Impacto da COVID-19 na educação odontológica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1225Palavras-chave:
Educação Odontológica. Pandemia. Infecções por Coronavírus. Educação a Distância. Saúde Bucal.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto e as estratégias de funcionamento que os cursos de graduação em Odontologia no Brasil adotaram durante a pandemia da COVID-19. Uma pesquisa eletrônica foi realizada entre os meses de maio e junho de 2020. Todos os coordenadores dos cursos de Odontologia do Brasil foram contatados via e-mail e convidados a responder um questionário online formado por oito perguntas, baseadas em quatro domínios: suspensão de atividades acadêmicas, atividades mantidas, alternativas de ensino oferecidas e planejamento de mudanças pós-pandemia. A taxa de resposta foi analisada pela estratificação por natureza jurídica, resultado da avaliação nacional de desempenho e tempo de criação dos cursos. Os dados das respostas dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva e expressos como frequência absoluta ou relativa. De um total de 481 cursos, 230 responderam ao questionário (47,8%). A taxa de resposta foi de 100% dos cursos públicos e de 40,8% dos privados. A maioria dos cursos (83,3%) suspendeu todas as atividades presenciais e uma pequena parcela manteve apenas os atendimentos de urgência. Poucos cursos cursos suspenderam totalmente as atividades (16,7%), enquanto a maioria manteve as atividades teóricas via salas virtuais (Google Meet ou Hangouts, Zoom ou Microsoft Teams). Grande parte dos cursos (50%) estão viabilizando discussões para garantir a formatura dos concluintes e 30% estão adotando meios alternativos de avaliação dos estudantes. O planejamento para o retorno das atividades envolve principalmente adaptações nos protocolos de atendimentos clínicos (86,3%) e de distanciamento social (82,4%). A pandemia teve impacto direto no funcionamento dos cursos de Odontologia brasileiros, ocasionando a paralisação total das atividades práticas e migração das atividades teóricas para salas virtuais.
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