Avaliação curricular na educação superior em odontologia: discutindo as mudanças curriculares na formação em saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.120Palavras-chave:
Avaliação Curricular. Currículo. Ensino Odontológico. Ensino Superior.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o desenvolvimento do processo de mudanças curriculares na formação superior em Odontologia em uma Universidade Federal no Sul do Brasil. O método de investigação foi predominantemente qualitativo (estudo de caso). Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes do 1º ao 10º semestre do curso. A coleta de dados envolveu a análise de documentos e aplicação
de questionário semiestruturado. Os dados objetivos foram analisados pelo software estatístico SPSS versão 18.0 e os relatos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Participaram do estudo 360 estudantes (taxa de resposta 88,5%), sendo a maioria mulheres (69,2%), jovens (58,1% com idade entre 17 a 22 anos), solteiros (96,4%) e sem filhos (98,3%). Grande parte dos estudantes acredita estar recebendo uma sólida formação para atuar no mercado de
trabalho e mostrou-se satisfeito com o curso. Como potencialidades, os estudantes destacaram o atual
currículo que enfatiza a humanização da saúde e os ganhos na formação com o período dos estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde.
Fragilidades foram apontadas em alguns aspectos da integração curricular e em relação ao processo de avaliação das aprendizagens. Recomenda-se a avaliação do currículo, de modo contínuo e formador, permitindo sua transformação/reconstrução no curso de seu desenvolvimento.
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