Modelo de teleducação sobre cuidados com a saúde oral do idoso usuário de prótese total dental
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.102Palavras-chave:
idoso, prótese total dentária, teleducação, higiene oral.Resumo
Foi desenvolvido, aplicado e avaliado um modelo educacional interativo para explicar sobre os cuidados com a prótese total dentária e a saúde oral dos idosos. Este modelo foi implementado na cidade de Tatuí, no interior do Estado de São Paulo, Brasil. Dois grupos (A - representantes da comunidade e B - idosos) participaram desse estudo. O Grupo A foi treinado a partir do uso de uma estratégia educacional que incluiu objetos digitais de aprendizagem, infográficos, vídeos motivacionais educacionais e um ambiente interativo na web. Após o término do curso, o Grupo A ensinou aos idosos do Grupo B. Como resultado, após 06 meses de monitoramento, 96,2% dos participantes do Grupo A afirmaram ter um dado para melhor algum hábito de cuidado com sua boca, 84,6% ensinaram alguém sobre o que aprenderam e 65,4% realizaram atividades em suas comunidades. No Grupo B, dos idosos, 93,2% afirmaram ter aprendido algo novo, 83,3% disseram ter melhorado o cuidado com a saúde oral e 76,4% acabaram igualmente ensinando alguém sobre o que aprenderam. As ferramentas digitais educacionais e os recursos de teleducação mostraram-se eficientes. Os participantes mudaram seus hábitos positivamente e melhoraram seus conhecimentos sobre cuidados com a saúde oral. A perspectiva é a aplicação destes recursos educacionais interativos e o modelo de teleducação em apoio à atenção primária, e em atividades em que se aplica a teleducação para difundir conhecimento sobre cuidados em saúde oral e atenção à saúde dos idosos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).