A formação do cirurgião-dentista generalista na Universidade Católica de Brasília

Vanessa Resende Nogueira Cruvinel, Eric Jacomino Franco, Luciana Bezerra, Marley Mendonça Alves, Alexandre Franco Miranda, Daniel Rey Carvalho

Resumo


Este artigo retrata a experiência do curso de
Odontologia da Universidade Católica de Brasília na
formação do cirurgião-dentista generalista. Esta formação
parte desde a articulação das áreas básicas do
eixo comunitário onde todos os alunos dos cursos de
saúde cursam juntos estas disciplinas nos dois primeiros
anos de graduação e têm a oportunidade de vivenciarem
os problemas comunitários sob o olhar de
diferentes campos de atuação. A partir deste momento,
os alunos de odontologia seguem para as disciplinas
de saúde coletiva de seu curso que são integradas
com as demais áreas do curso como Clínicas de Odontologia
Pediátricas; Pacientes Especiais; Clínicas Integradas;
Atendimentos a idosos e Estágio extra-muro
na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Assim
como as demais profissões de saúde, a Odontologia
deve estar articulada a outros setores sociais, para que
possa consolidar a construção de um novo conceito
de saúde mais positivo e integralizado. Através desta
integração, ocorre uma mudança no perfil do novo
profissional. Espera-se com estas mudanças que o
novo egresso possa apresentar capacidade crítica e
reflexiva, que articule os conhecimentos teóricos e
práticos ao desenvolvimento concomitante de habilidades
pessoais e de relacionamento humano, favoráveis
às práticas de comunicação, liderança, trabalho
em equipe e interação com a comunidade, sem deixar
de lado a excelência técnica. Com isso, passe a se
adequar ao atual cenário de saúde brasileiro, que tem
a Atenção Básica como estratégia de reorganização
do modelo assistencial em saúde.

Palavras-chave


Formação de recursos humanos. Educação em odontologia. Recursos humanos em odontologia. Humanização na educação.

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DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.15

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