Odontoclínica: simulação de gestão em clínica odontológica em um curso de Graduação em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.147Palavras-chave:
Odontologia. Administração da Prática Odontológica. Mercado de Trabalho.Resumo
A constante entrada de cirurgiões-dentistas no mercado de trabalho ocasiona um crescimento de concorrência entre os profissionais. Nesse cenário, é necessário apresentar diferenciais para se destacar, como habilidades em gestão empresarial. Saber administrar um consultório ou clínica é pré-requisito para alcançar sucesso e estabilidade na profissão. Apesar disso, a maioria dos cursos de graduação em odontologia não aborda essa temática na sua grade curricular. Esse trabalho tem como objetivo discutir o estudo de gestão empresarial de clínica odontológica em um curso de Graduação em Odontologia, através do relato de experiência da Odontoclínica, uma hipotética empresa sobre a responsabilidade da “Turma de Odontologia 2013-2 Prof. Antístenes Albernaz Alves Neto” da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e parte do componente curricular Clínica Integrada V. Para a realização das atividades foi definida uma estrutura diretiva composta por presidente, dois superintendentes e quatro diretorias (técnica, administrativa, financeira e científica), além da criação de uma moeda fictícia (Bahianinos - BH$). Durante os três meses de funcionamento da Odontoclínica foram realizados 2.180 procedimentos (entre procedimentos gerais e nas áreas de periodontia, endodontia, dentística e prótese dentária). Com a realização destes procedimentos foi arrecadado um montante de BH$ 76.683,71 (custo total), tendo como receita prevista a quantia de BH$ 38.341,85. É essencial que os cursos de graduação em odontologia assumam postura mais ativa sobre gestão empresarial na formação dos novos profissionais. A estratégia de negócio, junto com um bem delineado plano operacional e financeiro, influencia no sucesso profissional e empresarial.
Downloads
Referências
Andrade JM, Santana LMD, Gnoatto N. Odontologia e empreendedorismo: o perfil do cliente [Acesso em 2 fev 2014]. Disponível em: http://www.slideshare.net/thiagodant3/artigo-odontologia-e-empreendedorismo-o-perfil-do-cliente
Arcier NM, Silva MM, Arcieri RM, Garbin CAS. A importância do marketing odontológico para enfrentar um mercado competitivo. Rev Odontol Araç. 2008;29(1):13-9.
Bezinelli L, Ramos M. Curso de Educação Continuada em Gestão de Consultório [Acesso em 21 fev 2014]. Disponível em:http://www.colgateprofissional.com.br/dentistas/Curso_ControleFinanceiro/detalhes.
Brasil. Ministério da Educação e Cultura [home page na internet]. Perguntas frequentes sobre Educação Superior [acesso em 4 nov 2012]. Disponível em: http://www.luizrosa.edu.br/fatec/faculdade/informativos/1%203%2010/documentos/PERGUNTAS_RESPOSTAS.pdf.
Cordeiro JVBM, Ribeiro RV. Gestão de empresa [Acesso em 1 fev 2014]. Disponível em: http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/empresarial/1.pdf.
Dornelas JCA. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009.
Matsubara SM. Diretrizes estratégicas para uma clínica odontológica [monografia]. São Paulo (SP): Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; 2009.
Oliveira L, Santos V, Gnoatto N. Odontologia e empreendedorismo: comportamento do profissional empreendedor [Acesso em 1 fev 2014]. Disponível em: http://www.slideshare.net/thiagodant3/artigo-odontologia-e-empreendedorismo-comportamento-do-profissional-empreendedor
Pardini DJ, Santos RV. Empreendedorismo e interdisciplinaridade: uma proposta metodológica no ensino de graduação. Rev Administr FEAD-Minas 2008;5:157-72.
Price CT. Implementação do Planejamento Estratégico: Estudo de Caso de Consultório Odontológico [monografia]. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2009.
Sebrae. Planejamento Empresarial – Clínica Odontológica [Acesso em 12 fev 2014]. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/bis/bds/BDS.nsf/87AEAD2B29654B0E832578A3004BAE75/File/Clinicaodontologica.pdf.
Teixeira FFRA. A Influência do Sistema de Redes de Relações Sociais no Exercício de Empreender em Serviços Odontológicos [dissertação]. Belo Horizonte (MG): Universidade de FUMEC, Faculdade de Administração e Ciências Econômicas; 2009.
Zimbres RA. Efeitos da administração planejada em um consultório odontológico [Acesso em 12 fev 2014]. Anais Eletrônicos do III Congresso Internacional de Odontologia de Santa Catarina, 2006. Disponível em: http://www.dr3.com.br/saude/Efeitos_adm.pdf.
Zimbres RA. Marketing Odontológico ou Gestão Odontológica? [Acesso em 4 fev 2014]. Disponível em: http://www.odontosites.com.br/odonto/gestao/ marketing-odontologico-ou-gestao-odontologica.html
Zuchini ARB, Lolli MCGS, Lolli LF, Lolli HA. Perfil profissional do cirurgião-dentista em associação ao conhecimento e utilização de marketing. Arq Odontol. 2012; 48(1):19-25
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).