Desempenho de graduandos de Odontologia no Exame Nacional de Cursos

Autores

  • Antonio Cesar Perri de Carvalho UNESP - Araçatuba e da ULBRA - Canoas
  • Daniel Rey de Carvalho UNESP - Araçatuba

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v2i1.1393

Palavras-chave:

Ensino. Avaliação educacional.

Resumo

Com o objetivo de se estabelecer relação entre os desempenhos extremos no Exame Nacional de Cursos (ENC), de 1997 a 2001, com os resultados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) sobre algumas questões do questionário-pesquisa – preenchido pelos graduandos – sobre condições de ensino e a quantidade de graduandos, foram compostos dois grupos de cursos de Odontologia: a) os dois cursos com cinco conceitos “A” (Universidade de Brasília e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e os dois cursos com quatro conceitos “A” (Universidade de São Paulo - Bauru e Universidade Estadual Paulista - São José dos Campos); b) os dois cursos com quatro conceitos “E” (Universidade Iguaçu - Rio de Ja- neiro e Universidade do Amazonas - Manaus). Conclui-se que há relação entre desempenho no ENC e as condições de ensino. Os cursos com conceito “A” se diferenciam nas respostas dos graduandos nas questões sobre: equipamentos suficientes (1998 e 1999), apresentação de plano de ensino, disciplinas com conteúdo desequilibrado e atualização do docente. Esse grupo também apresenta menor quantidade de graduandos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Cesar Perri de Carvalho, UNESP - Araçatuba e da ULBRA - Canoas

Professor de Cursos de Pós-Graduação da UNESP - Araçatuba e da ULBRA - Canoas, consultor da UNIPLAC  e do Instituto Nacional     de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC).

Daniel Rey de Carvalho, UNESP - Araçatuba

Mestre pela UNESP - Araçatuba, Professor da Universidade Católica de Brasília e do Curso de Especialização da FOPLAC, Brasília, DF.

Referências

ABENO. Projeto pedagógico para curso de Odontologia: Anais da 33ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Uberlândia, 1998.

BALBACHEVSKY, E. Atores e estratégias institucionais. A profis- são acadêmica no Brasil. Parte I – Ensino e extensão. In: Série Documentos de Trabalho, 01/96. São Paulo : Nupes/USP, 1996.

CARVALHO, D. R., PERRI DE CARVALHO, A. C., SAMPAIO,

H. Motivações e expectativas para o curso e para o exercício da Odontologia. Rev Assoc Paul Cir Dent, v. 51, n. 4, p. 345-9. 1997.

FERNANDES, C. M. B.; GRILLO, M. Educação superior. Canoas : ULBRA, 2001. 312p.

GRÍGOLI, J. A. G. A sala de aula na universidade na visão dos seus alunos. São Paulo, 1990. Tese (Doutorado) - Pontifícia Uni- versidade Católica.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS

EDUCACIONAIS. Exame Nacional de Cursos: relatório-síntese 1998. Brasília : MEC, 1998.

LOMBARDO, I. A.; RANALI, J. Projeto pedagógico. Manual de Orien- tação. Uberlândia : ABENO, 1999.

MASETTO, M. T. Aulas vivas. Tese (e prática) de Livre Docência. São Paulo : MG Editores Associados Ltda. 1992.

PAGNUSSAT, J. L. Provão de Economia 2001: sucesso e fracassos

dos Cursos de Economia de Brasília. Revista de Conjuntura, v. 2, n. 8, p. 36-46, 2001.

PERRI DE CARVALHO, A. C. - Educação & saúde em Odontologia. Ensino da prática e prática do ensino. São Paulo: Editora Santos. 1995.

PERRI DE CARVALHO, A. C. Odontologia – avaliação dos cursos de graduação e conceitos obtidos no Exame Nacional de Cursos de 1998. In: Série Documentos de Trabalho, 01/99. São Paulo : Nupes/USP, 1999.

PERRI DE CARVALHO, A. C. Ensino de Odontologia em tempos da LDB. Canoas : ULBRA, 2001(a).

PERRI DE CARVALHO, A. C. A evolução do ensino odontológico no século XX no Brasil. In: ROSENTHAL, E. A Odontologia no Brasil no século XX. Cap. IV. São Paulo : Santos, p.49-67. 2001(b).

PERRI DE CARVALHO, A. C., FERNANDES NETO, A. J.,

MADEIRA, M. C. Diretrizes curriculares e projeto pedagógi- co para curso de Odontologia. In: Série Documentos de Traba- lho, 02/98. São Paulo : Nupes/USP, 1998.

SAMPAIO, H. Ensino superior no Brasil. O setor privado. São Paulo : Hucitec, 2001.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (SESu). Avaliação das

condições de oferta de cursos de graduação: relatório-síntese 1998.

Brasília : MEC, SESu, 1998.

Downloads

Publicado

02-02-2002

Como Citar

Carvalho, A. C. P. de, & Carvalho, D. R. de. (2002). Desempenho de graduandos de Odontologia no Exame Nacional de Cursos. Revista Da ABENO, 2(1), 57–62. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v2i1.1393

Edição

Seção

Artigos