Dentes humanos no ensino odontológico: procedência, utilização, descontaminação e armazenamento pelos acadêmicos da UNIMONTES
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1408Palavras-chave:
Dente. Educação em odontologia. Ética. Biossegurança.Resumo
O dente é um órgão humano utilizado no processo ensino-aprendizagem dos cursos de Odontologia. O objetivo do trabalho foi avaliar a procedência, utilização, descontaminação e o armazenamento dos dentes humanos pelos acadêmicos da Unimontes. Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e estudo piloto, a coleta de dados foi realizada através de questionário, em 2004. Foram excluídos alunos ausentes no dia da aplicação do questionário e acadêmica participante do trabalho. Utilizou-se o programa EPI-INFO 2000 para tabulação e estatística. Participaram 198 alunos; 99,5% acham importante o uso de dentes na graduação e 88,9% declaram que foram solicitados dentes no curso, com maior uso para treinamento laboratorial. O número de dentes adquiridos, por aluno, variou de 4 a 500 (moda 50, média 49, desvio padrão 52, mediana 38) perfazendo um total de 8.457. A forma de aquisição mais relatada foi a doação (98,3%), no entanto, 1,2% dos acadêmicos relataram ter comprado dentes, cujo preço variou de R$ 1,00 a R$ 10,00. A descontaminação dos dentes é realizada por 89,8%, e destes, 91,14% descreveram o procedimento. Foram descritos 30 procedimentos, de lavagem com água até esterilização em autoclave. O hipoclorito de sódio, em diferentes concentrações, foi o mais citado para descontaminação (63,20%). A maioria armazena em frasco fechado (96,6%), com líquido (68,0%), sendo soluções de hipoclorito de sódio as mais utilizadas. Conclui-se que a Unimontes solicita dentes na graduação, que o maior uso ocorre em laboratório, a maioria dos dentes é adquirida por doação e não há consenso para sua descontaminação e seu armazenamento, levando ao risco de infecção cruzada.Downloads
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