Percepção dos pós-graduandos do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais sobre os aspectos éticos da odontologia

Autores

  • Arsenio Sales Peres Professores Doutores do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
  • Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres Professores Doutores do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
  • José Roberto de Magalhães Bastos Professor Titular do Departamento de Odontopediatria, Ortodontia e Odontologia em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
  • Sérgio Donha Yarid Mestrandos em Odontologia em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
  • Fernando Toledo de Oliveira Mestrandos em Odontologia em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1426

Palavras-chave:

Ética odontológica. Ética. Odontologia legal.

Resumo

Buscando facilitar e orientar a conduta humana dentro das atividades profissionais, em particular, o exercício da Odontologia, foi elaborado, em 1976, pelo Conselho Federal de Odontologia, o Código de Ética Odontológica (CEO), com a finalidade de educar e instruir o profissional, não sendo um instrumento punitivo para o cirurgião-dentista. Entretanto, sua compreensão não é simplória, o que se procurou demonstrar neste trabalho. Analisou-se a percepção dos cirurgiões-dentistas, alunos de cursos de especialização do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRACUSP), sobre os aspectos éticos da odontologia, por meio de questionário com questões estruturadas e dividido em duas partes: a primeira relativa à identificação da amostra e a segunda parte relativa a questões inerentes ao conteúdo de artigos do Código de Ética Odontológica. Os resultados permitem concluir que existem dúvidas na interpretação de alguns artigos do CEO e que se faz necessária uma melhor orientação profissional para a correta compreensão do Código de Ética Odontológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Conselho Federal de Odontologia. Código de ética odontológica. [acesso 02 jun 2005] Disponível em: http://www.cfo.org.br.

Mantecca MAM. Como eticamente interromper um tratamento odontológico. JAO: J Assessor Odontol 1998;11:17-8.

Muylaert PO. Como devemos entender a ética. In: Muylaert PO. Ética profissional. Niterói: Gráfica Ferraz Editora Ltda.; 1977. p. 7- 13.

Ramos DLP. Alguns comentários sobre ética profissional odontológica. In: Silva M. Compêndio de Odontologia Legal. São Paulo: Medsi; 1997. p. 51-8.

Ramos DLP, Maruyama NT. Aspectos éticos do atendimento odontológico de pacientes HIV positivos. In: Silva M. Compêndio de Odontologia Legal. São Paulo: Medsi; 1997. p. 59-72.

Sales Peres A, Sales Peres SHC, Silva RHA, Ramires I. O novo código de ética odontológico e atuação clínica do cirurgiãodentista: uma reflexão crítica das alterações promovidas. Rev Fac Odontol Araçatuba 2004;5(2):9-13.

Saliba CA, Daruge E, Moimaz SAS, Ayres JPS. Aspectos éticos e legais da comunicação odontológica – Placas odontológicas. Rev Faculdade Odontol Lins 1996;9(2):19-21.

Samico AHR, Menezes JDV, Silva M. Aspectos éticos e legais do exercício da odontologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Odontologia; 1994.

Sousa Lima J. Ética e exercício profissional do cirurgião-dentista. Saúde, Ética & Justiça 1996;1(1):27-34.

Downloads

Publicado

29-01-2006

Como Citar

Peres, A. S., de Carvalho Sales Peres, S. H., de Magalhães Bastos, J. R., Yarid, S. D., & de Oliveira, F. T. (2006). Percepção dos pós-graduandos do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais sobre os aspectos éticos da odontologia. Revista Da ABENO, 6(2), 123–127. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1426

Edição

Seção

Artigos