Estudantes de graduação como multiplicadores e facilitadores de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem sobre sistema radiográfico digital

Autores

  • Rafaela Longaray Mazim
  • Maximiliano Reidel
  • Heraldo Luís Dias da Silveira
  • Mariana Boessio Vizzotto
  • Priscila Fernanda da Silveira Tiecher
  • Nádia Assein Arús UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.1013

Palavras-chave:

Radiografia Dentária. Radiografia Digital. Ensino. Odontologia.

Resumo

Este relato objetiva apresentar uma metodologia em cinco etapas adotada para capacitar a comunidade docente e discente no uso de um sistema radiográfico digital, e ressaltar a importância do estudante de graduação como facilitador e multiplicador no processo ensino-aprendizagem. Dois estudantes foram selecionados para atuarem como facilitadores neste processo e multiplicadores de conhecimento em relação ao sistema radiográfico. Esses acadêmicos, juntamente com os professores de radiologia, participaram de reuniões com a direção e técnicos administrativos para a definição dos objetivos (etapa 1), organizaram material didático (etapa 2), elaboraram atividades teórico-práticas de 2 horas para os alunos das clínicas e professores (etapa 3), acompanharam, por um semestre, a etapa de implementação do sistema no Hospital de Ensino Odontológico (etapa 4), e aplicaram a avaliação do uso do sistema digital (etapa 5). Duas disciplinas clínicas, seus alunos e professores, foram escolhidos para vivenciar a etapa de implementação. No término do semestre, foi realizada uma enquete que avaliou a usabilidade do sistema. Como resultado, 176 estudantes e 12 professores participaram das atividades teórico-práticas. Na etapa de implementação, participaram 68 discentes e 34 professores. A avaliação da usabilidade respondida pelos alunos e professores que utilizaram o sistema foi de 73,35 e 79,37, respectivamente. A implementação do sistema digital proposta ocorreu de forma adequada. A vivência dos estudantes de graduação nas diferentes etapas do projeto, da problematização do tema, da execução do seu trabalho de forma colaborativa, e aplicação de soluções por eles elaboradas contribuiu na formação de profissionais sempre abertos às mudanças de maneira crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(1) Hintze H, Wenzel A. Influence of the validation method on diagnostic accuracy for caries. A comparison of six digital and two conventional radiographic systems. Dentomaxillofac Radiol. 2002;31(1):44-9.

(2) Eskandarloo A, Yousefi A, Soheili S, Ghazikhanloo K, Amini P, Mohammadpoor H. Evaluation of the effect of light and scanning time delay on the image quality of intraoral photostimulable phosphor plates. Open Dent J. 2017;11(2):690-700.

(3) Yaghooti Khorasani MM, Ebrahimnejad H. Comparison of the accuracy of conventional and digital radiography in root canal working length determination: An invitro study. J Dent Res Dent Clin Dent Prospects. 2017;11(3):161-5.

(4) Dehghani M, Barzegari R, Tabatabai H, Ghanea S. Diagnostic value of conventional and digital radiography for detection of cavitated and non-cavitated proximal caries. J Dent (Tehran). 2017;14(1):21-30.

(5) Mesgarani A, Haghanifar S, Ehsani M, Yaghub SD, Bijani A. Accuracy of conventional and digital radiography in detecting external root resorption. Iran Endod J. 2014;9(4):241-5.

(6) Mazim RL, Silveira PF, Santos THG. Implementação do sistema digital intrabucal na Faculdade de Odontologia da UFRGS: a participação ativa dos bolsistas PAG. XIV Salão de Ensino da UFRGS; 2018. [Cited Feb. 7, 2020]. Available at: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/192610.

(7) MeasuringU: Measuring usability with the System Usability Scale (SUS). [Cited Feb. 7, 2020]. Available at: https://measuringu. com/sus/.

(8) Berbel NAN. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface (Botucatu). 1998; 2:139-54. A

(9) Araújo VC, Araújo RCBF, Scheffer AMM. Discutindo aprendizagem e desenvolvimento da criança à luz do referencial histórico-cultural. Vertentes. 2009; 33:1-12.

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

Mazim, R. L., Reidel, M., Silveira, H. L. D. da, Vizzotto, M. B., Tiecher, P. F. da S., & Arús, N. A. (2020). Estudantes de graduação como multiplicadores e facilitadores de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem sobre sistema radiográfico digital. Revista Da ABENO, 20(1), 157–164. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.1013

Edição

Seção

Artigos