Percepção do acadêmico frente ao atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais

Autores

  • Valéria Araújo Porto Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Paula Vitória Bido Gellen Centro Universitário Luterano de Palmas https://orcid.org/0000-0003-3158-1525
  • Mariana Araújo dos Santos Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Marlon Brendo Silva Benigno Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Tassia Silvana Borges Centro Universitário Luterano de Palmas https://orcid.org/0000-0002-0983-5261

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1027

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Assistência Odontológica, Recursos Humanos em Odontologia

Resumo

Pessoas com necessidades especiais são definidas como indivíduos que apresentam alguma condição que implica em hábitos e modos de vida diferenciados. Atualmente esse público compõe parte significante da sociedade, tornando imprescindível a criação de programas que facilitem o atendimento e tornem os profissionais capacitados para a resolução das condições diagnosticadas nesses pacientes. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos acadêmicos de Odontologia frente ao atendimento dos pacientes com necessidades especiais dentro do Projeto de Extensão “Um Sorriso Especial”. Este estudo apresentou um delineamento qualitativo, e foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com os 18 discentes de Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas, no início e ao final da participação no projeto. Todos os dados foram coletados durante 2017/2 e 2018/1, sendo transcritos e analisados para apresentação dos resultados. As questões abordavam a respeito do conhecimento em relação a pessoas com deficiência, a motivação para participar do projeto e os sentimentos norteadores dos atendimentos. Os resultados mostraram, em sua maioria, mudanças positivas nos discentes, pois modificaram suas opiniões acerca do conceito de uma pessoa com deficiência, seus sentimentos antecedentes aos atendimentos, acrescendo sentimentos de gratidão e realização, além da maior percepção sobre a importância do projeto na formação acadêmica. Portanto, conclui-se que a experiência no atendimento às pessoas com necessidades especiais dentro da graduação contribui para a formação de um profissional mais completo nos aspectos técnicos e humanos.

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Biografia do Autor

Valéria Araújo Porto, Centro Universitário Luterano de Palmas

Graduada em Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas/TO.

Paula Vitória Bido Gellen, Centro Universitário Luterano de Palmas

Graduando(a) em Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas/TO.

Mariana Araújo dos Santos, Centro Universitário Luterano de Palmas

Graduando(a) em Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas/TO.

Marlon Brendo Silva Benigno, Centro Universitário Luterano de Palmas

Graduando(a) em Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas/TO.

Tassia Silvana Borges, Centro Universitário Luterano de Palmas

Doutora em Odontologia, Professora, Centro Universitário Luterano de Palmas/TO.

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Publicado

12-05-2022

Como Citar

Porto, V. A., Gellen, P. V. B., Santos, M. A. dos, Benigno, M. B. S., & Borges, T. S. (2022). Percepção do acadêmico frente ao atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais. Revista Da ABENO, 22(2), 1027. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1027

Edição

Seção

Artigos