Perfil dos alunos de graduação envolvidos em projetos de Iniciação Científica na área de Bioquímica no período de 2006-2008
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1342Palavras-chave:
Ensino. Bioquímica. Aprendizagem. Pesquisa Básica.Resumo
A Bioquímica, como outras áreas básicas, tem se desenvolvido de forma muito rápida e a produção desse conhecimento se deve em grande parte à Pós Graduação e à Iniciação Científica (IC). Por isso, nos últimos anos, muitos alunos de graduação têm procurado desenvolver projetos nas disciplinas básicas (histologia, bioquímica, farmacologia e outras), gerando um aumento na procura por projetos de Iniciação Científica. No entanto, o perfil, expectativas e motivações dos alunos que desenvolvem projetos de pesquisa em áreas básicas, bem como qual a visão dos mesmos acerca da contribuição da IC para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional não têm sido descritos. Para isso foi proposto um questionário simples, composto de questões de múltipla escolha e questões abertas, que abordaram os motivos que levaram o aluno à procura pelo laboratório de Bioquímica, bem como a visão do aluno acerca da contribuição da experiência advinda da IC para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Os questionários foram aplicados aos alunos que desenvolveram projetos de IC no Laboratório de Bioquímica do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo, no período de 2006-2008. Após a análise dos dados obtidos, pode-se concluir que a uma parcela significativa dos alunos que fazem IC (41%) procura esse tipo de projeto para se diferenciar dos demais alunos da graduação. Segundo os entrevistados os conhecimentos adquiridos durante o processo de pesquisa colaboraram para sua formação profissional (100%) e no processo de aprendizagem como um todo.
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