Avaliação da percepção dos alunos da disciplina de endodontia sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Uso do questionário de auto-avaliação COLLES

Autores

  • Ivana Maria Zaccara Cunha-Araújo
  • Juan Ramon Salazar-Silva
  • Fábio Luiz Cunha D’Assunção
  • Ângelo Brito Pereira de Melo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.119

Palavras-chave:

Educação à Distância. Materiais de Ensino. Ensino. Educação em Odontologia. Endodontia.

Resumo

A Disciplina de Endodontia I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) implantou a partir da turma 2008.1, o sistema de gerenciamento de cursos, mediante Plataforma Moodle. Ao final do período é empregado um questionário de avaliação disponível no ambiente Moodle. O objetivo deste trabalho foi analisar os resultados do questionário COLLES do tipo “experiência efetiva”, aplicados aos 57 alunos das turmas 2008.2 e 2009.1 da disciplina de Endodontia I. O
questionário COLLES permite avaliar os quesitos: Relevância, Reflexão Crítica, Interação, Apoio dos Tutores, Apoio dos Colegas e Compreensão. A partir das respostas obtidas foram gerados gráficos com resultados numéricos que posteriormente foram analisados quantitativamente. Os resultados revelaram excelente relevância em que 73,6% dos alunos relatam a importância do aprendizado para prática da
profissão e 68,4% demonstraram a melhora no seu desempenho. Já em relação à reflexão crítica, 41%
refletem criticamente com frequência sobre os conteúdos do curso e 43,8% refletem sobre como está sendo o seu aprendizado. A interatividade entre os alunos apresenta-se deficiente, pois uma pequena parcela (21%) se dispõe a explicar suas ideias aos outros participantes. No apoio dos tutores, apresentou frequente estímulo a reflexão e encorajamento à participação; já no apoio entre os colegas, houve baixa frequência de elogio e estima as contribuições. Os alunos também apresentaram frequente compreensão
das mensagens dos participantes (50,8%) e dos tutores (57,8%). Conclui-se que existe necessidade de estimular o apoio entre os alunos e interação de suas ideias para que haja um melhor aproveitamento dentro do meio de ensino à distância. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Cunha-Araújo, I. M. Z., Salazar-Silva, J. R., D’Assunção, F. L. C., & Melo, Ângelo B. P. de. (2014). Avaliação da percepção dos alunos da disciplina de endodontia sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Uso do questionário de auto-avaliação COLLES. Revista Da ABENO, 12(2), 163–169. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.119

Edição

Seção

Artigos