A importância do ensino da notificação de doenças

Autores

  • Vera Lucia Silva Resende Professores de Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Elisa de Souza e Silva Professores de Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Conceição Ferreira Professora de Clínica Integrada do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros.
  • Allyson Nogueira Moreira Professores de Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Claudia Silami Magalhães Professores de Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i2.1396

Palavras-chave:

Notificação de doenças. Vigilância epidemiológica. Controle de doenças transmissíveis/legislação & jurisprudência.

Resumo

Notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, desencadeando o processo de informação-decisão-ação. A Notificação é o principal mecanismo através do qual o Ministério da Saúde recebe os dados epidemiológicos necessários para a adoção de medidas de intervenção cabíveis. No Brasil, são de notificação compulsória os casos de doenças que podem implicar em medidas de isolamento ou quarentenas, e aquelas que constam de uma lista elaborada pelo Ministério da Saúde, adaptada para cada Unidade da Federação e atualizada periodicamente. Apesar da importância e da obrigatoriedade, a notificação tem sido precária, sendo a subnotificação um problema para o sistema de saúde. Existe pouca literatura sobre o assunto, resumindo-se a publicações oficiais como leis, portarias etc. Faz-se necessária uma maior divulgação do assunto em revistas de grande circulação, entre os profissionais de saúde e os futuros profissionais, e até para a população em geral, que é parte importante da informação sobre ocorrência de doenças. Este artigo tem como objetivo divulgar as doenças de notificação compulsória aos profissionais de saúde, e refletir sobre a importância da conscientização do futuro profissional de Odontologia sobre seu papel na manutenção do Sistema de Vigilância Epidemiológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABENO – Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO. 2002;2:31-4.

Arita I, Nakane M, Kojima K, Yoshihara N, Nakano T, El-Gohary A. Role of a sentinel surveillance system in the context of global surveillance of infectious diseases. Lancet Infect Dis. 2004;4(3):171-7.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Lei nº 6.259, de 30 outubro de 1975. Dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica sobre o Programa Nacional de Imunizações, estabelece normas relativas à Notificação Compulsória de Doenças, e dá outras providências.

Brasil. Ministério da Saúde. Funasa. Vigilância Epidemiológica. Guia de Vigilância Epidemiológica – Coleta de dados e informações. Notificação [acesso 19 jan 2006]. Disponível em: http://portalweb05.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Guia_Vig_Epid_novo2.pdf.

Brasil. Ministério da Saúde. Normas e Rotinas (Versão Preliminar). Sistema Nacional de Agravos de Notificação. Janeiro de 2002.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 5, 21 de fevereiro de 2006. Disponível em:http://portal.saude.gov.br/portal/svs/visualizar_texto.cfm idtxt=21141.

CDC – Centers for Disease Control and Prevention. Transmission of Influenza A Viruses Between Animals and People [accessed 2006 Feb 07]. Available from: http://www.cdc.gov/flu/avian/geninfo/transmission.htm.

Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia [acesso 26 dez 2005]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.

Cruz MM, Toledo LM, Santos EM. O sistema de informação de AIDS do Município do Rio de Janeiro: suas limitações e potencialidades enquanto instrumento de vigilância epidemiológica. Cad Saúde Pública. 2003;19(1):81-9.

Ferreira VMB, Portela MC. Avaliação da sub-notificação de casos de Aids no Município do Rio de Janeiro com base em dados do sistema de informações hospitalares do Sistema Único de Saúde. Cad Saúde Pública. 1999;15(2):317-24.

Ferreira VMB, Portela MC, Vasconcellos MTL. Fatores associados à sub-notificação de pacientes com Aids, no Rio de Janeiro, RJ, 1996. Rev Saúde Pública. 2000;34(2):1-12.

Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT. O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Revista da ABENO. 2006;6(1):6-10.

Heymann DL, Rodier G. Global Surveillance, National Surveillance, and SARS [serial online]. Emerg Infect Dis. 2003 Feb [accessed 2006 Jan 27]. Available from: http://www.cdc.gov/ncidod/EID/vol10no2/03-1038.htm.

Masetto MT, Prado AS. Processo de avaliação da aprendizagem em curso de Odontologia. Revista da ABENO. 2003;4:48-56.

Downloads

Publicado

29-01-2007

Como Citar

Silva Resende, V. L., de Souza e Silva, M. E., Ferreira, R. C., Moreira, A. N., & Magalhães, C. S. (2007). A importância do ensino da notificação de doenças. Revista Da ABENO, 7(2), 141–146. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i2.1396

Edição

Seção

Artigos