Análise bioquímica da saliva de pacientes com deficiência cognitiva e física como estratégia de aula prática de Bioquímica no curso de Odontologia

Autores

  • Antonio Hernandes Chaves-Neto Professor (a) Assistente Doutor (a) da Disciplina de Bioquímica do Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FOA/UNESP Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, SBFIs, da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - FOA/UNESP https://orcid.org/0000-0001-6481-5506
  • Maria Flávia Marques Ribeiro Professora Titular do Instituto de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS https://orcid.org/0000-0002-2265-7332
  • Ana Cláudia de Melo Stevanato Nakamune Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp, Faculdade de Odontologia de Araçatuba https://orcid.org/0000-0001-5098-8406

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1029

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino. Educação em Odontologia. Bioquímica. Saliva.

Resumo

Diante da importância do ensino de Bioquímica na formação do futuro cirurgião-dentista, o objetivo é apresentar uma estratégia pedagógica que possibilita a articulação dos conceitos moleculares básicos da disciplina no entendimento da complexidade das doenças bucais e sistêmicas, por meio da análise bioquímica da saliva de pacientes com deficiência cognitiva e física do Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba- Universidade Estadual Paulista (UNESP). Para tanto, grupos de cinco estudantes realizaram as análises na saliva, coletada por um cirurgião-dentista do CAOE. Imediatamente após a coleta, foi determinado o fluxo salivar, pH e a capacidade tamponante. Na sequência, a saliva foi centrifugada, fracionada e armazenada a -20 °C até o momento das análises bioquímicas. Durante as aulas práticas, realizaram-se os seguintes ensaios, utilizando kits comerciais: proteína total, α-amilase, fosfatase alcalina, ácido úrico, glicose, aspartato aminotransferase, cálcio e fósforo. Ao final do ano letivo, os estudantes apresentaram relatório contextualizando os resultados com a saúde bucal e sistêmica do paciente. Plantões de dúvidas com monitores e professores auxiliaram na interpretação da ficha de anamnese e nas correlações dos parâmetros clínicos bucais e sistêmicos. Para os estudantes ingressantes, foi a primeira oportunidade de integrar o conhecimento teórico às condições clínicas de um paciente. Conclui-se que a estratégia adotada é viável e pode beneficiar educadores que buscam alternativas que permitam a integração das ciências básicas e clínicas ao ensino de Bioquímica para a Odontologia.

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Publicado

10-11-2020

Como Citar

Chaves-Neto, A. H., Ribeiro, M. F. M., & Nakamune, A. C. de M. S. (2020). Análise bioquímica da saliva de pacientes com deficiência cognitiva e física como estratégia de aula prática de Bioquímica no curso de Odontologia. Revista Da ABENO, 20(2), 137–146. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1029

Edição

Seção

Artigos