL. Aprendizado de ações coletivas baseado no ensino-pesquisa-extensão acadêmicos. ABENO. 2011; 11(1):16-18.

Sobrinho TAO, Medeiros CPP, Maia MR, Reis TC, Miranda LP, Costa PF. Integração Acadêmica e Multiprofissional no PET-Saúde: Experiências e Desafios. ABENO. 2011;11(1):39-42.

Takahashi RF, Oliveira MAC. A visita domiciliária no contexto da saúde da família. In: BRASIL. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Universidade de São Paulo. Ministério da Saúde. Manual de enfermagem. Brasília: Ministerial da Saúde, 2001;135:43 -46.

Downloads

Publicado

17-03-2014

Como Citar

Mecca, L. E. A., Jitumori, R. T., Warkentin, P. F., Pinto, M. H. B., & Borges, P. K. de O. (2014). Visitas domiciliares: vivenciando o emprego das diretrizes curriculares na odontologia, da teoria à pratica. Revista Da ABENO, 13(2), 62–68. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.101

Edição

Seção

Artigos Pró - Pet