Aceitação de tecnologia por professores e adesão de alunos de graduação em Odontologia a aulas virtuais durante a pandemia COVID-19

Autores

  • Juliana Paiva Marques Lima Rolim Centro Universitário CHRISTUS
  • Raimundo Antonio de Lima Praxedes Neto Centro Universitário Christus
  • Ramille Araújo Lima Centro Universitáro Christus
  • Clarissa Pessoa Fernandes Forte Centro Universitário Christus
  • Maurício Ítalo Silva Teófilo Centro Universitário Christus
  • Maria Elisa Quesado Lima Verde
  • Renata Mota Rodrigues Bitu Sousa Centro Universitário Christus
  • Fabrício Bitu Sousa Centro Universitário Christus
  • Paulo Goberlânio de Barros Silva Centro Universitário Christus

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1222

Palavras-chave:

COVID-19, Educação, Multimeio Educacional, Informática Odontológica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a aceitação da tecnologia por professores e a adesão dos alunos de odontologia ao ensino virtual durante o período de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus (COVID-19). Este foi um estudo transversal observacional retrospectivo que envolveu a opinião anônima de professores de escolas de odontologia. Após cada aula virtual, os professores preencheram um questionário sobre as atividades remotas (identificação da disciplina, método utilizado, número de alunos, satisfação do professor e questionário do modelo de aceitação de tecnologia) realizado entre 18 de março e 18 de maio (60 dias de virtualização das aulas teóricas durante a interrupção das aulas presenciais). Este estudo mostrou uma boa aceitabilidade desta tecnologia de aprendizagem pelos professores (pontuação TAM 81,82 ± 11,79). Durante a pandemia, aulas de videoconferência ao vivo (n = 632, 63,6%) foram o método de ensino preferido pelos professores, seguido por vídeo aulas previamente gravadas (n = 403, 40,5%). A aceitabilidade dos professores esteve fortemente associada à percepção da qualidade da interação (p <0,001). A maior participação dos alunos foi significativamente associada às aulas de videoconferência (p = 0,019). A disponibilidade prévia de artigos ou documentos para estudo (p = 0,028) e a ausência de complicações tecnológicas durante as aulas virtuais (p = 0,003) aumentaram significativamente a aceitabilidade. Concluindo, a tecnologia da aula virtual usada durante o período pandêmico do COVID-19 foi bem aceita pelos professores de uma faculdade de odontologia e teve boa aderência dos alunos, principalmente nas aulas de videoconferência.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Rolim, J. P. M. L., Praxedes Neto, R. A. de L., Lima, R. A., Forte, C. P. F., Teófilo, M. Ítalo S., Verde, M. E. Q. L., Sousa, R. M. R. B., Sousa, F. B., & Silva, P. G. de B. (2021). Aceitação de tecnologia por professores e adesão de alunos de graduação em Odontologia a aulas virtuais durante a pandemia COVID-19. Revista Da ABENO, 21(1), 1222. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1222

Edição

Seção

Artigos