Planejamento do curso de graduação de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v4i1.1493Palavras-chave:
Ensino. Educação em Odontologia. Pesquisa. Currículo.Resumo
Há importantes recomendações a serem trabalhadas na elaboração do Projeto Pedagógico, que é o planejamento do curso de graduação de Odontologia. Com o objetivo de adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia, este Projeto deve ser claro na definição do perfil do graduando e coerente no trabalho das competências, habilidades e conteúdo. Pesquisas sobre ensino são destacadas para a reflexão sobre o Curso. As Diretrizes Curriculares Nacionais induzem a uma mudança paradigmática na formação do cirurgião-dentista como profissional da Saúde e enfatizam estratégias para a integração no ensino de Odontologia.Downloads
Referências
Alunos insatisfeitos com cursos. Folha de São Paulo 2004 Jan 14; Seção C-4.
Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO. Estágios supervisionados. Reunião Paralela da ABENO, 2003. Acesso em 15 Mar 2004. Disponível em: http://www.abeno.org.br.
Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO. Proposta de modelo de prontuário odontológico. São Luiz. 36ª Reunião da ABENO, 2001. (mimeo)
Carvalho D, Perri de Carvalho AC, Sampaio H. Motivações e expectativas para o curso e para o exercício da Odontologia. Rev Assoc Paul Cir Dent 1997;51(4):345-9.
Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco MaxiloFacial. Relatório do Fórum de Ensino e Formação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Rev ABENO 2003; 3(1):86.
Cukier C. Multidisciplinaridade. Instituto de Metabolismo e Nutrição. Acesso em 02 Set 2003. Disponível em: http://supercongresso.com.br.
Feuerwerker L. Educação dos profissionais de saúde hoje –problemas, desafios, perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Rev ABENO 2003;3(1):24-7.
Grupo Brasileiro de Professores de Dentística – GBPD. Ensino de Dentística diante das novas diretrizes curriculares. Rev ABENO 2003;3(1):87.
Lombardo A, Ranali J. Projeto Pedagógico. Manual de Orientação. Uberlândia: ABENO; 1999.
Matos IB, Araújo LA. Práticas acadêmicas, cirurgiões dentistas, população e câncer bucal. Rev ABENO 2003;3(1):76-81.
Moysés ST, Moysés SJ, Kriger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em Odontologia. Rev ABENO 2003;3(1):58-64.
Pacca S, Correa L, Motta M. Auto-imagem do cirurgião dentista: um estudo baseado em desenhos de alunos de graduação. Rev ABENO 2003;3(1):82-5.
Paula LM. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil e os avanços científicos na área [Tese de Doutorado]. Brasília: Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília; 2003.
Paula LM, Bezerra ACB. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil. Rev ABENO 2003;3(1):7-14.
Péret ACA, Lima LRL. A pesquisa e a formação do professor de Odontologia nas políticas internacionais e nacionais de educação. Rev ABENO 2003;3(1):65-9.
Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed; 1999. 90 p.
Perri de Carvalho AC. A Odontologia em tempos da LDB. Canoas: ULBRA; 2001. 95 p.
Perri de Carvalho AC. Formação do cirurgião-dentista. Ensino e profissionalização. Série Documentos de Trabalho, 04/96. São Paulo: NUPES/Universidade de São Paulo; 1996.
Perri de Carvalho AC. Odontologia – avaliação dos cursos de graduação e conceitos obtidos no Exame Nacional de Cursos de 1998. Série Documentos de Trabalho, 01/99. São Paulo: NUPES/Universidade de São Paulo; 1999.
Perri de Carvalho AC, Carvalho DR. Desempenho de graduandos de Odontologia no Exame Nacional de Cursos. Análise de grupos de cursos com resultados extremos (1997-2001). Rev ABENO 2002;2(1):57-62.
Perri de Carvalho AC, Fernandes Neto AJ, Madeira MC. Diretrizes curriculares e projeto pedagógico para curso de Odontologia. Série Documentos de Trabalho, 02/98. São Paulo: NUPES/Universidade de São Paulo; 1998.
Perri de Carvalho AC, Kriger L. Análise do Questionário Pesquisa do Exame Nacional de Cursos, área de Odontologia. Estudo sobre o desempenho de graduandos com conceitos “A” e “E” período de 1997 a 2002. 38ª Reunião da ABENO, Curitiba; 2003 (Pôster).
Projeto Pedagógico para Curso de Odontologia: Anais da 33ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Uberlândia: ABENO; 1998.
Secco LG. O Ensino de Odontologia no Estado de São Paulo. As concepções de qualidade dos coordenadores de cursos de Odontologia [Tese de Mestrado]. Botucatu: Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista; 2003.
Uriarte Neto M. Estágio supervisionado – papel da coordenação e do corpo docente na aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev ABENO 2003;3(1):41-4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).