Plataforma simuladora de reabsorções radiculares internas para pesquisa endodôntica
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1307Resumo
O presente trabalho objetiva a possibilidade do preparo de cavidades no interior dos canais radiculares, simulando reabsorções internas. Em pesquisas por nós desenvolvidas, sentimos dúvidas quanto aos resultados obtidos, porquanto as cavidades tinham forma e volume muito diferentes. Decidimos, então, estudar e projetar um aparelho que permitisse o preparo de cavidades com a máxima semelhança em diâmetro e no sentido longitudinal. Assim, idealizamos a plataforma simuladora, em que um dente natural ou artificial é preso a uma base que se movimenta no sentido longitudinal da plataforma. Esta base encontra-se em frente a um conjunto móvel, que sustenta uma peça de mão (turbina) para baixa rotação, à qual é adaptada uma broca esférica de 28mm, # 1, # 2 ou # 3, para girar a 200 rpm, com sua haste cônica transformada em cilíndrica por desgaste no esmeril, tendo sua parte ativa (esfera) torcida para lateral, depois de aquecida ao rubro. Através do movimento da base em direção ao conjunto móvel, acontece o acoplamento dente-broca. Este conjunto, que sustenta a turbina, movimenta-se numa escala milimetrada, apenas no sentido transversal ao eixo longitudinal da plataforma, permitindo mover a broca para lateral, o que produz um aumento no diâmetro da cavidade interna. Concluímos que a plataforma simuladora constitui real contribuição técnica ao ensino pré-clínico da Endodontia, bem como a pesquisadores no estudo dos sistemas de irrigação, remoção do “smear layer” e preenchimento de reabsorções internas por diferentes materiais e técnicas de obturação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).