Variabilidade na detecção das lesões cariosas e planos de tratamento para superfícies oclusais entre acadêmicos do último ano de um curso de odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1344Palavras-chave:
Educação em Odontologia. Estudantes de Odontologia. Diagnóstico.Resumo
As mudanças observadas no padrão de desenvolvimento da cárie dentária têm gerado maiores dificuldades para os profissionais detectarem com precisão a presença e extensão da lesão cariosa e também dúvidas em relação às decisões de tratamento. Apesar da importância do tema, pouco se sabe desta problemática durante o processo de formação dos alunos de cursos de odontologia. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a concordância interexaminador acerca da detecção da lesão cariosa e decisão de tratamento para cárie oclusal entre graduandos do último ano de um curso de odontologia. Vinte dentes posteriores permanentes sem cavitações aparentes foram montados em um manequim odontológico e radiografados pela técnica bitewing. Sessenta e um acadêmicos (76,3%) do último período de um curso de odontologia de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo avaliaram as superfícies, por meio de exame clínico-radiográfico, realizaram a detecção de cárie e sugeriram um plano de tratamento para cada uma delas. A concordância interexaminador foi obtida a partir da estatística Kappa. Verificou-se que os valores da estatística kappa – concordância interexaminador – para a detecção de cárie (к= 0,54), a determinação de sua atividade (к= 0,50) e para a tomada de decisão clínica (к= 0,52), foi considerada moderada para os critérios avaliados. A modalidade de tratamento não-invasivo mais recomendada foi o selante resinoso (35,31%), enquanto que restaurações com resina fotopolimerizável foi a estratégia invasiva mais recomendada (71,1%), todavia houve diferenças marcantes na tomada de decisão sobre qual estratégia utilizar. Os resultados do presente estudo evidenciam a necessidade da implementação de estratégias de ensino/aprendizagem baseadas em treinamentos/calibrações constantes dos acadêmicos para minimizar estas variações, contribuindo para a formação de um profissional dentro da filosofia de promoção de saúde. O instrumento de coleta de dados do presente estudo mostrou-se ser eficaz e de fácil utilização para se avaliara esta problemática entre os graduandos. (O resumo está com mais de 250 palavras. Há erros de digitação. A conclusão em vermelho não é objeto do estudo)
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