Eficácia do método geométrico no aprendizado da escultura dental no curso de graduação em Odontologia

Autores

  • Lucia Helena Vieira Diniz Bodi Cirurgiã-Dentista, Estagiária do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Miriam Lacalle Turbino Professores Associados do Departamento de Dentística Operatória da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Glauco Fioranelli Vieira Professores Associados do Departamento de Dentística Operatória da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i2.1387

Palavras-chave:

Escultura. Anatomia. Aprendizado.

Resumo

Um estudante de odontologia deve desenvolver uma percepção estética e ser capaz de analisar a forma e função dos dentes para que possa corrigir e restabelecer a fisiologia completa e beleza do sistema estomatognático em seus pacientes. A disciplina de escultura dental visa a desenvolver e treinar a habilidade manual do aluno, preparando-o para as outras disciplinas em que essa habilidade é necessária. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia do método geométrico de ensino de escultura dental entre iniciantes com diferentes graus iniciais de habilidade manual. O método geométrico, como uma ferramenta auxiliar no ensino da escultura dental, permitiu que se obtivessem melhores resultados, ajudando os alunos a aprender a técnica bem como a reproduzir a anatomia dental. Os resultados mostraram que, embora o método tenha sido eficaz com todos os alunos, aqueles que apresentaram uma maior facilidade no início do curso puderam aproveitar melhor o método. Observou-se uma melhora no treinamento manual, na percepção dos detalhes da anatomia dental e na percepção da proporção entre os diferentes elementos dentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bogacki RE, Best A, Abbey LM. Equivalence Study of a Dental Anatomy Computer-Assisted Learning Program. J Dent Educ. 2004;68(8):867-71.

Cantisano W, Palhares RW, Santos HJ. Anatomia Dental e Escultura. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1987.

Della Serra O. Anatomia dental. 2ª ed. Rio de Janeiro: Científica; 1995.

Ford TRP. Teaching tooth morphology to dental students. Br Dent J. 1974;132:169-73.

Lorenzato S. Por que não ensinar Geometria? Revista da SBEM. 1995;4:3-13.

Pao YC, Reinhardt RA, Krejci RF, Taylor DT. Computer-graphics aided instruction of three-dimension dental anatomy. J Dent Educ. 1984;48(6):315-7.

Romerowski J, Bresson G. Changing the teaching of dental anatomy to change the mental habits of dental practitioners. Int J Periodontics Restorative Dent. 1985;5(2):52-67.

Santos Júnior J, Fichman DM. Escultura e modelagem dental. 6ª ed. São Paulo: Santos; 2000.

Steagall L, Santos Jr J, Wajngarten I, Guido D. Desenho e Escultura Dental. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 1966.

Vieira GF, De Caroli A, Garófalo JC, Matson E. Escultura Dental com auxílio do método geométrico (revisão anatômica). 3ª ed. São Paulo: Gnatus; 2002.

Wheeler RC. A manual: Tooth Form Drawing and Carving. Philadelphia: WB Sanders Company; 1940.

Whittaker DK, Marshall RJ, Evan RW. The use of videotapes in teaching tooth morphology. J Dent Educ. 1989:53(10):581-3.

Downloads

Publicado

29-01-2007

Como Citar

Vieira Diniz Bodi, L. H., Turbino, M. L., & Vieira, G. F. (2007). Eficácia do método geométrico no aprendizado da escultura dental no curso de graduação em Odontologia. Revista Da ABENO, 7(2), 112–116. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i2.1387

Edição

Seção

Artigos