Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva

Autores

  • Geraldo Magela Pereira
  • Diele Carine Barreto Arantes
  • José Flávio Batista Gabrich Giovannini
  • Júnia Noronha Carvalhais Amorim
  • Santuza Maria de Souza Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.116

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Ensino. Avaliação Educacional.

Resumo

Para a melhoria da qualidade da educação superior e a orientação da expansão do número de Instituições de Ensino Superior (IESs), criou-se, em 14 de abril de 2004, o SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que representou um avanço significativo na avaliação dos cursos e das IESs, na medida em que permitiu estabelecer padrões
de qualidade para a educação superior. O aprimoramento
do processo avaliativo apresenta forte tendência para a busca de consonância entre o olhar do avaliador e os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do curso a ser avaliado. Esse aprimoramento motiva a criação de ferramentas internas que contemplem as particularidades de cada curso e visem
a excelência no processo formativo do discente. Baseado nessas necessidades, a Comissão de Avaliação do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva elaborou um instrumento para avaliação da evolução do desempenho dos discentes. Essa ferramenta, composta por questões de memorização, análise de dados e elaboração de raciocínios,
procurou abranger os diferentes momentos do curso, contemplando conteúdos de conhecimentos básicos,
técnicos e articulados. Nesse artigo são apresentadas
análises detalhadas dos resultados da avaliação diagnóstica. Constatou-se que a avaliação proporciona contínuo aperfeiçoamento e produz conhecimento que alicerça as tomadas de decisões pelo Núcleo Docente Estruturante. Dentro desse contexto, a Ferramenta Diagnóstica do curso de
Odontologia se torna fundamental para o alcance da excelência no processo formativo do discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Magela Pereira

Professor Titular do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva

Diele Carine Barreto Arantes

Coordenadora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva

José Flávio Batista Gabrich Giovannini

Professor Adjunto do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva

Downloads

Como Citar

Pereira, G. M., Arantes, D. C. B., Giovannini, J. F. B. G., Amorim, J. N. C., & Mendonça, S. M. de S. (2014). Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva. Revista Da ABENO, 12(2), 142–146. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.116

Edição

Seção

Artigos