Diagnóstico de biossegurança nas clínicas do curso de odontologia da UFSM

Autores

  • Clacir Londero Zenkner Mestre em Engenharia de produção pela UFSM, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Luterana do Brasil
  • João Hélvio Righi de Oliveira Doutor em Engenharia de Produçaõ e Professor do Programa do Pós-Graduação de Engenahria de Produção da UFSM
  • Claudia Londero Pagliarin Mestre em Odontologia pela ULBRA, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Luterana do Brasil
  • Fernando Branco Barletta Doutor em Endodontia pela USP e Professor de Graduação e PósGraduação da ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1324

Palavras-chave:

Biossegurança. Odontologia. Gestão de Risco.

Resumo

A odontologia é uma profissão que oferece vários riscos, dentre eles os agentes biológicos constituem uma séria ameaça à saúde do profissional, paciente e equipe. Aprender a controlar estes riscos é uma meta a alcançar, e a educação para isto deve ser iniciada ainda na vida acadêmica. Este estudo foi realizado no curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e teve como objetivo fazer um diagnóstico de biossegurança. Este diagnóstico foi feito por meio da aplicação de um check list que avaliou as ações desenvolvidas pelos acadêmicos (através da observação e de uma entrevista). Os dados coletados foram analisados e representados através de tabelas e gráficos. Concluiu-se que falta para os acadêmicos um maior comprometimento com relação às medidas de controle de infecção, que seria apropriada a inclusão da disciplina de biossegurança e ergonomia e que a estrutura física das clínicas deve ser adequada às exigências legais para facilitar a atuação de maneira mais ergonômica colaborando para reduzir os riscos ocupacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

. Barros OB. Ergonomia I: a eficiência ou rendimento e a filosofia correta de trabalho em odontologia. São Paulo: Pancast;1991.

Centers for Disease Control and Prevention. Guidelines for infection control in dental health-care settings. n. RR-17, v. 52. MMWR, Dec. 19 2003.

Couto RC, Pedrosa TM, Nogueira JM. Infecção hospitalar: epidemiologia e controle. Rio de Janeiro: Medsi; 1999.

De Paula NVK. Diagnóstico de biossegurança em clínica odontológica universitária da universidade paranaense – UNIPAR. Florianópolis; 2003. [Dissertação de Mestrado– Universidade Federal de Santa Catarina].

Discacciati, JAC et al. Verificação da dispersão de respingos durante o trabalho do cirurgião-dentista. Rev.Panam. Salud Pública 1998 fev. 3 (2): 84-87.

Estrela C. Controle de infecção em odontologia. São Paulo: Artes Médicas; 2003. 169 p.

Garcia LP, Blank VLG. Prevalência de exposições ocupacionais a material biológico em cirurgiões-dentistas e auxiliares de consultório dentário. Cad. Saúde Pública (no prelo) 2005.

Iida I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher Ltda; 2001.

Lima RC, Victora CG, Agnol MMD, Facchini LA, Fassa AG. Percepção de exposição a cargas de trabalho e riscos de acidentes em Pelotas, RS (Brasil). Revista de Saúde Pública 1999 abr.; 2 (33).

Lima SNM, Ito II. Controle de infecções no consultório odontológico: sistema BEDA de controle. Ribeirão Preto: Sabi Atlante; 1992.

Ministério da Saúde. Controle de infecções e a prática odontológica em tempos de AIDS. Brasília: Manual de Condutas; 2000. 118 p.

Porto MF de S. Análise de riscos nos locais de trabalho: conhecer para transformar. Cadernos de Saúde do Trabalhador 2000.

Rabello SB, Godoy CVC, Santos FRW dos. Presença de bactérias em instrumentais e superfícies do ambiente clínico odontológico. 2004. Disponível em: <http://www.aborj.org.br/rbo/

bacterias.htm >. Acesso em: 4 ago. 2004.

Ramos FB. Eficácia do atendimento oferecido aos pacientes da clínica integrada da Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina. Revista do CROMG 1997 jul./dez.; 3 (III): 56-63.

Tipple AFV. As interfaces do controle de infecção em uma instituição de ensino odontológico. Ribeirão Preto; 2000. [Tese de Doutorado – Universidade de São Paulo].

Zenkner, CLL. Proposta de gestão de riscos para o controle de infecção, a partir do diagnóstico de biossegurança, nas clínicas do curso de Odontologia da UFSM. Santa Maria. 2006. [Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Maria].

Downloads

Publicado

26-01-2009

Como Citar

Zenkner, C. L., Righi de Oliveira, J. H., Pagliarin, C. L., & Barletta, F. B. (2009). Diagnóstico de biossegurança nas clínicas do curso de odontologia da UFSM. Revista Da ABENO, 9(1), 24–33. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1324

Edição

Seção

Artigos