Disciplina de Língua Portuguesa – importância curricular no curso de Odontologia

Autores

  • Luciana Corrêa Universidade Braz Cubas
  • Sandra Pacca Universidade Braz Cubas

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v2i1.1399

Palavras-chave:

Ensino, tendências. Educação em Odontologia. Currículo

Resumo

A disciplina de Língua Portuguesa faz parte do currículo obrigatório para os alunos ingressantes na Universidade Braz Cubas (UBC). O programa dessa disciplina é universal para todos os cursos da UBC e tem como foco principal o desenvolvimento das habilidades do aluno no tocante à leitura e escrita de textos científicos. Para tal, são enfatizados principalmente os princípios de coesão e coerência textuais, bem como tópicos gramaticais direcionados à ortografia e à sintaxe. Em fevereiro de 2002, o programa da disciplina de Língua Portuguesa foi modificado para o curso de Odontologia, tornando essa disciplina mais específica às necessidades dos alunos da área de saúde voltados à ciência odontológica. Para promover essa modificação, foi realizado um diagnóstico prévio da situação lingüística dos estudantes ingressantes. O presente trabalho focaliza os princípios metodológicos que nortearam esse diagnóstico, apresenta metodicamente as falhas na produção textual dos alunos, bem como discute as modificações principais criadas na disciplina e seus efeitos no currículo de Odontologia da UBC.

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Biografia do Autor

Luciana Corrêa, Universidade Braz Cubas

Professora Titular da Disciplina de Língua Portuguesa do Curso de Odontologia da Universidade Braz Cubas.

Sandra Pacca, Universidade Braz Cubas

Professora Associada da Disciplina de Histologia Básica do Curso de Odontologia da Universidade Braz Cubas.

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Publicado

02-02-2002

Como Citar

Corrêa, L., & Pacca, S. (2002). Disciplina de Língua Portuguesa – importância curricular no curso de Odontologia. Revista Da ABENO, 2(1), 70–76. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v2i1.1399

Edição

Seção

Artigos