Planejamento do curso de graduação de Odontologia

Autores

  • Antonio Cesar Perri de Carvalho Professor Titular pela Universidade Estadual Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v4i1.1493

Palavras-chave:

Ensino. Educação em Odontologia. Pesquisa. Currículo.

Resumo

Há importantes recomendações a serem trabalhadas na elaboração do Projeto Pedagógico, que é o planejamento do curso de graduação de Odontologia. Com o objetivo de adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia, este Projeto deve ser claro na definição do perfil do graduando e coerente no trabalho das competências, habilidades e conteúdo. Pesquisas sobre ensino são destacadas para a reflexão sobre o Curso. As Diretrizes Curriculares Nacionais induzem a uma mudança paradigmática na formação do cirurgião-dentista como profissional da Saúde e enfatizam estratégias para a integração no ensino de Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alunos insatisfeitos com cursos. Folha de São Paulo 2004 Jan 14; Seção C-4.

Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO. Estágios supervisionados. Reunião Paralela da ABENO, 2003. Acesso em 15 Mar 2004. Disponível em: http://www.abeno.org.br.

Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO. Proposta de modelo de prontuário odontológico. São Luiz. 36ª Reunião da ABENO, 2001. (mimeo)

Carvalho D, Perri de Carvalho AC, Sampaio H. Motivações e expectativas para o curso e para o exercício da Odontologia. Rev Assoc Paul Cir Dent 1997;51(4):345-9.

Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco MaxiloFacial. Relatório do Fórum de Ensino e Formação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Rev ABENO 2003; 3(1):86.

Cukier C. Multidisciplinaridade. Instituto de Metabolismo e Nutrição. Acesso em 02 Set 2003. Disponível em: http://supercongresso.com.br.

Feuerwerker L. Educação dos profissionais de saúde hoje –problemas, desafios, perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Rev ABENO 2003;3(1):24-7.

Grupo Brasileiro de Professores de Dentística – GBPD. Ensino de Dentística diante das novas diretrizes curriculares. Rev ABENO 2003;3(1):87.

Lombardo A, Ranali J. Projeto Pedagógico. Manual de Orientação. Uberlândia: ABENO; 1999.

Matos IB, Araújo LA. Práticas acadêmicas, cirurgiões dentistas, população e câncer bucal. Rev ABENO 2003;3(1):76-81.

Moysés ST, Moysés SJ, Kriger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em Odontologia. Rev ABENO 2003;3(1):58-64.

Pacca S, Correa L, Motta M. Auto-imagem do cirurgião dentista: um estudo baseado em desenhos de alunos de graduação. Rev ABENO 2003;3(1):82-5.

Paula LM. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil e os avanços científicos na área [Tese de Doutorado]. Brasília: Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília; 2003.

Paula LM, Bezerra ACB. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil. Rev ABENO 2003;3(1):7-14.

Péret ACA, Lima LRL. A pesquisa e a formação do professor de Odontologia nas políticas internacionais e nacionais de educação. Rev ABENO 2003;3(1):65-9.

Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed; 1999. 90 p.

Perri de Carvalho AC. A Odontologia em tempos da LDB. Canoas: ULBRA; 2001. 95 p.

Perri de Carvalho AC. Formação do cirurgião-dentista. Ensino e profissionalização. Série Documentos de Trabalho, 04/96. São Paulo: NUPES/Universidade de São Paulo; 1996.

Perri de Carvalho AC. Odontologia – avaliação dos cursos de graduação e conceitos obtidos no Exame Nacional de Cursos de 1998. Série Documentos de Trabalho, 01/99. São Paulo: NUPES/Universidade de São Paulo; 1999.

Perri de Carvalho AC, Carvalho DR. Desempenho de graduandos de Odontologia no Exame Nacional de Cursos. Análise de grupos de cursos com resultados extremos (1997-2001). Rev ABENO 2002;2(1):57-62.

Perri de Carvalho AC, Fernandes Neto AJ, Madeira MC. Diretrizes curriculares e projeto pedagógico para curso de Odontologia. Série Documentos de Trabalho, 02/98. São Paulo: NUPES/Universidade de São Paulo; 1998.

Perri de Carvalho AC, Kriger L. Análise do Questionário Pesquisa do Exame Nacional de Cursos, área de Odontologia. Estudo sobre o desempenho de graduandos com conceitos “A” e “E” período de 1997 a 2002. 38ª Reunião da ABENO, Curitiba; 2003 (Pôster).

Projeto Pedagógico para Curso de Odontologia: Anais da 33ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Uberlândia: ABENO; 1998.

Secco LG. O Ensino de Odontologia no Estado de São Paulo. As concepções de qualidade dos coordenadores de cursos de Odontologia [Tese de Mestrado]. Botucatu: Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista; 2003.

Uriarte Neto M. Estágio supervisionado – papel da coordenação e do corpo docente na aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev ABENO 2003;3(1):41-4.

Downloads

Publicado

02-02-2004

Como Citar

Perri de Carvalho, A. C. (2004). Planejamento do curso de graduação de Odontologia. Revista Da ABENO, 4(1), 7–13. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v4i1.1493

Edição

Seção

Artigos