Disciplina de Língua Portuguesa – importância curricular no curso de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v2i1.1399Palavras-chave:
Ensino, tendências. Educação em Odontologia. CurrículoResumo
A disciplina de Língua Portuguesa faz parte do currículo obrigatório para os alunos ingressantes na Universidade Braz Cubas (UBC). O programa dessa disciplina é universal para todos os cursos da UBC e tem como foco principal o desenvolvimento das habilidades do aluno no tocante à leitura e escrita de textos científicos. Para tal, são enfatizados principalmente os princípios de coesão e coerência textuais, bem como tópicos gramaticais direcionados à ortografia e à sintaxe. Em fevereiro de 2002, o programa da disciplina de Língua Portuguesa foi modificado para o curso de Odontologia, tornando essa disciplina mais específica às necessidades dos alunos da área de saúde voltados à ciência odontológica. Para promover essa modificação, foi realizado um diagnóstico prévio da situação lingüística dos estudantes ingressantes. O presente trabalho focaliza os princípios metodológicos que nortearam esse diagnóstico, apresenta metodicamente as falhas na produção textual dos alunos, bem como discute as modificações principais criadas na disciplina e seus efeitos no currículo de Odontologia da UBC.
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