A graduação em Odontologia na visão de egressos: propostas de mudanças

Autores

  • Otavio Fernando Genta Cordioli Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e Gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac-SP.
  • Nildo Alves Batista Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo e Livre Docente em Educação Médica.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1418

Palavras-chave:

Educação em odontologia. Assistência integral à saúde. Formulação de políticas.

Resumo

Este trabalho procurou investigar o processo de formação em Odontologia, a partir de egressos formados há até cinco anos e em movimento de busca por pós-graduação lato sensu, no exercício de uma prática generalista da profissão. Optou-se por uma pesquisa exploratória, com abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário com assertivas relacionadas com a temática pesquisada e da análise do grau de concordância e/ou discordância. Utilizou-se, também, de entrevistas semi-estruturadas cujo material foi submetido a uma Análise Temática. Os principais achados evidenciam aspectos essenciais que ainda dificultam a concretização do perfil de egresso preconizado pelas Diretrizes Curriculares, especialmente no tocante ao preparo para uma prática generalista da profissão. Salientam-se a falta de articulação da teoria com a prática, uma visão da Odontologia descontextualizada da realidade com conseqüente despreparo para atuação no mercado de trabalho, uma formação inadequada para o trabalho no contexto do SUS, um preparo inadequado para ações ligadas à administração e ao gerenciamento da própria prática e pouco preparo para o relacionamento com o paciente e com os outros profissionais da área. Esse panorama aponta para a necessidade de mudanças dessas falhas, incorporando também ampliação de cenários de aprendizagem com aprimoramento da proposta de ensino da clínica integrada, flexibilização curricular com maior integração de conteúdos/ disciplinas e implantação de práticas interdisciplina res, uma proposta de melhor preparo do aluno para o estudo independente e para a pesquisa por meio do incentivo à iniciação científica e um investimento no corpo docente do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABENO - Associação Brasileira de Ensino Odontológico. 3ª Conferência Nacional sobre Saúde Bucal/CNSB [acesso 22dez 2005]. Disponível em: http://www.abeno.org.br.

ADA - American Dental Association. Current Policies [cited 21 Dec 2005]. Available from: http://www.ada.org/prof/resources/positions/doc_policies.pdf.

Aquilante AG, Tomita NE. O estudante de Odontologia e a educação. Revista da Abeno 2005;5(1):6-11.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia; 2002. p. 1-4.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. Parecer CNE/CES 1300/2001, publicado no Diário Oficial da União de 07/12/2001, seção 1, p. 25 [acesso 04 abr 2005]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu.

Carvalho DR, Franco EJ, Pedrosa SF. Avaliação de clínicas odontológicas na Universidade Católica de Brasília. Revista da Abeno 2005;5(2):109-14.

Costa AMDD, Costa JRV, Costa MD, Costa RD, Botrel TEA. Contribuição do perfil do aluno de graduação em odontologia para a redefinição dos recursos usados pelo professor no processo ensino-aprendizagem. Rev Fac Odontol Lins 2002;14(1):30-4.

Costa AMDD, Stegun RC, Todescan R. Do Ensino à Prática Odontológica: Um levantamento da realidade na grande São Paulo. Rev Assoc Paul Cir Dent 1992;46(6):909-13.

Cristino PS. Clínicas Integradas antecipadas: limites e possibilidades. Revista da Abeno 2005;5(1):12-8.

Diegoli NM, Bottan ER, Stuker H, Imianowski S. Estratégia da pesquisa como princípio educativo e o processo de integração curricular e de ações de extensão. In: 40ª Reunião Anual da ABENO; 2005; Balneário Camboriú. Anais. São Paulo: Associação Brasileira de Ensino Odontológico; 2005. p. 162-3.

Feuerwerker LCM. Educação dos profissionais de saúde hoje – problemas, desafios, perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Revista da Abeno 2003;3(1):24-7.

Feuerwerker LCM, Almeida M. Diretrizes Curriculares e Projetos Pedagógicos: é tempo de ação. A importância das diretrizes curriculares nacionais na formação dos profissionais da odontologia deve ser amplamente discutida. Revista da Abeno 2004;4(1):14-6.

Figueiredo MC, Bender AS, Feldmann V, Nascimento IM. É a universidade promotora de conhecimentos, saúde e prestadora de serviços: A palavra do estudante, do professor, do profissional e do usuário ativo do SUS. In: 40ª Reunião Anual da ABENO; 2005; Balneário Camboriú. Anais. São Paulo: Associação Brasileira de Ensino Odontológico; 2005. p. 175-6.

Garbelini CCD, Morita MC, Terada RSS. Oficina 03 – Estratégias para implantação das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de odontologia – termo de referência. In: V Congresso Nacional da Rede Unida; 2003; Paraná. Belo Horizonte: Rede Unida; 2003.

Haden NK, Catalanotto FA, Alexander CJ, Bailit H, Battrell A, Broussard J Jr et al. Improving the oral health status of all Americans: roles and responsibilities of academic dental institutions: The report of the ADEA President’s Commission. J Dent Educ 2003;67(5):563-83.

Moysés SJ. A humanização da educação em odontologia. Revista Pro-Posições 2003;14(1):87-106.

Moysés SJ. Políticas de saúde e formação de recursos humanos em Odontologia. Revista da Abeno 2004;4(1):30-7.

Paula LM, Bezerra ACB. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil. Revista da Abeno 2003;3(1):7-14.

Pelissari LD, Basting RT, Flório FM. Vivência da realidade: o rumo da saúde para a Odontologia. Revista da Abeno 2005;5(1):32-9.

Perri de Carvalho AC. Planejamento do curso de graduação de Odontologia. É importante planejar os cursos de graduação considerando-se as Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da Abeno 2004;4(1):7-13.

Secco LG, Pereira MLT. Formadores em odontologia: profissionalização docente e desafios político-estruturais. Ciênc Saúde Coletiva 2004;9(1):113-20.

Wotman S, Lalumandier J, Canion S, Zakariasen K. Reexamining educational philosophy: the issue of professional responsibility, “Cleveland First”. J Dent Educ 2003;67(4):406-11.

Downloads

Publicado

29-01-2007

Como Citar

Genta Cordioli, O. F., & Batista, N. A. (2007). A graduação em Odontologia na visão de egressos: propostas de mudanças. Revista Da ABENO, 7(1), 88–95. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1418

Edição

Seção

Artigos