Endodontia na graduação com ensino presencial e suporte a distância: estratégia motivacional ao estudo individual

Autores

  • Mary Caroline Skelton-Macedo Doutora em Endodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Cristiany Castro Basilio Mestranda em Endodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Nilden Carlos Cardoso Alves Mestre em Endodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Viviane Pereira Marques Especialista em Endodontia pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas.
  • Moacyr Ely Menéndez-Castillero Doutor em Prótese Dental pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Rielson José Cardoso Alves Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Endodontia do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1415

Palavras-chave:

Educação a distância. Educação em Odontologia.

Resumo

Este trabalho avaliou o desempenho dos 29 alunos da primeira turma de Endodontia do curso de Graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas – São Paulo, que contou com o ensino presencial suportado pela disponibilização de conteúdos em plataforma educacional TelEduc. A sala de aula foi projetada para que cada aluno tivesse acesso a um computador desktop. O material de apoio desenvolvido somou “slides” do professor, apostilas, links para sites de conteúdos aprovados, perguntas freqüentes, diretrizes para o desenvolvimento de trabalhos, avaliações e tutoriais animados projetados de maneira interativa e sob aspectos educacionais adequados à mídia proposta. O resultado apresentado no desempenho dos alunos foi comparado com o número de acessos ao material de apoio. O sugerido no início do curso foi de, pelo menos, 2 acessos semanais, totalizando 40 acessos ao final das 20 semanas da disciplina. Os alunos aprovados alcançaram a média de 91,5 acessos, significando 128,75% além do número de acessos mínimos exigidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amorim JA, Armentano VA, Miskulin MS, Miskulin RGS. Uso do TelEduc como um recurso complementar no ensino presencial. 03 jan 2005 [acesso 06 abr 2006]. Disponível em: http:// www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActive Template=1por&infoid=1071&sid=48.

Bueno MR. Informática na montagem e apresentação de material didático. In: Estrela C. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 2ª ed. São Paulo: Artes Médicas; 2005. p. 611- 78.

Cardoso RJA, Skelton-Macedo MC. Importância e evolução dos recursos didáticos. In: Estrela C. Importância e Evolução dos Recursos Didáticos - Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 2ª ed. São Paulo: Artes Médicas; 2005. p. 557-609.

Freire P. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1997.

Lemos EM, Caldeira CL, Aun CE, Gavini G, Skelton-Macedo C . Método de captura e utilização de imagem digital direta (IDD) com finalidade didática em Odontologia. Revista do Instituto de Ciências da Saúde: Odontologia, Farmácia, Bioquímica e Veterinária 2002;9(3):199-206.

Menéndez Castillero ME . ABC da Informática Odontológica . São Paulo: Santos; 1999.

Pisa Governing Board - OECD. Are students ready for a technology-rich world? What PISA studies tell us. 24 Jan 2006 [accessed 2006 Apr 24] . Available from: http://www.pisa.oecd.org/document/21/0,2340,en_32252351_32236173_36161109_1_1_1_1,00.html.

Portugal C . Hipertexto como instrumento para apresentação de informações em ambiente de aprendizado mediado pela Internet. 02 jan 2005 [acesso 06 abr 2006]. Disponível em: http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm User ActiveTemplate=1por&infoid=1061&sid=69.

Stefanelli EJ . A Importância do Profissional de Comunicação Gráfica na Produção de Material em EAD [acesso 07 abr 2006] . Disponível em: http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=11.

Downloads

Publicado

29-01-2007

Como Citar

Skelton-Macedo, M. C., Basilio, C. C., Cardoso Alves, N. C., Marques, V. P., Menéndez-Castillero, M. E., & Cardoso Alves, R. J. (2007). Endodontia na graduação com ensino presencial e suporte a distância: estratégia motivacional ao estudo individual. Revista Da ABENO, 7(1), 68–75. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1415

Edição

Seção

Artigos