Desempenho de graduandos de Odontologia no Exame Nacional de Cursos
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v2i1.1393Palavras-chave:
Ensino. Avaliação educacional.Resumo
Com o objetivo de se estabelecer relação entre os desempenhos extremos no Exame Nacional de Cursos (ENC), de 1997 a 2001, com os resultados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) sobre algumas questões do questionário-pesquisa – preenchido pelos graduandos – sobre condições de ensino e a quantidade de graduandos, foram compostos dois grupos de cursos de Odontologia: a) os dois cursos com cinco conceitos “A” (Universidade de Brasília e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e os dois cursos com quatro conceitos “A” (Universidade de São Paulo - Bauru e Universidade Estadual Paulista - São José dos Campos); b) os dois cursos com quatro conceitos “E” (Universidade Iguaçu - Rio de Ja- neiro e Universidade do Amazonas - Manaus). Conclui-se que há relação entre desempenho no ENC e as condições de ensino. Os cursos com conceito “A” se diferenciam nas respostas dos graduandos nas questões sobre: equipamentos suficientes (1998 e 1999), apresentação de plano de ensino, disciplinas com conteúdo desequilibrado e atualização do docente. Esse grupo também apresenta menor quantidade de graduandos.
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