Desenvolvimento de objetos de aprendizagem modernos em Teleodontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.14Palavras-chave:
Telemedicina. Educação em odontologia. Educação à distância. Anatomia.Resumo
Este trabalho tem objetivo de mostrar o Homem Virtual como objeto de aprendizagem e suas etapas de confeccao. Considerando a necessidade de se modernizar as iconografias e difundir conhecimentos, foi elaborado ferramentas que permitam transmitir informacoes de forma mais eficiente e interativa. Atraves do Projeto Homem Virtual da Disciplina de Telemedicina FMUSP em parceria com a FOUSP foi desenvolvido imagens de alta qualidade visual e didatica. Atraves deste objeto de aprendizagem assiste-se a imagens de estruturas anatomicas em 3D com movimentos fisiologicos, observa-se a biomecanica e a dinâmica funcional que seriam impossiveis de serem demonstradas por metodos convencionais. A possibilidade de estabelecer correlacoes anatomicas, de aplicar recursos de transparencias, subtracao (exclusao) e inclusao de dinamica funcional, o torna uma iconografia inedita para transmissao de grandes quantidades de informacoes em curto espaco de tempo, aumentando a eficiencia educacional. As imagens são usadas para apoiar o estudo dos alunos e a capacitação de profissionais em qualquer local de ensino superior odontologico. Atraves deste projeto, ha grande beneficio em transmitir o conhecimento de horas de aula teorica em minutos de estudo dirigido, o que significa um aspecto inovador e motivador. Este recurso educacional, como objeto de aprendizagem, proporciona a integracao dos conhecimentos, desperta a curiosidade e aumenta a velocidade do aprendizado fazendo parte de uma estrutura cognitiva moderna, onde se participa de forma consciente como sujeito do processo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).