Odontologia do Trabalho e Sistema Único de Saúde – uma reflexão

Autores

  • Arsenio Sales Peres Professor Responsável pela Disciplina de Bioética do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia e Odontologia em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
  • Kelly Polido Kaneshiro Olympio Alunas do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia e Odontologia em Saúde Coletiva, opção Odontologia em Saúde Coletiva, pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
  • Lucilene Sanches Cirilo da Cunha Alunas do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia e Odontologia em Saúde Coletiva, opção Odontologia em Saúde Coletiva, pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
  • Priscila Ariede Petinuci Bardal Alunas do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia e Odontologia em Saúde Coletiva, opção Odontologia em Saúde Coletiva, pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v4i1.1499

Palavras-chave:

Odontologia. Trabalho. Adulto. SUS (BR).

Resumo

Promover, proteger e recuperar a saúde do trabalhador são ações garantidas pela Lei 8.080, desde 1990. No entanto, o atendimento das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido negligenciado, principalmente quando se analisa a saúde bucal da população adulta. Este artigo faz uma reflexão sobre o papel da nova especialidade Odontologia do Trabalho e o contexto no qual deve se adaptar para uma maior contribuição social. Mediante suas funções, é feita uma análise de qual seria o seu papel, dentre as especialidades da Saúde, na consolidação do SUS, ainda em processo de construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albornoz S. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense; 1995.103p.

Atenção integral à saúde do trabalhador (acesso em out 2003). Disponível em http://conselho.saude.gov.br.

Bastos JR de M, Sales Peres A, Ramires I, Almeida BS. Manual de Odontologia em Saúde Coletiva – Legislação. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo;2001. p. 30-52.

Cunha JPP, Cunha RE. Sistema Único de Saúde – princípios. In: Campos FE, Oliveira Jr M, Tonon LM (org.). Cadernos de Saúde I. Belo Horizonte: Coopmed; 1998. p. 11-26.

DIESAT - Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho. Pelo direito de mastigar. Trabalho e Saúde 1984;4:11.

Gonçalves EL. O serviço médico da empresa. São Paulo: Edusp; 1994. 367 p.

Huberman L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar; 1984. 318 p.

Medeiros EPG. Conceito de Odontologia do Trabalho. O Incisivo 1966;5:22-4.

Mendes R. Medicina do Trabalho e doenças profissionais. São Paulo: Sarvier; 1980. 573 p.

Midorikawa ET. A Odontologia em Saúde do Trabalhador como uma nova especialidade profissional: definição do campo de atuação e funções do cirurgião-dentista na equipe de saúde do trabalhador [Dissertação de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da USP; 2000.

Nogueira DP. Introdução à segurança, higiene e Medicina do Trabalho – histórico. In: Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho. Curso de Medicina do Trabalho. São Paulo: Fundacentro; 1979;1:5-10.

Pautando a frente parlamentar de saúde. Jornal do Conselho Federal de Odontologia 2003 (Ano 11);55:10.

Projetos de Lei acompanhados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Jornal do Conselho Federal de Odontologia 2003 (Ano 11);53:6.

Resolução do Conselho Federal de Odontologia (CFO) nº 14/2002 (acesso em dez 2003). Disponível em http://www.cfo.org.br/2aneo_am/fala.htm.

Roncalli AG. O desenvolvimento das políticas públicas de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde. In: Pereira AC. Odontologia em Saúde Coletiva. Planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: Artmed; 2003. p. 28-49.

Downloads

Publicado

02-02-2004

Como Citar

Peres, A. S., Kaneshiro Olympio, K. P., Cirilo da Cunha, L. S., & Petinuci Bardal, P. A. (2004). Odontologia do Trabalho e Sistema Único de Saúde – uma reflexão. Revista Da ABENO, 4(1), 38–41. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v4i1.1499

Edição

Seção

Artigos