Workshop on-line como estratégia de apresentação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE)
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1269Palavras-chave:
Educação Superior, Competência Clínica, Educação em OdontologiaResumo
O objetivo deste trabalho foi descrever o processo de elaboração, validação e apresentação de um workshop on-line sobre o instrumento avaliativo OSCE para docentes do curso de Odontologia de duas instituições no Estado do Espírito Santo. Trata-se de estudo metodológico realizado em etapas: elaboração, validação e realização do workshop, seguida de avaliação do evento pelos participantes. Para produção do workshop foi feito levantamento bibliográfico com intuito de estruturar o conteúdo abordado na exposição. O workshop foi realizado por meio de palestra organizada em slides utilizando o Microsoft Power Point, na qual foi explanado sobre avaliação da aprendizagem e apresentado o OSCE como instrumento para tal. A apresentação aconteceu de forma on-line e síncrona utilizando o Microsoft Teams. Em seguida, os participantes avaliaram o evento por meio do Google Forms. Este estudo possibilitou apresentar o instrumento avaliativo OSCE, possibilitando aos docentes acesso à essa metodologia de ensino/avaliação, permitindo obter sua percepção sobre o método, visando à aplicabilidade do instrumento nos cursos.
Downloads
Referências
Panúncio-Pinto MP, Troncon LEA. Avaliação do estudante: aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto). 2014;47(3):314-23.
Barbosa JRA. A avaliação da aprendizagem como processo interativo: um desafio para o educador. Rio de Janeiro: Faetec; 2008.
Santos MR, Varela S. A avaliação como um instrumento diagnóstico da construção do conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental. Rev Eletrônica Educ. 2007;1(1):146-63.
Troncon LEA. Utilização de pacientes simulados no ensino e na avaliação de habilidades clínicas. Medicina (Ribeirão Preto). 2007;40(2):180-91.
Patricio MF, Julião M, Fareleira F, Carneiro AV. Is the OSCE a feasible tool to assess competencies in undergraduate medical education? Med Teach. 2013;35(6):503-14.
Shailesh M, Lele MDS. A mini-OSCE for formative assessment of diagnostic and radiographic skills at a dental college in India. J Dent Educ. 2011;75(12):1583-92.
Gupta P, Dewan P, Singh T. Objective Structured Clinical Examination (OSCE) revisited. Indian Pediatr. 2010;47(11):911-20.
Gontijo ED, Alvim CG, Lima MECC. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina. Rev Docência Ens Sup. 2015;5(1):205-326.
Logar GA, Coelho COL, Pizi ECG, Galhano GAP, Neves AP, Oliveira LT, Bertão JMO. OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação. Rev ABENO. 2018;18(1):15-24.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: ArtMed; 2011.
Amando Martín Zurro. Objetivos y métodos de la evaluación de la competencia profesional: a vueltas con la pirámide de Miller. Medicina Clínica. 2006; 127(8): 293-4.
Lessa FCR, Rasseli RS, Carvalho RB, Ribeiro MCM. OSCE in a Brazilian Dental School: three year experience and moving forward. In: 2019 ADEA annual session and exhibition; 2019; Chicago. Chicago: J Dent Educ. 2019 ADEA poster abstracts, 2019. v. 83. p. 212.
Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Graham R, Zubiaurre-Bitzer LA, Anderson OR. Reliability and predictive validity of a comprehensive preclinical OSCE in dental education. J Dent Educ. 2013;77(2):161-7.
Oliveira JJM, Soares KM, Andrade KS, Farias MF, Romão TCM, Pinheiro RCQ, Ferreira AFM, Campos FAT. O impacto do coronavírus (covid-19) na prática odontológica: desafios e métodos de prevenção. REAS. 2020;46:e3487.16. Craig C, Kasana N, Modi A. Virtual OSCE delivery – the way of the future? Med Educ. 2020; 54:1185-6
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da ABENO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).