Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto

Autores

  • Carolina Dea Bruzamolin Universidade Positivo.
  • Eduarda Ravanello Cardoso Universidade Positivo.
  • Stéffany dos Anjos Francisco Universidade Positivo.
  • Carlos Roberto Botelho-Filho Universidade Positivo.
  • Marilisa Carneiro Leão Gabardo Universidade Positivo.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1040

Palavras-chave:

Materiais de Ensino. Odontologia. Realidade Virtual.

Resumo

O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem vem sendo amplamente difundido em muitas instituições de ensino e a Odontologia não foge desse contexto. Além de trazer aos estudantes uma visão mais global, oferece mais autonomia individual e consciência coletiva, uma vez que o trabalho mais ativo, com problematizações, é benéfico para o desenvolvimento dos mesmos. Frente a isso, aqui é relatada a experiência da produção de um vídeo em 360º, de uma situação rotineira em Odontologia: o preparo do paciente e a lavagem das mãos em centro cirúrgico. O material elaborado se propõe a servir como ferramenta para que o estudante possa assisti-lo previamente às práticas subsequentes, pois assim terá a possibilidade de estar mais adaptado, o que parece favorecer a execução de algumas atividades odontológicas. A ferramenta aqui apresentada é um recurso novo que pode ser combinado com métodos tradicionais de ensino e seu impacto deve ser avaliado.

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Biografia do Autor

Marilisa Carneiro Leão Gabardo, Universidade Positivo.

PhD. Professora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia

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Publicado

10-11-2020

Como Citar

Bruzamolin, C. D., Cardoso, E. R., Francisco, S. dos A., Botelho-Filho, C. R., & Gabardo, M. C. L. (2020). Uso de realidade virtual no ensino da Odontologia: um projeto piloto. Revista Da ABENO, 20(2), 131–136. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1040

Edição

Seção

Artigos