Workshop on-line como estratégia de apresentação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE)

Autores

  • Raquel Baroni de Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Carvalho Martins Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1269

Palavras-chave:

Educação Superior, Competência Clínica, Educação em Odontologia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever o processo de elaboração, validação e apresentação de um workshop on-line sobre o instrumento avaliativo OSCE para docentes do curso de Odontologia de duas instituições no Estado do Espírito Santo. Trata-se de estudo metodológico realizado em etapas: elaboração, validação e realização do workshop, seguida de avaliação do evento pelos participantes. Para produção do workshop foi feito levantamento bibliográfico com intuito de estruturar o conteúdo abordado na exposição. O workshop foi realizado por meio de palestra organizada em slides utilizando o Microsoft Power Point, na qual foi explanado sobre avaliação da aprendizagem e apresentado o OSCE como instrumento para tal. A apresentação aconteceu de forma on-line e síncrona utilizando o Microsoft Teams. Em seguida, os participantes avaliaram o evento por meio do Google Forms. Este estudo possibilitou apresentar o instrumento avaliativo OSCE, possibilitando aos docentes acesso à essa metodologia de ensino/avaliação, permitindo obter sua percepção sobre o método, visando à aplicabilidade do instrumento nos cursos.

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Biografia do Autor

Raquel Baroni de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular, Universidade Federal do Espírito Santo.

Mariana Carvalho Martins Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Clínica Odontológica, Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

11-03-2022

Como Citar

Carvalho, R. B. de, & Ribeiro, M. C. M. (2022). Workshop on-line como estratégia de apresentação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE). Revista Da ABENO, 22(2), 1269. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1269

Edição

Seção

Artigos