Visitas domiciliares: vivenciando o emprego das diretrizes curriculares na odontologia, da teoria à pratica
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.101Palavras-chave:
Visita Domiciliar, Atenção Primária à Saúde, Aprendizagem baseada em problemas.Resumo
Desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ/Saúde), associado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), tem oportunizado a realização de estágios-vivência em equipes multiprofissionais, com a iniciativa de consolidar a integração ensino-serviço-comunidade. Em relação à Odontologia, os acadêmicos petianos têm tido a oportunidade de conviver com colegas de outros cursos de graduação e de vislumbrar a integralidade do cuidado e demais princípios do SUS na prática. Uma das atividades dos grupos PET-Saúde são as visitas domiciliares na comunidade assistida pela Estratégia Saúde da Família (ESF) local. Tais visitas têm propiciado o exercício das competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os acadêmicos de odontologia. Este trabalho apresenta a vivência dos acadêmicos nas visitas domiciliares e relata como dois casos clínicos singulares permitiram aos acadêmicos envolvidos o exercício do perfil generalista e humanista e a capacitação de atuar multiprofissionalmente. Reconhecendo a realidade social dos pacientes, buscou-se explicar a importância do tratamento e os procedimentos que seriam realizados, obtendo-se sucesso nas intervenções. As visitas domiciliares como uma das estratégias de trabalho do PRO/PET-Saúde na UEPG permitiram a convivência com situações socioeconômicas distintas, o entendimento do contexto social vivido pelas famílias e a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido no curso. Os programas PRO/PET-Saúde na UEPG têm se mostrado como importantes ferramentas para o desenvolvimento de competências e habilidades e estímulo para a inserção futura dos egressos no Sistema Único de Saúde.
Downloads
Referências
Albuquerque ABB, Bosi MLM. Visita domiciliar no âmbito da estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad de Saúde Pública. 2009; 25(5): 1103 – 12.
BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação.Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde : objetivos, implementação e desenvolvimento potencial / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília: Ministério da Saúde [Internet]. 2007 [citado em 6 out 2013]. Disponível em: http://prosaude.org/publicacoes/pro_saude1.pdf.
BRASIL, Ministério da Saúde. Programa Agentes Comunitários de Saúde- PACS. 2001:40.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. 2011 [citado em 15 jan 2014]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35306
Dias AML. Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física [Internet]. 2009 Ago [citado em 9 out 2013]; 1(1):37-52. Disponível em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/1946/1266.
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de Fevereiro de 2002 [citado em 15 jan 2014]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.
Fadel CB, Moura AMG, Bittencour ME. Visitas domiciliares no programa de agentes comunitários de saúde: a análise de um grupo de usuários do sistema único de saúde. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. 2011; 13(2):62-67.
Fazenda ICA. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus; 1995.
Holanda ALF, Barbosa AAA, Brito WGB, Reflexões acerca da atuação do agente comunitário de saúde nas ações de saúde bucal.Ciência e saúde coletiva Rio de Janeiro 2009; 1507-1512
Morita MC, Codato LAB, Higasi MS, Kasai MLH. Visita domiciliar: espaço de aprendizagem na graduação em Odontologia. Revista de Odontologia da UNESP 2010;39(2):75-79.
Souza Neto ACS, Almeida AL, Santos Junior PR, Novaes IM. Vivência da odontologia no PET-Saúde da Família da UFAL. Aprendizado de ações coletivas baseado no ensino-pesquisa-extensão acadêmicos. ABENO. 2011; 11(1):16-18.
Sobrinho TAO, Medeiros CPP, Maia MR, Reis TC, Miranda LP, Costa PF. Integração Acadêmica e Multiprofissional no PET-Saúde: Experiências e Desafios. ABENO. 2011;11(1):39-42.
Takahashi RF, Oliveira MAC. A visita domiciliária no contexto da saúde da família. In: BRASIL. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Universidade de São Paulo. Ministério da Saúde. Manual de enfermagem. Brasília: Ministerial da Saúde, 2001;135:43 -46.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).