O agir em competência para o cuidado especializado na saúde bucal

Autores

  • Cristine Maria Warmling Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Julio Baldisserotto
  • Julia Stocker
  • Daniele Benedetti Gallo
  • Luciane Maria Pezzato
  • Fernando Neves Hugo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.142

Palavras-chave:

Saúde Bucal. Educação. Educação Baseada em Competências. Currículo. Educação Odontológica.

Resumo

O estudo possui o objetivo principal de ampliar a compreensão sobre a produção do “agir em competência” para o cuidado especializado na atenção à saúde bucal. A abordagem metodológica utilizou análises qualitativas e quantitativas. Um questionário online com 32 questões organizadas em cinco blocos temáticos foi respondido de forma anônima por estagiários de Odontologia nos serviços do Sistema Único de Saúde. Categorias temáticas e componentes analisadores foram sistematizados: protocolos, campos de estágio, atividades de educação à distância e dinâmicas pedagógicas. Os dados quantitativos foram analisados pela freqüência das respostas fechadas. Com relação às questões abertas o objetivo foi analisá-las procurando alcançar o sentido e não apenas o conteúdo do texto. Os resultados evidenciaram que a experiência de integração ensino-serviço analisada está proporcionando aprendizagens significativas sobre o funcionamento das redes de atenção especializada em saúde bucal e o desenvolvimento de competências para a resolução de problemas. A modificação de protocolos da atenção especializada em saúde bucal é uma experiência constante vivenciada pelos estagiários nos campos de estágio. Os aspectos da experiência com maior potencial inovador, político e pedagógico (os campos de gestão, as tutorias e a educação à distância) foram também os que apresentaram maior fragilidade.

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Publicado

29-06-2015

Como Citar

Warmling, C. M., Baldisserotto, J., Stocker, J., Gallo, D. B., Pezzato, L. M., & Hugo, F. N. (2015). O agir em competência para o cuidado especializado na saúde bucal. Revista Da ABENO, 15(1), 12–27. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.142

Edição

Seção

Artigos