Impacto da COVID-19 na educação odontológica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1225

Palavras-chave:

Educação Odontológica. Pandemia. Infecções por Coronavírus. Educação a Distância. Saúde Bucal.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto e as estratégias de funcionamento que os cursos de graduação em Odontologia no Brasil adotaram durante a pandemia da COVID-19. Uma pesquisa eletrônica foi realizada entre os meses de maio e junho de 2020. Todos os coordenadores dos cursos de Odontologia do Brasil foram contatados via e-mail e convidados a responder um questionário online formado por oito perguntas, baseadas em quatro domínios: suspensão de atividades acadêmicas, atividades mantidas, alternativas de ensino oferecidas e planejamento de mudanças pós-pandemia. A taxa de resposta foi analisada pela estratificação por natureza jurídica, resultado da avaliação nacional de desempenho e tempo de criação dos cursos. Os dados das respostas dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva e expressos como frequência absoluta ou relativa. De um total de 481 cursos, 230 responderam ao questionário (47,8%). A taxa de resposta foi de 100% dos cursos públicos e de 40,8% dos privados. A maioria dos cursos (83,3%) suspendeu todas as atividades presenciais e uma pequena parcela manteve apenas os atendimentos de urgência. Poucos cursos cursos suspenderam totalmente as atividades (16,7%), enquanto a maioria manteve as atividades teóricas via salas virtuais (Google Meet ou Hangouts, Zoom ou Microsoft Teams). Grande parte dos cursos (50%) estão viabilizando discussões para garantir a formatura dos concluintes e 30% estão adotando meios alternativos de avaliação dos estudantes. O planejamento para o retorno das atividades envolve principalmente adaptações nos protocolos de atendimentos clínicos (86,3%) e de distanciamento social (82,4%). A pandemia teve impacto direto no funcionamento dos cursos de Odontologia brasileiros, ocasionando a paralisação total das atividades práticas e migração das atividades teóricas para salas virtuais.

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Biografia do Autor

Emílio Carlos Sponchiado-Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Faculdade de Odontologia da UFAM

Walbert de Andrade Vieira, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

Department of Restorative Dentistry, Division of Endodontics, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

Larissa da Costa e Silva, Dental School, Federal University of Amazonas

Division of Endodontics, Dental School, Federal University of Amazonas

Caio Cezar Randi Ferraz, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

Department of Restorative Dentistry, Division of Endodontics, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

José Flávio Affonso de Almeida, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

Department of Restorative Dentistry, Division of Endodontics, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

Department of Restorative Dentistry, Division of Endodontics, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

Adriana de-Jesus-Soares, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

Department of Restorative Dentistry, Division of Endodontics, Piracicaba Dental School, State University of Campinas

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Sponchiado-Júnior, E. C., Vieira, W. de A., Silva, L. da C. e, Ferraz, C. C. R., Almeida, J. F. A. de, Gomes, B. P. F. de A., & de-Jesus-Soares, A. (2021). Impacto da COVID-19 na educação odontológica no Brasil. Revista Da ABENO, 21(1), 1225. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1225

Edição

Seção

Artigos