Atenção odontológica a pacientes especiais: atitudes e percepções de acadêmicos de odontologia

Autores

  • Marcela F. Sousa Santos
  • Ignez A. dos Anjos Hora

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.125

Palavras-chave:

Pacientes Especiais. Atitudes. Estudantes de Odontologia.

Resumo

Estudo exploratório realizado em 2011 com o objetivo de conhecer sob a perspectiva dos acadêmicos do último ano de odontologia de Sergipe as abordagens realizadas durante a graduação, atitudes, percepções, e expectativas frente ao atendimento do paciente especial. Os resultados obtidos
no questionário aplicado a 96 alunos mostram que as abordagens sobre odontologia para o paciente especial ocorreram para 76,7% em aulas expositivas e seminários nos períodos iniciais, e para 65,6% em congressos e projetos de extensão. Pacientes com alteração sistêmica foram atendidos por 48,9% dos alunos. Destacaram-se como percepções marcantes a vontade de ajudar e, de estudar mais o paciente
especial, relatadas por 51,6% e 49,4% respectivamente.
Para 93,7% há necessidade da implantação da disciplina odontologia para pacientes especiais nas faculdades, e 56,7% referem insegurança frente ao atendimento futuro destes. Conclui-se que há necessidade de intensificação e diversificação de abordagens dentro das instituições estudadas, promovendo maior conhecimento e capacitação
acadêmica, e favorecendo a atenção odontológica e maior inclusão dos pacientes especiais.

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Como Citar

Santos, M. F. S., & Hora, I. A. dos A. (2014). Atenção odontológica a pacientes especiais: atitudes e percepções de acadêmicos de odontologia. Revista Da ABENO, 12(2), 207–212. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.125

Edição

Seção

Artigos